Administração, robotton, condominios

Ascensão das mulheres ao cargo de síndico

Pesquisa mostra que a presença de mulheres na gestão de condomínios cresceu 22%

Publicado em 8 de Março de 2022
Tempo de leitura:

Dentre as principais características de um bom síndico estão a capacidade de ser multidisciplinar, resiliência e empatia em lidar com conflitos e o comprometimento com o exercício da função, neste cenário, vemos a ascensão das mulheres no exercício da profissão.  

De acordo com o censo realizado pelo SindicoNet, em 2021, realizado com mais de 5 mil pessoas em todo o Brasil, as mulheres já ocupam 39% dos cargos de síndico de condomínios no país.  

A pesquisa respondida por 3.220 síndicos moradores e síndicos profissionais de condomínios mostra que 60% dos gestores são homens. As mulheres representam 39% da função (22% a mais que no Censo de 2018), sendo que 32% das que trabalham na função de síndica são síndicas profissionais. Além disso, 1% se identificou com o gênero não-binário/outro. 

O estudo identificou ainda que as síndicas de condomínios atuam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, entre outros. 

Embora elas ainda não constituam a maioria na função, a gestão feminina está cada vez mais ativa e presente no mercado condominial. 

Comentários