Administração

Evite fraudes: como utilizar o serviço de DDA na cobrança de condomínio?

Evite fraudes: como utilizar o serviço de DDA na cobrança de condomínio?

Publicado em 10 de Maio de 2018
Tempo de leitura:

Administrar condomínios não é tarefa fácil, especialmente quando se trata de receber o pagamento mensal da taxa condominial. Afinal, são muitos moradores com uma rotina atribulada que, por vezes, deixam a conta se atrasar por algum tempo. Este, inclusive, é um impasse também para eles, pois há ainda o trabalho de enfrentar filas enormes de bancos.

Ainda existe o problema do boleto impresso, que pode ser perdido, ignorado ou mesmo sofrer desvios em sua entrega. Assim, se a cobrança de condomínio não for feita com atenção, o pagamento passa mais uma vez despercebido e resulta em dor de cabeça a todas as partes envolvidas.

Porém, graças ao avanço tecnológico, hoje existe o DDA, que pode ser usado na cobrança de condomínio e solucionar todas essas questões.

É muito importante se informar a respeito desta ferramenta para que ela seja adotada da maneira correta e bem utilizada. Então, quer saber mais sobre como isso pode acontecer? Acompanhe este post e descubra como o recurso funciona e quais são suas principais vantagens!

O que é DDA?

O DDA (Débito Direto Autorizado) trata-se de um recurso em vigência desde 2009 implementado pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban).

Seu principal objetivo é fornecer eletronicamente as cobranças registradas em nome de um usuário e disponibilizar o seu pagamento digital por meio da conta-corrente. Mas atenção: isso não quer dizer que ele atua da mesma maneira que o débito automático.

Na verdade, mesmo que o DDA dispense a necessidade de boletos físicos, é preciso permitir que a quantia seja liberada. Ou seja, ela não é feita de imediato na data de vencimento, e sim somente quando o pagamento for autorizado no acesso à conta.

Outra diferença é que o valor debitado é proveniente de um acordo preestabelecido, então, não há apresentação estrutural de um boleto. E se não existe autorização para que o desconto aconteça, as consequências são as mesmas de um não pagamento de boleto físico ou de qualquer outra conta.

Os juros e as multas podem se acumular e resultar em uma dívida expressiva. Portanto, é muito importante ficar atento à cobrança de condomínio para não perder a data correta e evitar esse tipo de transtorno, que pode gerar outros problemas relacionados à inadimplência.

Como é feita a cobrança de condomínio por meio do DDA?

A cobrança de condomínio, assim como qualquer outra conta, precisa ser cadastrada pelo correntista em seu banco. Em alguns casos, o processo pode ser feito diretamente pelo aplicativo de internet banking, em apenas alguns minutos.

É indispensável tomar esta providência para que as faturas sejam visualizadas diretamente na conta e o usuário se torne um “sacado eletrônico”. Caso o condômino desista de utilizar o DDA para esse fim, o procedimento precisa ser cancelado o quanto antes para não arriscar cobranças indevidas.

É interessante ressaltar que o DDA não gera custo ao condomínio e/ou ao condômino. Dessa forma, todos os condôminos podem fazer um bom uso desta alternativa.

Quais são as suas principais vantagens?

Além de toda a praticidade trazida à própria administração do condomínio, o DDA estende seus benefícios para os moradores e até para o meio ambiente. Portanto, se você ainda está em dúvida sobre aderir ou não a esse recurso, confira esta lista de vantagens que, com certeza, vão fazer com que você se decida de vez:

Processos mais ágeis e simplificados

O DDA permite que os processos de pagamento fiquem mais simples e rápidos. Como eles podem ser realizados pela internet, ninguém precisa enfrentar longas filas e lidar com burocracias bancárias.

Mas, se a preferência for por pagar no caixa eletrônico mesmo assim, basta preencher um campo específico disponibilizado durante a operação e fazer tudo com a mesma agilidade.

Preservação do meio ambiente e redução de gastos

Por incrível que pareça, adotar o DDA é uma forma de fomentar a consciência sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Como os boletos não são mais impressos, o consumo de papel e tinta diminui consideravelmente e evita descartes excessivos de lixo. Para completar, a administradora do condomínio consegue economizar significativamente em gastos com esse tipo de materiais.

Segurança para as operações

Devido à ausência de papéis, é comum que muita gente se sinta desconfortável com o uso da opção. Mas o DDA é um procedimento totalmente seguro — que, inclusive, diminui as chances de erros de cobrança e fraudes.

As operações realizadas por meio do recurso ficam registradas nas movimentações da conta-corrente, e podem ser averiguadas a qualquer momento. Assim, a documentação dos processos acontece da mesma forma, e o morador pode ficar tranquilo para comprovar o seu pagamento.

Evitar fraudes

Ocorrência de fraudes em boletos foram mitigadas a partir da obrigatoriedade do registrado do boleto sendo adotado pelo Febraban como medida de segurança: assim a Robotton iniciou a geração de boletos da cota condominial do seu condomínio de forma registrada.

Melhoria na gestão administrativa do condomínio

Com o DDA, a gestão administrativa do condomínio também melhora bastante. Os relatórios passam a apresentar registros mais precisos a respeito de quem já realizou os pagamentos, qual foi a quantia aplicada e quando essa operação foi realizada. Isso evita que cobranças sejam realizadas sem necessidade e serve para manter um histórico financeiro de cada morador.

Caso seja necessária uma fiscalização de contas mais detalhada e particular, basta consultar esses documentos e apresentar as respostas solicitadas. É válido apenas lembrar que, se algum dado divergir durante o pagamento, a instituição bancária deve ser contatada o quanto antes para confirmar o que aconteceu, seja por parte do condômino ou do condomínio.

Pronto! Agora não restam mais dúvidas de que o DDA é uma excelente ferramenta para facilitar a cobrança de condomínio, certo? Então, que tal apresentar a alternativa no local onde você vive? Com uma boa conversa, ela pode se mostrar bastante útil para a maioria das pessoas e ser adotada oficialmente para otimizar questões internas.

Enfim, gostou deste conteúdo? Aproveite para seguir nossa página no Facebook e no LinkedIn para ter acesso a outras novidades e informações como esta!

Comentários