Administração

5 vantagens de ter uma empresa administradora de condomínios

Entenda as principais vantagens que podem justificar a contratação de uma administradora para o seu condomínio

Publicado em 4 de Maio de 2022
Tempo de leitura:

Contratar uma administradora é uma ótima solução para tornar a convivência mais tranquila, além de total segurança de que todos os assuntos financeiros e administrativos serão cuidados corretamente. 

Muito mais do que apenas tomar conta da documentação, a administradora de condomínios oferecer diversos serviços que facilitam, inclusive, o dia a dia do síndico, que terá mais foco para tomar decisões importantes. 

Além de significar economia de tempo, a contratação desse serviço garantirá o cumprimento das leis que regulam o tema. Também será uma facilidade a mais na solução de eventuais conflitos entre moradores e na cobrança de dívidas. 

Para explicar melhor o assunto, listamos 5 vantagens de ter uma empresa cuidando desse aspecto no seu condomínio. Leia e confira! 

Afinal, o que é a administração de condomínios? 

A principal função de uma administradora de condomínios é auxiliar o síndico nas tarefas diárias do prédio, orientando-o sobre os tópicos legais e dando-lhe suporte às atividades administrativas, como por exemplo: contabilizar as receitas e despesas, elaborar a folha de pagamento, emitir boletos de cotas condominiais, confeccionar as prestações de contas mensais, assessorar no pré e pós-assembleia, entre muitas outras atividades.  

Portanto, não se trata de um serviço voltado apenas a orientação do síndico, uma vez que este não exercerá a sua função sozinho. É mais que isso: consiste em um trabalho conjunto, sendo que a empresa somente atuará no que for de sua competência, contando com o aval do contratante. 

Quais são as vantagens do serviço? 

1.Menor preocupação com a burocracia

A obtenção de documentos e licenças por lei exige o comparecimento do representante legal dos moradores a órgãos públicos. São muitas burocracias a cumprir para evitar complicações futuras, como multas. 

Entretanto, essa tarefa pode ser delegada à administradora de condomínios. Ela saberá fazê-la em todos os seus detalhes, proporcionando maior comodidade e segurança ao síndico e aos condôminos.

2. Cobrança de inadimplentes

inadimplência é uma situação que prejudica o funcionamento do condomínio, uma vez que dificulta o pagamento das despesas e a manutenção. 

Além disso, gera desconforto para ambos os lados porque representa dívidas para o condômino e transtornos para o síndico ao ter que fazer a cobrança, seja pessoalmente ou por meios legais. 

O auxílio da administradora, nesse aspecto, poderá ser benéfico para ambos os lados. Isso porque ela vai buscar um acordo extrajudicial com o devedor e, se não tiver êxito, utilizar os meios necessários para exigir o pagamento do valor devido. 

Dessa forma, garante-se o cumprimento da lei tanto por parte do devedor da taxa quanto pelo síndico (cobrança feita da maneira correta). 

3. Assessoria jurídica

Para administrar um condomínio, é preciso ter amplo conhecimento de todas as normas legais que o regulam. A elaboração de um regulamento interno que trate da conduta e do comportamento dos moradores é fundamental. Além disso, uma das atribuições do síndico que podem ser bastante trabalhosas é a realização de assembleias. 

Nesse sentido, a contratação de uma empresa especializada no assunto fará a diferença no cumprimento dessas tarefas. Ela poderá prestar assistência ao responsável legal pelo condomínio, orientando-o quanto à adoção das medidas exigidas por lei e legalidade da prática de alguns atos. 

Ela também poderá auxiliar na elaboração do documento que regulará a convivência e os atos dos ocupantes dos imóveis. Nas reuniões, a administradora ajudará o síndico a conduzir o debate, além de registrar as decisões em ata, o que será de grande relevância para eventuais consultas. 

Outro benefício da assessoria jurídica oferecida nesse tipo de serviço é a intermediação de conflitos entre moradores extrajudicialmente. Também há a possibilidade de representação judicial do condomínio em ações.

4. Pagamento de tributos

Além das contas de água, luz e gás, o condomínio é obrigado a pagar tributos. Nisso está incluso o recolhimento do INSS do síndico, no caso de ele receber ajuda de custo pelo exercício de suas funções. 

Também são devidos encargos relacionados aos funcionários que prestam serviços para o edifício de forma não eventual. Eles devem ser registrados em carteira e receber os benefícios previstos na lei trabalhista e em convenções coletivas. Sobre a folha de pagamento desses empregados incidem encargos previdenciários, FGTS e PIS. 

Há, ainda, a necessidade de retenção de valores para INSS, PIS, COFINS, CSLL e ISS em caso de contratação de empresas prestadoras de serviços. Outros valores também podem ser devidos a trabalhadores autônomos. 

Então, são muitos aspectos tributários para cumprir. Tendo conhecimentos para exercer essa tarefa, a administradora de condomínios poderá facilitar o trabalho do síndico ao promover o pagamento de todas as quantias devidas ao Fisco.

5. Melhor comunicação

Ter uma comunicação efetiva entre síndicos e condôminos é um dos pontos principais da gestão condominial. Através dela, todos que convivem nesse ambiente ficam cientes das informações relevantes e novidades fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento.   

Quando realizada de forma eficaz, a comunicação garante tanto a conciliação entre as partes, assim como a agilidade nas decisões e a satisfação dos condôminos. 

A administradora conta com uma equipe especializada para agilizar e realizar a comunicação do seu condomínio de maneira eficiente e assertiva.  

Assim sendo, pode-se ver que o exercício da função de síndico não precisa ser um sofrimento, ao contrário do que muita gente pensa. É uma tarefa complexa, certamente, mas pode ser facilitada quando se tem orientação profissional. 

Por isso, a ajuda de uma empresa especializada no assunto é a solução perfeita quando se pensa na administração de condomínios. Como você viu, estamos falando não só de conforto, mas também de maior segurança na condução de assuntos tão relevantes a todos os moradores de um edifício. 
Agora, que tal contar com todas essas vantagens na administração do seu condomínio? Entre em contato conosco e saiba mais! 

Eleve a gestão do seu condomínio para o próximo nível

Comentários