Cotidiano

Quadro de avisos do condomínio: 3 dicas de boas práticas

Descubra como o quadro de avisos do seu condomínio pode ser poderosa ferramenta com os condôminos. Confira 4 dicas de boas práticas.

Publicado em 7 de Agosto de 2019
Tempo de leitura:

O quadro de avisos do condomínio é uma ferramenta essencial para proporcionar a boa comunicação.

O quadro é muito útil e já está presente na grande maioria dos condomínios. É usado para notificar a respeito de assembleias, obras, inspeções e procedimentos de manutenção. Mas como torná-lo mais eficiente e garantir que seus avisos sejam lidos?

Confira a seguir 4 dicas de boas práticas para seu quadro de avisos.

1. Inclua informações úteis

As informações no quadro de avisos do condomínio devem ser úteis para todos. Isso inclui alertas sobre a falta de água, quando a caixa d'água for limpa, datas de serviços de dedetização, agendamento de assembleias e assim por diante.

Permitir que o quadro de avisos seja usado para informações menos relevantes (como panfletos de serviços de comida delivery, por exemplo) pode reduzir sua taxa de leitura e credibilidade.

2. Mantenha o quadro atualizado

Se todas as vezes que um morador passa pelo quadro, ele vê o mesmo aviso antigo de uma reunião ou procedimento que já aconteceu, a tendência natural é deixar de prestar atenção no mural. Assim, quando um aviso novo aparecer, ele pode passar batido. Certifique-se de que todos os avisos tenham "prazos de validade" e os remova do quadro assim que possível.

3. Saiba quais informações não podem constar no quadro

Existem conteúdos que são legalmente proibidos de constar no quadro de avisos, como lista de moradores inadimplentes e advertências. Esse tipo de comunicação deve se dar apenas entre o síndico e o envolvido.

É comum ver na internet fotografias de avisos do tipo "indireto", quando o síndico escreve um texto grosseiro a respeito do mau comportamento de um morador, sem identificá-lo. Esse tipo de comunicação também deve ser evitado.

As regras "editoriais" do quadro de avisos devem ser muito claras sobre o que pode e o que não pode ser incluído. Anúncios não autorizados de terceiros devem ser removidos imediatamente.

O quadro de avisos do condomínio é uma importante ferramenta de comunicação. Com as dicas neste artigo, você vai aumentar a taxa de leitura e a eficiência dele.

Essas sugestões foram úteis para você? Então, assine nossa newsletter para receber no seu e-mail os melhores textos sobre administração de condomínio

Comentários