Cotidiano

Como fazer a gestão de conflitos em condomínios em 5 passos

Não são poucas as responsabilidades de um síndico de condomínio. É normal existirem demandas que vão além do cuidado com documentos, reformas, orientações ou gestão dos colaboradores, como os conflitos entre os moradores, por exemplo.

Publicado em 1 de Novembro de 2019
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Não são poucas as responsabilidades de um síndico de condomínio. É normal existirem demandas que vão além do cuidado com documentos, reformas, orientações ou gestão dos colaboradores, como os conflitos entre os moradores, por exemplo.

Tais problemas podem ser muito variados, e podem envolver o uso de áreas comuns, como salões de festa, piscina, barulhos, animais de estimação ou vagas de garagem. E para cuidar dessas diversas situações, é conveniente encontrar a fonte de tais problemas. Assim, pode-se criar estratégias de gestão de conflitos em condomínios, amenizando as consequências indesejáveis ou evitando a ocorrência delas.

Pensando nisso, preparamos este material com 5 passos para ajudá-lo com essas questões. Então, continue com a leitura e confira!

1. Mostre-se sempre acessível

É muito importante que o síndico esteja acessível, afinal, a imagem de administrador é crucial para que haja organização nesse tipo de comunidade. Portanto, deixe bem claro nas reuniões quais são os melhores modos para que os condôminos entrem em contato com você. Fixe horários para o atendimento em um lugar de fácil visibilidade para todos.

O síndico pode utilizar o e-mail ou algum aplicativo específico que torne essa comunicação mais fácil. Mesmo assim, o certo é que os moradores também tenham a possibilidade de contatar o administrador pessoalmente. Assim, todos ficarão mais satisfeitos se houver uma administração disponível e preocupada com o bom convívio geral.

2. Opte pela imparcialidade

Como síndico, não se deve pender para nenhum dos lados em uma discussão — ou seja, é preciso ser imparcial a fim de fazer a mediação do melhor modo que puder. É claro que, como qualquer outra pessoa, ele tem suas opiniões, mas é importante ser o mais neutro possível durante a gestão de conflitos em condomínios.

Isso porque, se um condômino perceber que o síndico está mais inclinado ao outro lado, o problema pode ficar mais complicado. O administrador de condomínio é um gestor, e por isso, em muitos casos, ele deve esquecer sua opinião pessoal para adotar a posição que seu trabalho pede.

3. Passe bem longe de fofocas

Poucas coisas são mais prejudiciais à harmonia condominial do que elas. É lamentável, mas há gente que se ocupa em analisar a vida do próximo e criar boatos e rumores desarmônicos.

O síndico nunca deve entrar nessa espécie de assunto. Afinal, alguns condôminos não se dão bem uns com os outros, discutem entre si ou não se gostam. Por isso, se houver envolvimento do gestor de condomínio em assuntos dessa classe, isso não será nada bem-visto — e certamente afetará negativamente suas relações.

4. Comunique-se abertamente

A gestão de conflitos em condomínios pode ser aperfeiçoada por meio de uma conversa — ter jogo de cintura é essencial para o síndico. Procure dar um retorno a todos os itens colocados em livros de ocorrências. Inclusive, vale estimular os moradores a usá-lo também. Dispor de diferentes formas de comunicação é muito bom para todas as partes.

Todas as coisas importantes devem ser comunicadas aos condôminos, como reforma, manutenção, rodízio de colaboradores, horários para coleta de lixo etc. E uma comunicação eficiente produzirá confiança e tranquilidade aos moradores.

5. Deixe as regras bem claras

Se as regras são transparentes, é possível evitar ou diminuir muitos conflitos em potencial. A convenção de condomínio é formulada por quem usa os imóveis e validada em assembleia, e as normas e regras internas também devem ser assim. Além disso, todos os condôminos têm o dever e o direito de tomarem conhecimento a respeito.

Horários de festas, reservas de espaços de lazer ou normas para animais precisam estar claras aos moradores. Todos devem receber comunicados contendo essas e várias outras informações — por exemplo, as datas e horários de assembleias. O ideal é que os condôminos obtenham esses dados por meio de mais de um canal.

Como vimos, há inúmeros conflitos a serem resolvidos da melhor maneira possível pelo síndico. Não é tarefa fácil administrar um condomínio, mas praticando-se boa comunicação, imparcialidade e firmeza, a gestão de conflitos em condomínios fica mais fácil.

O que achou do nosso passo a passo? Então, aproveite para saber como lidar com questões referentes aos cães nos condomínios!

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