Administração, robotton, condominios, são paulo

Aprenda a lidar com condôminos inadimplentes de uma vez por todas!

Saiba como lidar com a inadimplência no seu condomínio

Publicado em 6 de Outubro de 2021
Tempo de leitura:

A taxa média de inadimplência condominial no Brasil, por exemplo, gira em torno de 15%.  O que poucos pensam é que se grande parte dos condôminos deixa de pagar, oneram ainda mais aqueles que mantém suas contas em dia. Sem um controle rigoroso, a inadimplência em condomínio pode atingir um grau preocupante e passar a atrapalhar toda a administração.  

Fazer uma boa gestão financeira pode ser complicado para o síndico caso enfrente a situação de ter condôminos inadimplentes, por exemplo. Os motivos pelos quais as pessoas permitem que isso aconteça são tão variados quanto às consequências que a inadimplência pode trazer para a rotina de um condomínio. 

Mas como um síndico pode enfrentar o desafio de lidar com condôminos inadimplentes?  

Divulgue a lei sobre inadimplência 

No Código Civil o artigo 1.336 se ocupa em relatar os deveres dos condôminos, o qual deixa bem claro as obrigações com a contribuição de cada um nas despesas. Por meio disso, a consciência das implicações consequentes ao atraso nas taxas condominiais passa a ser mais disseminada por todos, tornando a obrigatoriedade do pagamento até o vencimento, uma relação de responsabilidade social.   

Tome cuidado ao comunicar dívidas 

Uma das obrigações do síndico é prestar contas para todos os condôminos a respeito da situação financeira, até o esclarecimento dos porquês de alguns problemas estarem ocorrendo na rotina do prédio, como a falta de algum serviço ou a redução da disponibilidade de algum material. 

Contudo, é importante que essa atividade seja feita com cautela, principalmente quando as contas estiverem sendo influenciadas por falta de contribuições condominiais que não estão sendo saldadas. 

Faça acordos da melhor forma possível 

Uma das formas de enfrentar o furo nas contas é a busca de acordos com os devedores, sendo o parcelamento de dívidas, o mais comum, por ajudar quem quer pagar a fazê-lo de uma maneira que não prejudique tanto as finanças pessoais.  

Contudo, há algumas considerações a serem feitas na hora de firmar um acordo. Uma delas é que o síndico não pode diminuir o valor da dívida e nem perdoar os juros e multas que correram até o dia do acordo, salvo se uma decisão em assembleia determine o cancelamento ou redução de parte dos juros para seguir com o orçamento em azul.  

Lembre-se que o condomínio não é instituição financeira, assim é prudente que o acordo não tenha longo prazo, até mesmo para não influenciar na formação de novos devedores. 

Procure alternativas antes que as dívidas aumentem 

Uma ótima forma de conseguir diminuir a inadimplência é criar eventos para a discussão de tipos de acordos que podem ser feitos, para que os condôminos fiquem cientes de que há alternativas para acabar com o problema e sair da situação de inadimplente. 

Também podem ser organizadas reuniões individuais com as pessoas nessa situação, e estas têm a possibilidade de ocorrer até mesmo na empresa contratada para fazer a cobrança dos inadimplentes. 

Contrate o serviço de: Arrecadação Garantida 

Outra maneira de fugir das consequências que condôminos inadimplentes podem causar é trabalhar com o chamado "Condomínio Garantido". Essa opção garante o recebimento de 100% das receitas programadas, não deixando que uma pessoa ou mais prejudique o fluxo de caixa do condomínio. Seguem os maiores benefícios para este modelo de atuação: 

- Arrecadação 100% do valor provisionado; 

- Cobrança de inadimplentes por conta da contratada (administradora), sem incomodo ao síndico; 

- Tranquilidade para executar o planejamento orçamentário; 

- Fim dos transtornos causados pela inadimplência; 

- Eliminação da antecipação das custas judiciais e despesas com honorários advocatícios ao condomínio. 

Lidar com condôminos inadimplentes não é uma tarefa simples, porém, com essas dicas, esperamos que os resultados positivos apareçam rápido no lugar onde você mora. 

Nova call to action

Comentários