Administração

Manutenção em elevadores: evite falhas com correção preventiva

Manutenção em elevadores: evite falhas com correção preventiva

Publicado em 12 de Março de 2018
Tempo de leitura:

A manutenção em elevadores é de extrema importância para suprir a necessidade constante de locomoção em prédios verticais. Indispensáveis nesse tipo de ambiente, esses equipamentos são tão úteis quanto perigosos quando o cuidado é negligenciado.

Nesse sentido, a manutenção preventiva de elevadores inclui uma série de medidas, como auditorias e vistorias periódicas para garantir a segurança no uso do transporte.

De toda forma, existem inúmeros casos de acidentes envolvendo o equipamento em condomínios e, na maioria dos casos, o síndico é responsabilizado. Por isso, separamos aqui as principais abordagens sobre o assunto na esperança de que você possa evitar falhas. Confira!

Quais são os sinais de alerta para manutenção em elevadores?

Elevadores não caem de repente. Muito antes de qualquer acidente que possa acontecer, esses equipamentos são projetados para dar um sinal indicando problemas de segurança.

Assim que o síndico ou qualquer morador notar esses alertas, a ação mais recomendada é estabelecer contato com a empresa responsável pela manutenção em elevadores. Dentre os principais sinais de risco, alguns são comuns. Veja quais são eles a seguir.

Desalinhamento com o solo

Muitos síndicos veem o equipamento ficar a mais de três centímetros do solo e, simplesmente, aceitam conviver com o fato. Mas, se um elevador fica fora de nível, ele necessita de reparos o quanto antes.

Esse possível erro de regulagem e calibragem pode causar acidentes a qualquer momento, como tropeços e situações piores.

Trancos

Os trancos são sinais conhecidos de que alguma coisa está errada com o elevador. Esses solavancos durante o movimento do transporte indicam possíveis complicações nos cabos de sustentação.

Além disso, se as portas apresentarem um vão mesmo quando o elevador estiver em exercício, o transtorno mecânico pode ser grave. Nesse caso, interrompa a utilização o quanto antes.

Elevador parado entre dois andares

Falhas no circuito elétrico do elevador, em geral, podem fazer com que ele estacione fora das marcações.

Esse tipo de problema costuma acontecer devido a quedas de energia ou defeitos nas peças. Logo, somente profissionais autorizados podem tentar resolver a situação. Caso isso ocorra, chame imediatamente a equipe técnica.

Como escolher uma boa empresa de manutenção?

O síndico é o responsável por contratar uma empresa qualificada tecnicamente para realizar a manutenção em elevadores, assegurando a tranquilidade dos moradores.

Por esse motivo, conhecer as determinações da legislação no momento da contratação da assistência técnica é de extrema importância para o profissional que deseja se ver livre de problemas.

A seguir, separamos três dicas que facilitarão a boa escolha do prestador de serviços nessa área.

1. Busque recomendações

Uma das melhores formas de garantir êxito nessa tarefa é procurar referências no mercado. Se você já tem uma empresa listada, busque recomendações de outros clientes e vá atrás da opinião dos assessores das administradoras de condomínio.

Não se esqueça de submeter as propostas finais à assembleia do condomínio, documentando esse passo importante.

2. Preze por peças originais

A utilização de peças originais oferece um selo de garantia contra  acidentes. Por isso, nunca opte por componentes de origem duvidosa. Ao fazer isso, você poderá expor a vida de muitas pessoas a um risco desnecessário.

Para checar a procedência das peças, você só precisa pedir a nota fiscal do fabricante.

3. Investigue a responsabilidade técnica

Você sabia que a legislação brasileira prevê que as prestadoras de serviço de manutenção em elevadores tenham sempre um engenheiro ou técnico da área mecânica?

Esse profissional deve ser identificado como o responsável técnico, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Exija essa obrigação e formalize um contrato escrito, com testemunhas.

Como manter a conservação de elevadores?

Não é só a falta da manutenção preventiva de elevadores que proporciona dores de cabeça, mas também o seu uso inadequado.

As ações que mais contribuem para o desgaste das peças do aparelho são pequenas, mas significativas. Então, como síndico, preze para que os cuidados de conservação sejam zelados.

Excesso de peso e número de pessoas

O excesso de carga é um dos principais causadores de prejuízos no desempenho dos elevadores, aumentando os gastos com manutenção.

O limite de peso precisa ser respeitado. Ele costuma ser indicado em uma placa fixa, mas, caso não esteja sendo obedecido, você pode providenciar cartazes mais chamativos, apelando diretamente para o risco de acidentes.

Limpeza do painel com água

Um elevador é composto por muitos componentes elétricos e eletrônicos, por conta disso, seu contato com água deve ser evitado.

Certifique-se de que a limpeza do equipamento seja feita somente com um pano úmido.

Além disso, tome cuidado para que a água das chuvas não escorra pelo poço do elevador através da garagem ou portaria.

A condição da casa de máquinas também deve ser verificada para que fique protegida de infiltrações, vazamentos e futuros danos.

Forçamento da porta do elevador

Já parou para pensar na quantidade de chamados que as portas do elevador têm? Elas são automáticas, o que indica que não devem ser forçadas com as mãos, e sim pelo sensor que informa o alinhamento com a cabine. Assim, se o nivelamento não acontecer, a porta não abrirá mesmo que o passageiro tente forçar.

No caso de elevadores sem portas automáticas, a atenção precisa ser multiplicada. Todo cuidado é pouco!

O que fazer em caso de pane?

Se o transporte apresentar um transtorno, prendendo uma pessoa internamente, é preciso manter a calma.

O controle da respiração é essencial nesse momento. Quanto mais o usuário se desesperar, maiores serão as chances de que passe mal ou mesmo desmaie, tornando tudo mais complicado. O ideal é que o passageiro preso aperte o botão de alarme, chame a portaria pelo interfone, sente-se no chão e espere.

Como ajudar o passageiro que começa a perder o controle

Lembre-se somente a empresa responsável pela manutenção preventiva e/ou Corpo de Bombeiros, podem abrir mecanicamente o poço do elevador para resgate.

Se você está do lado de fora do elevador e nota que a pessoa retida apresenta sinais de nervosismo, puxe conversa. Crie um assunto paralelo, confirme que o socorro está a caminho e demonstre a estabilização da situação. Enfim, faça com que o passageiro preso perceba que tudo está sob controle.

Agora, caso você esteja dentro do equipamento, preso com o indivíduo que começa a entrar em pânico, estabeleça contato direto com ele, olhe-o nos olhos e tome uma postura corporal de proteção.

Bom, diante de tudo isso, devido à responsabilidade atribuída, o síndico deve ser extremamente vigilante com a empresa responsável pela manutenção preventiva dos elevadores.

Afinal, independentemente de como são utilizados, eles necessitam de cuidados técnicos devido ao desgaste das peças. Então, não deixe de agendar vistorias semestrais para verificar possíveis defeitos e repor o que for preciso.

E aí, gostou de saber mais sobre os principais detalhes da manutenção em elevadores? Agora, aproveite para ler também sobre a importância de uma administradora na gestão de condomínio!

Comentários