Administração

Como garantir a confiabilidade de uma administradora de condomínios?

Como garantir a confiabilidade de uma administradora de condomínios?

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018
Tempo de leitura:

Contratar uma administradora de condomínios que pareça íntegra é uma iniciativa que pode se mostrar difícil. Mas é algo fundamental. Afinal, somente garantindo a alta confiabilidade é que muitos problemas internos e externos no condomínio poderão ser realmente eliminados.

Entre os contratempos que normalmente surgem, quando uma empresa não confiável assume a responsabilidade da função administrativa, estão o eventual desvio de recursos financeiros e muitas dores de cabeça para o síndico do prédio.

Mas como assegurar o afastamento de ações corruptas e saber que a administradora de condomínios escolhida é honesta? Foi para ajudá-lo nessa empreitada que elaboramos esse post.

Entenda melhor a respeito dos obstáculos que podem aparecer e conheça algumas dicas importantes na hora de escolher uma boa administradora de condomínios.

As dicas para escolher uma boa administradora de condomínios

Para evitar cair na malha da corrupção na administração do condomínio, deixaremos aqui algumas dicas que podem auxiliar na escolha de uma empresa séria e íntegra, garantindo a confiabilidade de todos dentro do prédio. Leia a seguir:

Analise o tempo de atuação da empresa

Saber há quanto tempo a empresa atua no mercado é essencial. Mais tempo e experiência podem ajudá-lo a saber melhor a respeito das atividades exercidas pela administradora.

Uma organização recente pode ser idônea, é claro, mas ficará mais difícil encontrar informações e feedbacks a respeito dos serviços que são prestados, assim como as opiniões de outros clientes. Se a empresa existe há muito tempo no mercado, oferecendo seus serviços, esse é um forte indicador de confiança.

Observe seu histórico no mercado

Pesquise a respeito da reputação da companhia no mercado. Essa é uma das etapas mais convenientes, seja qual for o segmento da organização. Quem são os seus clientes, quantos são, quais os níveis de satisfação deles? Quantos são os colaboradores? A empresa sofreu alguma expansão nos últimos anos?

Também é interessante saber seu foco, em quais tipos de empreendimentos opera e quais são as suas parcerias ao longo do tempo.

É fundamental averiguar se existe registro da empresa e se ela está em conformidade com a legislação brasileira. Todas as informações necessárias funcionam como indicativos, positivos ou não, na hora de se decidir pela contratação.

Confira quais são as suas normas internas

A conferência das normais internas é outro ponto importante que demonstra confiabilidade. Visando combater problemas de corrupção, a ISO (International Organization for Standardization) formulou a norma ISO 37001 em 2016, empregada para os sistemas de gestão e combate ao suborno.

A norma fornece os requisitos e a orientação para que se estabeleça, implemente, mantenha e aperfeiçoe um sistema de gestão livre de corrupção. Ela tem como objetivo o combate do suborno praticado contra uma organização e seus funcionários, além dos subornos oferecidos por terceiros.

Essa regulamentação se mostra vantajosa, uma vez que minimiza ou dificulta as ações ilícitas e possibilita que esses casos, se ocorrerem, sejam encontrados antes que comprometam todo o sistema. A ISO 37001 evidencia que uma empresa é transparente e mais confiável ao estabelecer controles internacionalmente reconhecidos.

A nova disciplina valoriza os serviços oferecidos por uma organização e, ainda, fornece evidências em casos de investigação de crimes. A finalidade da ISO 37001 é criar uma política interna de anticorrupção. Mesmo que não impeça completamente as ações danosas, facilita a sua identificação antes que se alastrem.

Uma série de medidas e implementações de documentos são elaboradas, assim como supervisores para realização de fiscalizações são designados às empresas que desejam implantar a norma. Todos os colaboradores devem ser treinados, e tudo passa por um efetivo e rígido controle financeiro.

Dicas para evitar transtornos

Transparência é um dos pilares da confiabilidade, então exija:

1) Certificados de classe como: PROAD - Programa de Autorregulamentação da Administradora de Condomínios e ISO 9.001: Sistema de Gestão de Qualidade, os quais são essenciais;

2) Ser associada à AABIC (Associação das Administradoras de Imóveis e Condomínios de São Paulo) e ao SECOVI (Sindicato da Habitação);

​3) Estabilidade financeira, bem como disponibilidade de gestão financeira pool ou conta própria para o condomínio;

4) Empresas que já aplicam o Compliance geram maior comprometimento dos seus colaboradores, resultando em otimizar métodos de controle e profissionalismo;

5) É oportuna a existência de canais de denúncias, para eventuais manifestações de fornecedores e funcionários, prevalecendo o sigilo a fim de preservar as partes;

6) Inclusão de orientações de ética e conduta no Regimento Interno do condomínio são oportunidades de fomentação e adesão da massa condominial;

Essas práticas contribuirão para a quebra de paradigma e fortalecimento do Corpo Diretivo, gerando maior credibilidade e engajamento dos moradores.

Contratação de fornecedores

Boas práticas estão sendo utilizadas por muitos condomínios atualmente e a administradora deve fomentar novas ferramentas, com medidas mais rigorosas e criteriosas para a contratação de fornecedores.

Serviços de grande impacto financeiro (terceirização, pintura da fachada, aquisição e instalação de geradores, etc.), carecem de maior cuidado ainda, como: a exigência de certidões negativas de órgãos públicos e fiscalizadores, lastro financeiro, contrato social e pesquisa dos CPFs dos sócios, etc.

Esse conjunto de ações qualificam as cotações e aumentam a credibilidade dos envolvidos na relação comercial, proporcionando tranquilidade a todos os moradores. Isso distanciará o condomínio de praticas ilícitas, como fraudes e corrupção.

Conheça mais sobre a Robotton

Um bom exemplo de excelência e confiabilidade no mercado é a Robotton. A administradora paulistana tem atuação de mais de 40 anos, atendendo a vários segmentos do setor imobiliário, como a gestão de imóveis e a administração de condomínios.

Com um ótimo sistema de gestão interna, alinhado ao ISO 9.001, os profissionais são diferenciados e oferecem um trabalho de qualidade e atendimento personalizado.

Os condomínios residenciais, comerciais e horizontais podem se tornar patrimônios bem cuidados pela Robotton, de modo a garantir a segurança e tranquilidade para síndicos e moradores.

Os clientes contam com assessoria jurídica, sistema de gestão financeira integrado e plena administração da mão de obra. Dessa forma, assegurando a seleção, contratação e pagamento mensal de salários e tributos afins.

Fazer a escolha da empresa que cuidará do condomínio não é fácil. Mas, seguindo essas dicas com atenção, você será capaz de garantir a confiabilidade e seriedade desse tipo de gestão.

O que achou das dicas desse post? Para continuar sabendo mais sobre o assunto, que tal entender um pouco mais a respeito da importância de ter uma administradora de condomínios?

Comentários