Administração

9 livros sobre gestão para aplicar no seu condomínio

Confira nove livros sobre gestão que podem ajudar na gestão do seu condomínio

Publicado em 2 de Março de 2022
Tempo de leitura:

A gestão de um condomínio se assemelha muito a gestão de uma empresa, pois também exige responsabilidades legais e um bom relacionamento com pessoas para o bom funcionamento e organização do "negócio". Por isso, ser síndico de um condomínio não é tarefa fácil! 

O gestor do condomínio deve saber um pouco sobre legislação, conhecer o Regimento Interno e a Convenção de Condomínio e ter boas noções de administração. 

Por isso, separamos, 9 bons livros que vão ajudar você a realizar uma boa gestão de condomínio, servindo como manuais e fontes de estudo e pesquisa!

1. Legislação de Condomínio

Trata-se de uma coletânea prática escrita por Luiz Fernando de Queiroz e Olga Maria Krieger. 

A obra reúne normas importantes, incluindo a Lei do Condomínio e do Bem da Família e o Código Civil — que podem ser aplicadas tanto em condomínios tradicionais como em condomínios edilícios. 

O livro fala, também, sobre as novas regras, como a obrigação de tornar o consumo de água individual e a isenção do Imposto de Renda para as receitas condominiais.

2. Manual Prático do Condomínio

O livro foi escrito pelo famoso jurista brasileiro Rodrigo Damásio de Oliveira, e trata dos aspectos legais do condomínio e das legislações relacionadas, enfatizando os direitos e os deveres dos condôminos, tanto individualmente quanto coletivamente. 

Existe uma segunda edição da obra, escrita por Clyde Werneck Prates, que faz uma análise da gestão de condomínio sob o prisma do Direito. É um manual atualizado conforme o Código Civil de 2002. 

A terceira edição do Manual Prático do Condomínio envolve os principais assuntos do setor, mostrando os diferentes modelos de atos judiciais. Um livro valioso para síndicos e advogados que procuram fazer uma avaliação prática das normas que envolvem a administração de condomínios.

3. O Monge e o Executivo

Trata-se de uma obra que já se tornou popular entre os líderes e gestores em geral. O autor é James C. Hunter. Em forma de narrativa, o livro mostra o que é a verdadeira liderança, confrontando a vida antiga de um executivo com sua nova vida em um mosteiro. 

Nessa história, o autor mostra que um verdadeiro líder não precisa ser somente um chefe de terno e gravata que dá ordens aos seus subalternos. O protagonista só conseguiu encontrar o verdadeiro significado da liderança em um mosteiro isolado e desconhecido, chamado João da Cruz, nas proximidades do lago Michigan, no Canadá.

4. Revolucionando o Condomínio

Obra de autoria da escritora Rosely B. O. Schwartz, que fez pesquisas e teve experiências gratificantes como consultora em diferentes condomínios. 

Os ensinamentos da autora são importantes para o síndico, que pode realizar uma administração muito mais produtiva, tendo como base os princípios da legislação atual e as normas de segurança. 

É um livro que deve ser lido também pelos condôminos, pois mostra qual o verdadeiro papel do síndico e as dificuldades que ele encontra para administrar o local.

5. Gestão de Condomínio — Direto ao Assunto

A obra narra as experiências de um síndico, Mário Tabosa Filho. O autor esclarece que é preciso deixar as informações acessíveis e ser objetivo na administração de condomínios. 

É uma obra simples, fácil de ler e compreender. Vale ser lida por síndicos e condôminos, bem como por inquilinos e outras pessoas que tenham interesse em conhecer práticas eficazes para obter melhorias na vida coletiva de um condomínio.

6. Ser Síndico Não é Padecer no Condomínio

Livro escrito por Lino Araújo, Gabriela Rocha e Sérgio Jafet. Na forma prática de perguntas e respostas, os autores respondem a mais de 600 questões envolvendo legislação, jurisprudência, doutrina, convivência entre vizinhos e outros assuntos relacionados à rotina da gestão de condomínio. 

O título já é bastante sugestivo e motivador, pois revela que é possível exercer uma boa administração sem ficar estressado, evitando conflitos e promovendo um bom relacionamento entre o síndico e os moradores.

7. Prática Administrativa e Jurídica de Condomínio

Obra escrita por Adalberto de Andrade e Maciel, advogado especializado em causas de condomínios. Ele fala sobre a legislação pertinente à administração condominial e aos conjuntos habitacionais, explicando artigos da Constituição. 

É um livro recomendado para todo síndico que deseja se aprofundar nas leis que tratam sobre o assunto, a fim de realizar uma gestão eficaz, totalmente de acordo com as regras. 

Conhecendo o que fala a legislação, o síndico fica apto a evitar e a solucionar os mais diferentes conflitos.

8. Condomínio

Essa obra escrita por Cleyson de Moraes Mello, trata da legislação, doutrina e jurisprudência relacionadas à gestão de condomínio. 

É um livro útil para síndicos, operadores do Direito, administradores e também para profissionais que atuam no mercado imobiliário. 

Para deixar claro, doutrina e jurisprudência, dentro do Direito, referem-se a dois conceitos diferentes, mas complementares. A doutrina é o conjunto de obras acadêmicas que revela a opinião de diferentes autores sobre assuntos relacionados ao Direito. 

Enquanto que a jurisprudência comporta o histórico de todas as decisões tomadas dentro do Direito em relação a diferentes assuntos, vindo a lhe oferecer elevado valor de argumentação em processos judiciais que estão se desenvolvendo e servindo, inclusive, como referencial para a tomada de decisões em casos semelhantes.

9. A Arte da Guerra

Livro muito antigo, mas que ainda é válido para todo administrador. Escrito no século IV a.C. por Sun Tzu, general da China, a obra é destinada aos líderes de exércitos, mas contém informações valiosas que podem ser aproveitadas em outras áreas, inclusive na gestão condominial. 

A regra áurea do vencedor é fazer o planejamento: é ele que prepara o homem para a luta e lhe dá meios de vencer. Quem não se prepara para a batalha, está fadado a sair perdendo. 

Esses livros são ótimos para tornar menos árdua a gestão de condomínio empreendida pelo síndico. Vale a pena ter, pelo menos, alguns deles em sua biblioteca! 

E você, já leu algumas dessas obras? Quer deixar uma dica de livro? Deixe seu comentário logo abaixo! 

Guia para a redução de custos em condomínios

Comentários