Administração

Receita garantida: uma saída para a inadimplência em condomínio

Receita garantida: uma saída para a inadimplência em condomínio

Publicado em 3 de Maio de 2018
Tempo de leitura:

Administrar um prédio não é uma tarefa simples. Ser síndico implica em diversas obrigações, e uma delas, obviamente, é verificar o pagamento correto dos condôminos. Sem um controle rigoroso, a inadimplência em condomínio pode atingir um grau preocupante e passar a atrapalhar toda a administração, devido à falta de recursos provenientes dos pagamentos atrasados.

Os condôminos em dia certamente não aprovarão a ideia de pagar pelos atrasos dos outros. Cobrir os valores com taxas extras pode deixá-los muito insatisfeitos. Então, o que fazer diante da inadimplência?

Existe um caminho para transformar esse processo em algo menos complicado: a solução se chama receita garantida.

Não sabe do que se trata a receita garantida? Então este texto poderá lhe interessar bastante. Para entender direitinho como funciona essa solução e quais os benefícios para o condomínio e seus condôminos. Continue a leitura!

O que é Receita Garantida?

Podemos separar em duas modalidades:

1.Factoring ou Venda da Inadimplência

O que é? É o fomento mercantil, uma operação financeira pela qual o condomínio vende o montante acumulado devedor com desconto de 30% à empresa de factoring contratada. É possível também vender seus recebíveis, ou seja, a arrecadação mensal, com desconto de 6% à empresa de factoring.

 A garantia da receita ocorre através da empresa de factoring que se responsabiliza pela emissão mensal dos boletos de condomínio, que já está preparada para fazer cobranças e repassar para o condomínio o valor já descontado da sua receita por mês, mesmo que nem todos os condôminos tenham pagado suas taxas.

Dessa forma, toda a cobrança e os encargos ficam com a empresa contratada, assim como os valores corrigidos quitados pelos devedores.

2. Antecipação

Neste caso, utiliza-se de um sistema de adiantamento da dívida denominado Condomínio Garantido, que tem por objetivo manter um fluxo de caixa saudável sem que a inadimplência seja motivo de restrições financeiras do condomínio. Não existe desconto de 6% dos recebíveis, ou seja, da arrecadação mensal do condomínio, uma vez que a Robotton não trabalha com fomento mercantil.

Não se enquadram nesta condição as cotas condominiais inadimplidas e correspondentes ao período anterior à data da pactuação contratual entre a Robotton e o condomínio, bem como as unidades que já se encontram em atraso ou com cobrança judicial. 

A antecipação tem por objetivo manter um fluxo de caixa saudável sem que a inadimplência seja motivo de restrições financeiras do condomínio, assim é possível resolver problemas mais graves e que precisam de fluxo de caixa imediato.

O serviço é indicado quando o histórico de inadimplência do condomínio é expressivo e causa grande instabilidade financeira na administração do edifício. O risco de a gestão do condomínio não receber é eliminado. Assim, poderá se concentrar em outras questões, como gestão operacional do prédio e cumprir os serviços de manutenção.

Como fica a situação do inadimplente?

1. Factoring ou Venda da Inadimplência

Com a contratação do serviço de factoring, os moradores antes inadimplentes passam a ter situação regular perante o condomínio, uma vez que o débito será vinculado à empresa de fomento mercantil que foi contratada para realização do serviço.

Isso fornece ao condômino a “devolução” dos seus direitos e poderes, como a participação das decisões que acontecem em assembleias, rotineiras ou extraordinárias. Assim como o direito de ser escolhido para exercer cargos no condomínio, até mesmo ser eleito como síndico.

2. Antecipação

Na antecipação (Condomínio Garantido), os moradores inadimplentes continuam nesta situação, pois, conforme o próprio nome diz, houve exclusivamente antecipação da Robotton favorecendo o fluxo de caixa do condomínio, assim os inadimplentes continuarão a serem cobrados em nome do condomínio, impossibilitando benefícios disponíveis aos adimplentes. 

O não pagamento das taxas, no entanto, pode trazer consequências sérias para o condômino devedor, incluindo até mesmo a perda do imóvel, que pode ser levado a leilão para a quitação da dívida.

Ninguém melhor que o síndico para saber os grandes problemas que envolvem os pagamentos das taxas do condomínio. A antecipação é uma maneira de se livrar dessa dor de cabeça de forma rápida e sem complicações.

Analise a melhor saída para combater a inadimplência em seu condomínio e busque empresas de confiança, seguras e especializadas.

Dívidas consomem tempo e energia e, com o Condomínio Garantido, o recebimento de um dinheiro que estava aparentemente perdido se torna assegurado.

O que o Condomínio Garantido oferece para o condomínio?

O serviço libera o síndico para cuidar de outros afazeres com mais tranquilidade, sem preocupar-se com as questões de inadimplência.

Ele garante a receita mensal com 100% das unidades antecipadas, o que possibilita a execução do planejamento orçamentário sem precisar lidar com atrasos ou taxas extras. A cobrança dos inadimplentes não fica mais a cargo do síndico, e o condomínio não deverá se preocupar com despesas com advogados e custas judiciais.

Sem os transtornos causados pela inadimplência, a gestão dos recursos funciona de maneira mais eficaz, tendo os valores direcionados às suas devidas aplicações, investimentos, reformas no edifício, melhorias e valorização do patrimônio.

Todos as despesas como as contas de água e energia elétrica, pagamentos dos funcionários e as manutenções diárias serão adequadamente previstas no orçamento do condomínio. Isso significa mais comodidade para o síndico e para os condôminos, os quais poderão pagar suas taxas por meio de um sistema de pagamento on-line, boletos ou diretamente no banco.

A Robotton ainda garante o fornecimento de relatórios mensais para a gestão do condomínio e também de balancetes.

A contratação da Robotton para o serviço de Condomínio Garantido é legal?

A prática é entendida como uma contratação legal. Mas para isso precisa ser aprovada em assembleia dos condôminos, mediante uma convocação específica para cuidar do assunto. Caso contrário, poderá gerar ações judiciais e também dor de cabeça.

De acordo com o Artigo 1.336 do Código Civil (Lei nº 10.406/2002), é dever do condômino contribuir para as despesas do condomínio, na proporção de suas frações ideais. E os condôminos que não efetuarem o pagamento ficam sujeitos aos juros monetários convencionados ou, não sendo previsto, 1% ao mês e multa de até 2% sobre o débito.

Quando o contrato é acordado, a responsabilidade de os proprietários contribuírem com o custeio das despesas, de acordo com suas proporções, é transferida a terceiros, assim como a cobrança anteriormente realizada pelo síndico (Artigos 1.336 e 1.348 do Código Civil).

A Robotton oferece um sistema de adiantamento/antecipação de cotas condominiais não adimplidas. Sendo assim, o condomínio outorgará poderes a fim de promover as cobranças extrajudiciais e os processos de cobranças, sempre em nome do condomínio, os quais serão ajuizados no foro competente em momento oportuno.

Esse post foi relevante para você? Então, que tal saber um pouco mais sobre como lidar com condôminos inadimplentes de uma vez por todas?

Comentários