Cotidiano

Morador novo no condomínio: saiba como se integrar rapidamente

No novo conteúdo do Blog da Robotton, você vai entender como deve ficar inteirado das taxas e obrigações por ser novo condômino.

Publicado em 14 de Junho de 2019
Tempo de leitura:

Cada condomínio tem suas próprias regras, mas existem similaridades entre os aspectos condominiais, independentemente do local.

Quem já morou em condomínio tende a não sentir dificuldades ao se adaptar a um novo. Por outro lado, a falta de experiência nesse sentido pode causar o estranhamento do novo estilo de residência — pelo menos no começo, até a adaptação ao ambiente.

Isso também é relativo, pois existem pessoas que se ajustam com facilidade a qualquer lugar. A seguir, trazemos dicas para quem é morador novo no condomínio, com o objetivo de agilizar o processo de integração. Confira!

Entenda como funciona a taxa de condomínio

A taxa de condomínio é rateada entre os moradores. O valor dela se calcula de acordo com a quantidade de unidades ocupadas, as dimensões do local e principalmente as despesas relativas aos serviços disponibilizados.

Uma taxa condominial pode envolver o pagamento de funcionários e despesas com água, energia elétrica de áreas comuns (garagem, elevador, saguão, espaço de lazer, corredores, luzes de emergência etc) e manutenção. Além disso, tributos (como INSS e FGTS) e gastos com a administradora também figuram entre as possibilidades.

O pagamento da taxa acontece, na maioria dos condomínios, via boleto bancário. A emissão do boleto pode ser feita na internet ou por meio de aplicativos acessados pelo computador ou smartphones. Usar o internet banking ou o caixa eletrônico facilita bastante a vida dos moradores, por exemplo.

Fique por dentro das taxas extras

O morador novo no condomínio também deve conhecer as taxas extras. A compra mensal e o consumo pessoal do gás de cozinha consistem em boas demonstrações. Nesse sentido, a cobrança incide como despesa extra na taxa após a leitura do gás.
Vale lembrar que é proibida a instalação de botijão onde há gás canalizado. Conforme a legislação que vigora na maioria dos estados, esse objeto não pode ser colocado dentro do apartamento em edificações com mais de cinco andares. A exigência é que fique no lado externo ou no térreo, como norma de segurança.

Em condomínios nos quais a leitura de água se dá de forma individualizada, o fornecedor do serviço envia a conta diretamente ao apartamento do morador.

Saiba em que consiste a Convenção de Condomínio

Cada condomínio tem sua Convenção. Trata-se da carta magna da fundação do local. Esse documento geralmente é elaborado pela construtora no ato da entrega dos apartamentos.

O registro descreve o prédio, dando informações sobre dimensões, numeração das unidades, vagas de garagem, Constituição e principais regras da instalação do condomínio.

A Convenção garante proteção aos moradores e dita as normas para realizar assembleias ordinárias e extraordinárias e eleições de síndicos, subsíndicos e do Conselho Fiscal.

Registrado no Cartório de Imóveis, o documento pode ser modificado por uma assembleia geral ou extraordinária, desde que conte com a participação de 2/3 dos donos dos apartamentos ou de seus procuradores.

Conheça o Regimento Interno

Conhecer as regras do Regimento Interno figura como outra questão fundamental. Elas definem o uso adequado de áreas comuns, equipamentos e dependências.

Isso envolve piscinas, salões de festas, playgrounds, quadras esportivas, saunas, churrasqueiras, cinemas e assim por diante. O Regimento também determina normas para a melhor convivência possível entre moradores e funcionários.

Seguindo as dicas que trouxemos, o morador novo no condomínio tende a se integrar mais facilmente ao local. Cada ambiente tem suas peculiaridades, mas o processo costuma ser tranquilo caso todos os padrões instituídos sejam cumpridos!

Faça o cadastro na portaria

É importante, ainda, cadastrar-se na portaria conforme o sistema adotado. Muitos condomínios usam a biometria para dar acesso aos moradores, mas podem ser usadas senhas específicas ou cartões magnéticos.

A portaria 24 horas reveza os profissionais, por isso é primordial que todos eles conheçam o morador novo no condomínio. Apresente-se, cadastre sua digital (se for o caso) e deixe dados (como nome e telefone) para situações nas quais o funcionário precise entrar em contato.

E aí, gostou do post e quer receber novos conteúdos informativos a respeito da vida em condomínios? Aproveite que está por aqui e assine nossa newsletter!

Comentários