Administração

Gestão de tempo: 5 dicas de como administrar a rotina como síndico

Administrar as atividades de síndico, definitivamente, não é algo tão simples como alguns pensam. Essa função exige, fundamentalmente, uma boa gestão de tempo. Afinal, é necessário equilibrar a rotina do condomínio com sua vida pessoal e, também, com seu trabalho fora do edifício.

Publicado em 21 de Outubro de 2019
Tempo de leitura:

Administrar as atividades de síndico, definitivamente, não é algo tão simples como alguns pensam. Essa função exige, fundamentalmente, uma boa gestão de tempo. Afinal, é necessário equilibrar a rotina do condomínio com sua vida pessoal e, também, com seu trabalho fora do edifício.

O síndico pode precisar de ajuda para executar, com qualidade, tantas responsabilidades. Visto que uma administração pouco eficaz pode ser resultado de tempo e dedicação mal investidos.

Entretanto, isso tem solução. Aqui, mostraremos algumas dicas essenciais para uma gestão de tempo mais eficiente em sua rotina como síndico. Leia e adote essas ideias!

1. Concentre-se em ter uma boa organização

Essa é uma questão muito básica, porém, imprescindível para que a administração de seu tempo seja otimizada. A função de síndico demanda muitas atividades, como a gestão e a correta organização de documentos, pagamentos, despesas e tantos outros itens.

Portanto, você deverá primar pela organização, se quer que sua administração seja a mais eficaz possível. Uma sugestão é começar por tarefas mais práticas. Também, buscar sempre ter todas as atividades totalmente à vista, sob controle.

Assim, você estará apto a manter todas as obrigações e demandas em dia, balanceando produtividade e tempo.

2. Conheça bem seu ambiente

É fundamental conhecer a fundo o condomínio que você administra. Só assim a otimização da rotina será possível e você se tornará um síndico eficiente. Portanto, é de máxima importância que se conheça perfeitamente esse ambiente.

Sempre que puder, tome conhecimento profundo das legislações internas. Fazer inspeções de áreas comuns do condomínio também é importante.

Sempre que possível, converse com os condôminos. Isso ajudará na compreensão de como funciona o condomínio e tornará a sua gestão mais eficiente.

3. Estabeleça horários fixos para atendimento

Em determinadas situações, em seu dia a dia como síndico, você notará que terá que encarar diversos imprevistos. Isso pode ocorrer a qualquer momento, de modo que os moradores procurem por você.

Antes que a situação se torne algo que atrapalhe demais sua rotina pessoal, estabeleça horários de atendimento aos moradores. Essa atitude ajuda a evitar que suas outras tarefas, envolvendo seu trabalho ou vida pessoal, sejam prejudicadas.

Definir horários específicos para tudo o que for possível levará a uma ótima gestão de tempo.

4. Delegue tarefas para alcançar boa gestão de tempo

Sabemos que o síndico é o maior detentor de responsabilidades na gestão do condomínio. Contudo, a boa administração só ocorre quando síndico e equipe estão unidos, em prol dos mesmos objetivos.

Uma ótima dica, no que se refere à equipe, é a prática de delegar tarefas específicas a cada pessoa. Dessa forma, todo funcionário saberá exatamente qual é sua responsabilidade. Você, como síndico, não se sobrecarregará, mas evitará a grande centralização de atividades e funções sobre si.

5. Busque a ajuda de uma administradora

Contratar uma administradora com alta especialidade no ramo de condomínios é, também, um fator essencial para que tudo saia bem em sua gestão. Ao contratar uma boa empresa do segmento, você terá todo o suporte de que necessita para cuidar das demandas e atividades.

Isso garante que profissionais especializados auxiliem em toda a sua rotina dentro do condomínio. Com isso, a administração de funções e tarefas será otimizada de forma impressionante. A empresa ajudará nos mais diversos aspectos de que precisar.

Apesar de demandar muito do síndico, a gestão de tempo pode sempre melhorar. Com organização, foco, delegação de atividades e uma boa administradora condominial, com certeza, você terá menos problemas.

Esperamos ter tirado as suas dúvidas a respeito do tema. Para obter mais conhecimento sobre gestão ou outros aspectos do setor, curta a nossa página no Facebook. Até a próxima!

Comentários