Cotidiano

Condomínio verde: 7 dicas para tornar seu condomínio sustentável

Para tornar o seu condomínio sustentável, é necessário utilizar os recursos naturais de forma inteligente (água e energia), reduzir a produção de lixo, o que ajuda na diminuição da poluição e degradação ambiental, melhorando a qualidade de vida de todos os condôminos.

Publicado em 7 de Outubro de 2019
Tempo de leitura:

Para tornar o seu condomínio sustentável, é necessário utilizar os recursos naturais de forma inteligente (água e energia), reduzir a produção de lixo, o que ajuda na diminuição da poluição e degradação ambiental, melhorando a qualidade de vida de todos os condôminos.

Dessa forma, você contribui não só para o condomínio em que vive, mas também para o meio ambiente. A seguir, a Robotton lista 7 dicas para tornar o seu condomínio sustentável. Confira! 

  1. Adote a reciclagem de lixo e coleta seletiva

Um dos mais graves problemas ambientais está na produção de lixo, que ocupa espaço, consome combustível ao ser transportado para os aterros diariamente, emite gases e, ainda, polui a água e o solo.

Um programa de coleta seletiva e reciclagem no condomínio ajuda a reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros e também reduz a demanda por matéria-prima, já que o material é reciclado e reaproveitado.

  1. Pratique a compostagem

A compostagem consiste no aproveitamento da matéria orgânica que iria para o lixo e usá-la para fazer adubo natural, que pode ser aplicado nos jardins e plantas do próprio condomínio ou usado fora dele, na agricultura.

  1. Mantenha uma horta

Um verdadeiro condomínio verde precisa de uma horta coletiva ou, pelo menos, pequenas hortas individuais nas casas ou apartamentos. Ao cultivar as próprias plantas, os moradores eliminam a poluição ambiental, que ocorre no transporte e refrigeração desses alimentos.

  1. Ofereça coletor de pilhas e baterias

Sabemos que o lixo jogado na água prejudica muito o meio ambiente, mas o que muita gente desconhece é que pilhas e baterias têm efeitos ainda mais graves.

Para evitar esse problema, um condomínio verde pode manter um coletor para estimular os moradores a descartar esses itens de forma responsável.

  1. Use lâmpadas LED

Cada vez mais baratas, as lâmpadas de LED são ambientalmente mais amigáveis que as concorrentes tradicionais, consumindo menos eletricidade e durando mais. Além disso, em muitos casos, um conserto simples pode mantê-las funcionando por um bom tempo e, ainda, contribuem para redução na conta de luz!

  1. Instale um sistema de captação de água da chuva

A conta de água é a principal vilã das taxas de condomínio em muitos lugares. Assim, um sistema de captação pode ajudar a reduzir o consumo, e a água reutilizada pode ser aproveitadas nas descargas, irrigação de plantas e limpeza das áreas comuns.

  1. Produza energia solar

Muitos síndicos com visão de futuro estão investindo em placas fotovoltaicas que permitem a captação de energia solar. Em alguns casos já registrados no Brasil, é possível ligar essa produção à rede elétrica para que a conta de luz fique negativa. Assim, o condomínio recebe dinheiro da companhia elétrica por produzir mais energia do que consome — uma prática que faz bem ao meio ambiente e ao bolso.

Um condomínio verde não é importante apenas para o meio ambiente ou para a cidade: ele tem impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos seus moradores, que podem ter mais contato com áreas verdes, redução nas despesas e a sensação de contribuir para um mundo melhor. 

Achou este post interessante? Então, compartilhe com seus amigos e vizinhos pelas redes sociais!

Comentários