Administração

4 fundamentos básicos para gestão de pessoas no condomínio

A gestão de pessoas no condomínio é um dos aspectos essenciais para o sucesso. É preciso lidar corretamente com os profissionais de serviços gerais, com os seguranças e com as equipes de manutenção. Inclusive, é indispensável ter um bom relacionamento com os condôminos, pois tudo isso favorece a atuação do síndico.

Publicado em 29 de Outubro de 2019
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A gestão de pessoas no condomínio é um dos aspectos essenciais para o sucesso. É preciso lidar corretamente com os profissionais de serviços gerais, com os seguranças e com as equipes de manutenção. Inclusive, é indispensável ter um bom relacionamento com os condôminos, pois tudo isso favorece a atuação do síndico.

Para ter sucesso na tarefa, é crucial executar as boas práticas. Então, nada melhor que conhecer os pilares de um contato de qualidade com os diversos indivíduos.

A seguir, confira 4 fundamentos da gestão de pessoas no condomínio e saiba como aplicar essas boas práticas.

1. Mantenha a boa comunicação

Ter um diálogo de qualidade faz com que o processo aconteça da melhor maneira. Por isso, é importante abrir e utilizar os canais de comunicação. Mais que falar, é fundamental saber ouvir, para reconhecer demandas dos condôminos ou dos funcionários, por exemplo.

O síndico também deve entender como comunicar problemas e dar notícias ruins. Se uma reforma de emergência será necessária e vai impactar a taxa condominial, o lugar certo para discutir isso é em uma assembleia extraordinária. Se um funcionário tiver que ser dispensado, é fundamental praticar a empatia. Desse modo, a comunicação acontece sem ruídos e passa a ser especialmente efetiva.

2. Priorize a transparência

Para uma boa gestão de pessoas do condomínio, é essencial entender que o papel de síndico envolve a vida de muita gente. Qualquer modificação nos valores impacta a vida financeira dos condôminos, por exemplo. De um jeito semelhante, mudanças na equipe alteram as condições dos profissionais.

Para não assumir uma posição autoritária e questionável, é fundamental priorizar a transparência. Justifique todas as decisões, apresente as informações pertinentes e não deixe de prestar contas. Isso evita que as pessoas tenham dúvidas sobre a sua conduta, o que poderia atrapalhar a qualidade do relacionamento.

3. Incentive a participação

Como dito, a comunicação é uma via de mão dupla e deve ser aproveitada como tal. Portanto, não basta ser um síndico que fala muito, mas que não ouve. É preciso entender os anseios das pessoas para que a gestão seja efetiva e inclusiva. É, até mesmo, um jeito de aumentar a satisfação com o processo.

O ideal é buscar sugestões e demandas dos condôminos, bem como reclamações e exigências específicas. Por parte dos funcionários, compreenda como é o clima de trabalho e o que poderia ser diferente. Ainda que nem tudo possa ser atendido ao mesmo tempo, a participação já traz resultados positivos. Além disso, é um jeito de ter um direcionamento de atuação.

4. Aproveite o poder da tecnologia

Para cuidar de diversas tarefas do condomínio, a tecnologia é muito bem-vinda. Com a comunicação e gestão de pessoas, não é diferente. Ao adotar um bom aplicativo, por exemplo, é possível ter total integração e aproveitar um desempenho adequado.

Por meio do recurso, é possível, entre outras coisas, armazenar contratos, fazer fluxos de caixa e realizar balancetes. Isso ajuda a prestar contas e torna a atuação muito mais transparente.

Também possibilita a comunicar com grupos específicos de condôminos ou o envio de notificações para diversas ações, como a chegada de convidados ou encomendas. Para melhorar, permite acompanhar os profissionais contratados e favorece o compartilhamento de informações. Na prática, é uma ótima ferramenta para tornar o gerenciamento especialmente profissional.

Portanto, realizar a gestão de pessoas no condomínio é essencial para alcançar bons resultados. Com essas práticas, é possível ter uma atuação melhor e ainda ajuda a evitar diversos problemas.

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