Cotidiano

O período de chuvas começou! Como proteger seu condomínio?

Confira dicas de como se proteger no período das chuvas em São Paulo.

Publicado em 12 de Fevereiro de 2020
Tempo de leitura:

Os temporais típicos de verão começaram e, como todo ano, muitas cidades sofrem com as enchentes, queda de árvores, desabamentos, tempestade de raios, que comprometem a rede elétrica, entre outros transtornos comuns aos noticiários nesta época. Nos condomínios, a situação não é tão diferente. Estragos à estrutura dos prédios, danos nos equipamentos, infiltração em telhados, alagamento de garagens subterrâneas são algumas das principais adversidades.

A segurança dos condôminos é a prioridade neste momento, cuidados com o empreendimento também são necessários para minimizar os riscos iminentes nesta época. Por isso, separamos algumas dicas de como agir nos dias de temporais para evitar que os transtornos sejam mais graves e até mesmo fatais.

  • Evite o uso dos elevadores, nestas ocasiões as quedas de energia são frequentes, opte pelas escadas para não correr o risco de ficar preso no elevador, mas caso esteja no equipamento, mantenha a calma e aguarde o resgate;
  • Se a água atingir as tomadas, peça ao síndico para desligar imediatamente os disjuntores, e apenas os religue na presença de um profissional;
  • Se algum cabo da rede elétrica se romper, mantenha-se distante e entre em contato com a companhia de energia elétrica;
  • Em caso de alagamentos nas garagens, não tente remover os veículos, aguarde a água baixar para evitar acidentes;
  • Mantenha janelas e portas de sacadas fechadas quando for sair, isso evita alagamento de sua unidade;
  • De maneira alguma toque em matérias elétricos durante a tempestade, seja para ligar ou desligar, isso aumenta as chances de tomar um choque;
  • Espere a tempestade passar para tomar banho, o uso do aparelho, também pode causar choque;
  • Não permita que as crianças fiquem brincando nas áreas comuns como playgrounds e piscinas, lembre-se segurança sempre em primeiro lugar.

A chuva passou e agora?

Esta é a hora de contabilizar os prejuízos, minimizar os transtornos e se prevenir para as próximas chuvas. A primeira recomendação ao síndico é verificar se todos os condôminos estão bem e seguros, a integridade física de todos vem em primeiro lugar nestas situações. Em situações em que a tempestade causa uma enchente que atinja totalmente o condomínio, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros e o seguro condominial o mais breve possível. Contratar uma empresa especializada em perícia é uma boa saída para entender os prejuízos e estimar os custos.  

Após essa primeira etapa, será necessário realizar uma grande limpeza no condomínio para tirar os resquícios do temporal. Confira algumas dicas para voltar a rotina do condomínio:

  • Fique sempre atento aos ambientes com água acumulada, principalmente pratos de plantas.
  • Solicite aos moradores que os animais de estimação não fiquem nas áreas comuns, principalmente façam suas necessidades nestes locais;
  • Inspecione as áreas comuns e unidades para identificar vazamentos e infiltrações;
  • Verifique a limpeza das calhas e ralos e a tubulação de água de chuva e esgoto para que fiquem livres evitando problemas de vazamentos.

Não é recomendado a execução de obras e reparos em dias de chuva, por mais que tempestade tenha passado, seja paciente aguarde o período de estiagem. Em caso de obras emergenciais, contrate profissionais especializados.

 

Dica Robotton:

Cadastre seu CEP e receba alertas da Defesa Civil. É fácil, basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. Após a confirmação você irá receber alertas sobre a sua região.
Confira no site da defesa civil mais informações! Link

Comentários