Cotidiano, condominios, são paulo

Robotton Responde - Posso deduzir o aluguel que eu pago na declaração do IR?

Saiba se é possível deduzir as despesas de condomínio no Imposto de Renda

Publicado em 4 de Março de 2022
Tempo de leitura:

O prazo para declaração do imposto de renda para pessoa física está chegando, este ano, o período para a declaração será menor, diferente dos anos anteriores. O programa para preenchimento do Imposto de Renda 2022 será liberado a partir das 8h do dia 7 de março e o prazo para entrega da declaração terminará em 29 de abril às 23h59. Mais de 34 milhões de declarações são esperadas no Imposto de Renda este ano. Uma dúvida comum aos contribuintes é referente a dedução do aluguel na declaração do IR. Confira a resposta.  

Não é possível deduzir as despesas pagas a título de aluguel no Imposto de Renda, porém as regras para proprietário e inquilino são diferentes na hora da declaração.  

Declaração do proprietário 

Os aluguéis recebidos devem ser informados na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior. Mesmo que o aluguel recebido esteja abaixo do valor que obrigava a recolher o carnê-leão, o rendimento tributável recebido de aluguel deve ser informado na declaração do Imposto de Renda. 

Se tiver recebido mais de um aluguel por mês, some e informe o total dos valores recebidos, mês a mês. Neste caso, é possível deduzir apenas a comissão paga à administradora do imóvel quando o encargo tenha sido exclusivamente pago pelo proprietário.  

O proprietário e o inquilino nunca devem declarar a administradora como a fonte pagadora dos aluguéis. A identificação que deve constar na declaração é a da pessoa jurídica que de fato é inquilina. 

Declaração do inquilino 

Se o contribuinte pagou aluguéis, os valores devem ser informados na declaração de imposto de renda. A quantia a ser declarada refere-se apenas às mensalidades pagas durante o ano passado. Eventuais despesas com o pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU), seguro de incêndio e taxas de condomínio, caso estejam incluídas no contrato de locação, não devem ser informadas na declaração. 

 

Fonte: Receita Federal 

Comentários