Administração

Conheça as 4 principais responsabilidades do síndico do condomínio

Esse cargo exige conhecimento do Código Civil, leis trabalhistas e conhecimento básico na área administrativa e contábil.

Publicado em 8 de Novembro de 2019
Tempo de leitura:

A gestão de um condomínio se assemelha muito a gestão de uma empresa, pois também exige responsabilidades legais e um bom relacionamento com pessoas para o bom funcionamento e organização do "negócio". Por isso, ser síndico de um condomínio não é tarefa fácil!

Esse cargo exige conhecimento do Código Civil, leis trabalhistas e conhecimento básico na área administrativa e contábil para desenvolver com excelência suas funções, além de pleitear muitas outras habilidades para conseguir conciliar os interesses de pessoas diferentes que ocupam o mesmo espaço. 

Quer saber mais sobre as responsabilidades do síndico de um condomínio? Acompanhe a leitura!

1. Convocar reuniões da assembleia

O síndico é responsável por convocar uma reunião anual da assembleia para tratar de assuntos de interesse do condomínio, como as contribuições dos condôminos, despesas e prestação de contas. Durante o ano, se necessário, é possível solicitar a convocação de assembleias extraordinárias, tanto pelo síndico como por um quarto dos moradores. 

Em todos os casos, o síndico e todos os condôminos deverão ser convocados. A reunião deverá contar com uma ata que discrimina todos os assuntos abordados e uma lista de presença. Todas essas informações são enviadas para os condôminos para que todos sejam bem informados sobre tudo o que acontece no condomínio.

2. Defender os interesses do condomínio

Uma das principais responsabilidades do síndico é defender os interesses do condomínio. Ele é o representante ativo e passivo dos moradores, que promove ações que prezam pelo interesse de todos, em juízo ou fora dele. 

Isso exige do síndico muita flexibilidade e bom relacionamento com pessoas para conseguir entender e defender os interesses de todos os condôminos. Além disso, é necessário um amplo conhecimento legal sobre seus direitos e deveres para se resguardar perante a justiça e garantir o cumprimento de todas as suas obrigações. 

3. Elaborar a previsão orçamentária anual

Outra importante responsabilidade do síndico é elaborar a previsão orçamentária anual do condomínio. Para o bom desempenho dessa função, é essencial que o síndico tenha uma boa noção de administração e contabilidade. 

Nesse orçamento há todos os gastos e arrecadações do ano. A previsão consiste em comparar esses gastos com o ano anterior, levando-se em consideração diversos fatores como a inflação do período, dissídio dos colaboradores, férias e décimo terceiro, inadimplência do condomínio, para conseguir antecipar o orçamento do ano corrente. 

4. Realizar a prestação de contas aos condôminos

Como o síndico tem conhecimento de toda a situação financeira do condomínio, a prestação de contas aos condôminos também fica a cargo dele. Todas as atividades financeiras exercidas devem ser devidamente informadas e esclarecidas aos moradores, como pagamentos de tributos, contribuições trabalhistas e arrecadações. 

Qualquer erro de cálculo ou pagamento indevido que prejudique o condomínio é responsabilidade do síndico e cabe a ele responder judicialmente por isso. 

Como visto, as responsabilidades do síndico de um condomínio são muitas, e escolher uma pessoa para tomar esse posto não é tarefa fácil. Muitas vezes, não é possível encontrar um indivíduo que se disponha ou que seja competente para ocupar esse cargo, sendo mais viável contratar uma administradora de condomínios.

Ela oferece várias vantagens, pois é mais criteriosa e competente para desenvolver as tarefas, dispõe de mais profissionais e traz mais segurança aos condôminos. 

Agora que você sabe os deveres e a importância do síndico do condomínio para uma boa gestão, que tal sugerir melhorias para o seu ambiente? Entre em contato conosco!

Comentários