ISO37001

Como a piora no ranking mundial de percepção da corrupção pode afetar seu condomínio?

O estudo da IPC analisa a percepção da população com relação a corrupção. E a situação do Brasil está cada vez pior.

Publicado em 7 de Fevereiro de 2020
Tempo de leitura:

O Brasil alcançou a pior posição no ranking mundial de percepção da corrupção em 2019. De acordo com o um levantamento da Transparência Internacional, divulgado no final de janeiro, o país teve o 5º recuo seguido e passou a ocupar a 106ª posição, dentre os 180 países estudados, no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), o pior resultado desde 2012. A nota brasileira foi de 35 pontos, A escala do IPC vai de 0 a 100, na qual 0 significa que o país é percebido como altamente corrupto e 100 significa que o país é percebido como muito íntegro.

Mas o que isso significa?

A pesquisa que define o IPC de um país, mede a percepção da população diante da corrupção. Quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto. O índice analisa aspectos como propina, desvio de recursos públicos, burocracia excessiva, nepotismo e habilidade dos governos em conter a corrupção. E, pontua e classifica os países com base no quão corrupto o setor público é percebido por executivos, investidores, acadêmicos e estudiosos da área da transparência.

Como isso afeta os condomínios?

A corrupção não está restrita a esfera pública, nos condomínios, práticas ilícitas tendem a ser recorrentes e, nesse cenário, os moradores ficam às escuras. As maneiras da corrupção condominial se manifestar são inúmeras, desde recebimento de comissão junto a prestadores de serviços fornecedores até compras particulares com o dinheiro do prédio. Esse comportamento não é apenas antiético, como é crime passível de pena de quatro anos de prisão.

 

Como se precaver da corrupção nos condomínios?

Os condôminos podem recorrer a algumas estratégias, para evitar esse tipo de situação, como participar das assembleias, fiscalizar a administração, exigir a prestação de contas, e ficar sempre atento a situações que possam parecer sintomas, como uso injustificado do fundo de reserva.

Outra solução é contratar uma administradora que apresente certificação ISO 37001.

O que é ISO 37001 e como ela se aplica em administradoras?

A ISO 37001 é a mais nova norma internacional desenvolvida para implementar um sistema de gestão antissuburno e garantir transparência em todas as atividades. Ela auxilia governos, empresas e ONGs a desenvolverem ou otimizarem seus programas globais por meio de da padronização de procedimentos. A ISO 37001, determina que toda empresa deve apresentar um programa que seja adequado à realidade do negócio, ajustando-se às regulamentações, às leis e ao mercado em que está inserida.

Quando uma empresa recebe essa certificação, demonstra que sua conduta está comprometida ética e legalmente e que possui uma política de gestão de qualidade. Por isso, a norma serve de garantia para que os clientes saibam que a empresa está em conformidade com todos os critérios da política antissuburno. Para ganhar e manter a certificação é preciso seguir em sua totalidade uma série de requisitos e boas práticas, pautados em rigorosos padrões internacionais.

Com o propósito de deixar como legado um mundo sustentável e melhor, pautada nos pilares de transparência, ética e confiança, a Robotton foi pioneira na obtenção deste certificado que comprova que a administradora, e consequentemente todos os seus colaboradores concordam com os requisitos e políticas da norma, combatendo e mitigando qualquer ato de suborno ou corrupção em seus negócios, estendendo e exigindo as mesmas práticas e postura por parte de seus fornecedores.

Gostou desse tema? Saiba mais no texto O que é a certificação ISO 37001 antissuborno e qual a importância para o seu condomínio?

Comentários