Administração

5 vantagens de ter uma empresa cuidando da administração de condomínios em São Paulo

Neste conteúdo você vai entender as principais vantagens que podem justificar a contratação de uma administradora para o seu condomínio!

Publicado em 5 de Junho de 2019
Tempo de leitura:

Você mora em um edifício e, de repente, é eleito síndico! Logo surgem medos e dúvidas, afinal, são muitas responsabilidades para lidar. Porém, essa tarefa pode ser mais tranquila se você puder contar com o auxílio profissional da administração de condomínios.

Além de significar economia de tempo, a contratação desse serviço garantirá o cumprimento das leis que regulam o tema. Também será uma facilidade a mais na solução de eventuais conflitos entre moradores e na cobrança de dívidas.

Para explicar melhor o assunto, listamos 5 vantagens de ter uma empresa cuidando desse aspecto no seu condomínio em São Paulo. Leia e confira!

Afinal, o que é a administração de condomínios?

A principal função de uma administradora de condomínios é auxiliar o síndico nas tarefas diárias do prédio, orientando-o sobre os tópicos legais e dando-lhe suporte às atividades administrativas, como por exemplo: contabilizar as receitas e despesas, elaboração da folha de pagamento, emissão de boletos de cotas condominiais, confecção de prestação de contas mensais, assessoria no pré e pós-assembleia.

Portanto, não se trata de um serviço voltado apenas a orientação do síndico, uma vez que este não exercerá a sua função sozinho. É mais que isso: consiste em um trabalho conjunto, sendo que a empresa somente atuará no que for de sua competência, contando com o aval do contratante.

Quais são as vantagens do serviço?

Ao compreender do que se trata a administração de condomínios, você já deve ter tido uma noção sobre as facilidades e a segurança que ela proporciona. Vamos, então, analisar o tema mais a fundo e entender as 5 vantagens dessa parceria?

1. Contratação de serviços e manutenção

Como você deve imaginar, administrar um condomínio é uma atividade relacionada a conservação do local. Para isso, alguns serviços são essenciais, como o de portaria, zelador, limpeza, tratamento da piscina, jardineiro, segurança... São tantos afazeres que você pode acabar se perdendo ou esquecendo de algo.

Nisso a administradora pode te ajudar. Ela será responsável por verificar as necessidades do edifício, incluindo reparos e melhorias a serem feitos e realizar orçamentos. A partir de então, fará um diagnóstico, implementará mudanças e contratará prestadores de serviços adequados. Isso poupa o síndico de buscar indicações, pesquisar preços e lidar com contratos complexos.

2. Cobrança de inadimplentes

Embora seja de pagamento obrigatório, pode ocorrer de alguns moradores deixarem de contribuir com a taxa condominial. A inadimplência é uma situação que prejudica o funcionamento do condomínio, uma vez que dificulta o pagamento das despesas e a manutenção.

Ademais, gera desconforto para ambos os lados porque representa dívidas para o condômino e transtornos para o síndico ao ter que fazer a cobrança, seja pessoalmente ou por meios legais.

O auxílio da administradora de imóveis, nesse aspecto, poderá ser benéfico para ambos os lados. Isso porque vai buscar um acordo extrajudicial com o devedor e, se não tiver êxito, utilizar os meios necessários para exigir o pagamento do valor devido.

Dessa forma, garante-se o cumprimento da lei tanto por parte do devedor da taxa quanto pelo síndico (cobrança feita da maneira correta).

3. Representação em órgãos públicos

A obtenção de documentos e licenças por lei exige o comparecimento do representante legal dos moradores a órgãos públicos. São muitas burocracias a cumprir para evitar complicações futuras, como multas.

Entretanto, essa tarefa pode ser delegada à administradora de condomínios. Ela saberá fazê-la em todos os seus detalhes, proporcionando maior comodidade e segurança ao síndico e aos condôminos.

4. Assessoria jurídica

Para administrar um condomínio, é preciso ter amplo conhecimento de todas as normas legais que o regulam. A elaboração de um regulamento interno que trate da conduta e do comportamento dos moradores é fundamental. Além disso, uma das atribuições do síndico que podem ser bastante trabalhosas é a realização de assembleias.

Nesse sentido, a contratação de uma empresa especializada no assunto fará a diferença no cumprimento dessas tarefas. Ela poderá prestar assistência ao responsável legal pelo condomínio, orientando-o quanto à adoção das medidas exigidas por lei e legalidade da prática de alguns atos.

Ela também poderá auxiliar na elaboração do documento que regulará a convivência e os atos dos ocupantes dos imóveis. Nas reuniões, a administradora ajudará o síndico a conduzir o debate, além de registrar as decisões em ata, o que será de grande relevância para eventuais consultas.

Outro benefício da assessoria jurídica oferecida nesse tipo de serviço é a intermediação de conflitos entre moradores extrajudicialmente. Também há a possibilidade de representação judicial do condomínio em ações.

5. Pagamento de tributos

Além das contas de água, luz e gás, o condomínio é obrigado a pagar tributos. Nisso está incluso o recolhimento do INSS do síndico, no caso de ele receber ajuda de custo pelo exercício de suas funções.

Também são devidos encargos relacionados aos funcionários que prestam serviços para o edifício de forma não eventual. Eles devem ser registrados em carteira e receber os benefícios previstos na lei trabalhista e em convenções coletivas. Sobre a folha de pagamento desses empregados incidem encargos previdenciários, FGTS e PIS.

Há, ainda, a necessidade de retenção de valores para INSS, PIS, COFINS, CSLL e ISS em caso de contratação de empresas prestadoras de serviços. Outros valores também podem ser devidos a trabalhadores autônomos.

Então, são muitos aspectos tributários para cumprir. Tendo conhecimentos para exercer essa tarefa, a administradora de condomínios poderá facilitar o trabalho do síndico ao promover o pagamento de todas as quantias devidas ao Fisco.

Assim sendo, pode-se ver que o exercício da função de síndico não precisa ser um sofrimento, ao contrário do que muita gente pensa. É uma tarefa complexa, certamente, mas pode ser facilitada quando se tem orientação profissional.

Por isso, a ajuda de uma empresa especializada no assunto é a solução perfeita quando se pensa na administração de condomínios. Como você viu, estamos falando não só de conforto, mas também de maior segurança na condução de assuntos tão relevantes a todos os moradores de um edifício.
Agora, que tal contar com todas essas vantagens na administração do seu condomínio? Entre em contato conosco e saiba mais!

Com a Robotton, a administração de condomínios é levada a sério

Comentários