Cotidiano

Como deixar seu condomínio mais acessível, principalmente a idosos e pessoas com deficiência?

Como deixar seu condomínio mais acessível, principalmente a idosos e pessoas com deficiência?

Publicado em 2 de Março de 2018
Tempo de leitura:

A segurança de todos os moradores, principalmente idosos e pessoas com necessidades especiais, é fundamental!

Preocupar-se com a segurança de moradores e frequentadores é premissa obrigatória em todos os condomínios e áreas comuns dentro deste espaço. Para tanto, saber como deixar seu condomínio mais acessível, especialmente a pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais, vai além disso, ressaltando que há uma norma regida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que cuida especialmente do assunto. Trata-se da NBR 9050, que faz a regulação de condomínios e edifícios sobre as obrigatoriedades de prover a todas estas pessoas o melhor ambiente.

O que diz a NBR 9050?

Por meio de parâmetros técnicos pré-estabelecidos, a NBR 9050 aborda as questões de acessibilidade para que edifícios e condomínios sejam adequados corretamente. Tais parâmetros - que devem ser relatados desde o projeto de construção - também cuidam do mobiliário, equipamentos e instalações para tornar a vida de todos mais fácil e segura. O maior problema é que, a maioria dos condomínios foi construída antes do estabelecimento e regulação da ABNT, e desta forma, estava fora do cumprimento das leis.

De acordo com o site do Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais), a adequação pode e deve ser feita o mais rapidamente possível. O sindicato ainda explica que não há necessidade de aprovação em assembleia para tais ajustes, justamente por ser uma determinação para cumprimento da lei. No entanto, é preciso um projeto detalhado sobre todas as reformas necessárias, elaborado por uma empresa de confiança de todos os moradores e condôminos.

Como deixar o condomínio acessível?

Não somente pela segurança de idosos, mas também de todos os moradores e visitantes, os condomínios devem seguir as diretrizes estipuladas na NBR 9050. São elas:

  • Vaga de garagem

As vagas de garagem, tanto para idosos quanto para portadores de necessidades especiais, devem ser localizadas e reservadas nos locais mais próximos possíveis a elevadores, além de serem demarcadas para uso exclusivo, salvo condomínios com vagas definitivas, bem como os que tiveram o habite-se emitido antes desta normatização.

  • Rampas de acesso

As rampas de acesso devem ter corrimãos nos dois lados (quando abertas) e seguir a largura mínima de 1,20 m. Além disso, é necessário que seu piso seja tátil e antiderrapante. Os rodapés devem ter no máximo 5 cm para possibilitar o acesso de qualquer um. Se não contarem com essas medidas, acidentes podem ocorrer no local.

  • Elevadores de acessibilidade

Quando as rampas de acesso não são possíveis, ter elevadores de acessibilidade entre os patamares das áreas comuns é obrigatório.

  • Escadas de alvenaria nas piscinas

Escadas feitas de inox não são seguras para pessoas com mobilidade reduzida, seja pela idade ou por alguma necessidade especial. Portanto, é recomendado pela norma que os condomínios tenham ao menos uma escada de alvenaria, com corrimão seguro e acesso facilitado.

  • Corrimãos

Com foi dito, todos os corrimãos devem ser instalados nos dois lados da escada, de forma segura e, preferencialmente, nas paredes.

  • Portas adaptadas

É também obrigatório que todas as portas de acesso do condomínio sejam largas o suficiente para, por exemplo, um cadeirante poder passar por elas.

  • Banheiros em áreas comuns

Todo condomínio deve ter, em suas áreas comuns, ao menos um banheiro com barras de segurança e acesso garantido a todos os moradores, bem como sanitários adaptados e piso antiderrapante.

Parceria com a Filha&Cia

Além de se preocupar com o cumprimento das normas, a Robotton firmou uma parceria com a Filha&Cia, empresa especializada em gestão e cuidados de idosos. Tudo porque os dados sobre a segurança de idosos são alarmantes. De acordo com um artigo publicado na Biblioteca Nacional do Ministério da Saúde, além da imobilidade, as quedas podem ocasionar transtornos psicológicos e econômicos (se o idoso ainda for ativo).

A estimativa é que uma em cada três pessoas com mais de 65 anos caia constantemente. Para os idosos com mais de 80 anos, estima-se que o número suba para 40% da população com esta idade ou mais, aumentando em 50% a frequência em quedas. Logo, preparar o ambiente e ter dispositivos como sensor de queda é fundamental para o aumento da qualidade de vida de todos.

Por meio da parceria, os condôminos  interessados em teleassistência que citarem este artigo terão o primeiro mês de adesão aos serviço gratuitos.

Conheça os produtos e solicite mais informações:

Filha&Cia
Tel. (11) 3088-0674 / 9.8612-8633
filhaecia@filhaecia.com.br

 

Comentários