robotton, condominios, são paulo

Como reduzir os custos no seu condomínio

Confira como enxugar os gastos e manter a saúde financeira do condomínio

Publicado em 28 de Julho de 2021
Tempo de leitura:

Principalmente em tempos de crise, com os altos índices de desemprego, produtos e serviços cada vez mais caros, a pressão dos condôminos sobre o síndico do prédio para redução dos gastos está cada vez maior. É preciso ter um olhar mais atento para tentar enxugar todos os gastos, manter a saúde financeira do condomínio e não estremecer as relações internas. 

Porém, reduzir os gastos é um dos principais desafios e uma das maiores preocupações presentes na rotina do síndico. 

Por que é importante gerir os custos do seu condomínio? 

Reduzir os custos pode representar maior otimização de recursos e economia para o condomínio, que seguirá oferecendo serviços qualificados aos condôminos. Uma das finalidades de uma boa gestão é cortar custos sem reduzir a qualidade dos serviços. Isso é o que se chama administração consciente. 

Dentre as inúmeras vantagens, podemos citar: 

  • Taxa condominial adequada com a realidade do condomínio 
  • Diminuição da inadimplência 
  • Continuar com um serviço de qualidade 
  • Manter o bom relacionamento entre síndico e condôminos 

Gestão da folha de pagamento 

Essa é uma das principais despesas de um condomínio. Ela não envolve apenas salários, mas também uma série de obrigações trabalhistas da empresa, como FGTS, INSS, férias, 13º salário, preenchimento do e-Social e assim por diante. A gestão da folha de pagamento é extremamente importante para a saúde financeira do condomínio. É necessário fazer uma análise detalhada da folha para evitar gastos adicionais com horas extras, acúmulo de função e adequação dos horários de trabalho. 

Economia de água e energia 

Os gastos com água são considerados a segunda maior despesa do condomínio, um valor entre 12 a 15% da receita geral. Economizar esse insumo, além de trazer benefícios financeiros ao seu condomínio, também o tornará mais sustentável. A conscientização dos moradores é sempre uma boa estratégia para a redução de custos, mas, também é possível implementar outras medidas de economia, como utilização de água de reuso, identificar e corrigir vazamentos, utilizar tecnologias como redutores de pressão e temporizadores, e substituir a mangueira por baldes.  

Outra despesa que pode ser reduzida é a conta de energia elétrica, que vem passando por constantes reajustes. Sem dúvida, o setor energético vive um momento de instabilidade, em que o consumidor acaba pagando os prejuízos. Uma maneira de economizar, é optar por lâmpadas fluorescentes ou LED e investir em tecnologia como sensores de luz.  

Manutenção preventiva 

Pensar em um plano de manutenção preventiva envolve a consideração de reparos necessários por meio de ações práticas. Manter tudo funcionando corretamente possibilita a realização de orçamentos e pesquisas de mercado, dessa maneira é possível identificar a melhor proposta e os melhores fornecedores. 

A maioria das dificuldades geradas quando há a falta de manutenção pode impactar a vida de todos os moradores, causando problemas emergenciais que dependerão de investimento imediato para a reparação. 

A receita e as despesas de qualquer empresa, assim como as dos condomínios, devem estar sempre equilibradas na balança financeira. Quando as despesas acabam limitando a utilização da receita para outros fins, é necessário fazer um estudo de corte de custos para não haver um desequilíbrio. 

Se você quer saber mais sobre como reduzir custos no seu condomínio, baixe nosso material sobre o tema. 

Guia para a redução de custos em condomínios

 

Comentários