Cotidiano

Como melhorar a convivência em condomínio?

Como melhorar a convivência em condomínio?

Publicado em 4 de Janeiro de 2018
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Dividir o espaço com outras pessoas envolve muita compreensão e entendimento por parte de todos os envolvidos. Um bom retrato dessa experiência é o condomínio, onde moradores com diferentes hábitos e costumes devem conviver em harmonia e em respeito continuamente.

Nesse sentido, é papel do síndico intermediar as mais diversas situações com sabedoria, calma e responsabilidade. A convivência pode ser sempre agradável, desde que haja regras e que elas sejam devidamente cumpridas em igualdade.

Para tanto, é essencial marcar reuniões e discutir com todos as determinações apresentadas. Assim, é possível ouvir os mais variados posicionamentos e até mesmo aproximar os vizinhos, fazendo com que se conheçam melhor e entendam as necessidades um do outro.

Contudo, devido à diversidade de ideias e opiniões, talvez seja um pouco difícil chegar a um acordo preciso. Sendo assim, algumas decisões já devem estar preestabelecidas pelo síndico, tanto para facilitar o processo de integração dos condôminos quanto para que novos habitantes já adentram o condomínio sabendo a respeito de permissões e negativas.

Mas como fazer isso e continuar incentivando a harmonia no ambiente? É o que vamos mostrar agora. Continue a leitura!

Construa regras com objetivos apropriados

Não basta simplesmente determinar que o barulho seja tolerado até as 22h ou que os animais de estimação não podem circular sem coleira no estacionamento. As pessoas têm uma melhor aceitação pelas regras se perceberem que seus objetivos são corretos e justificados e que isso contribuirá para o bem maior.

Portanto, lembre-se de que exemplificar as regras e explicar pormenores é muito importante, até mesmo para evitar questionamentos infundados ou qualquer comportamento exaltado por parte dos moradores. Dê acesso ao documento de regras a todos, principalmente de forma eletrônica (PORTAL DA ADMINISTRADORA), e também se coloque à disposição para conversar pessoalmente.

Se possível, marque um evento sempre que a lista de regras for atualizada, para refrescar a memória dos condôminos. Parabenize pelo cumprimento destas e não só reitere os objetivos, mas também mostre como eles contribuíram para a paz do local ao serem colocadas em prática corretamente.

Realize eventos periódicos no condomínio

É muito importante que o síndico se mostre presente dentro do condomínio. Ele é uma figura de autoridade, responsável pela administração do local e pelas necessidades dos moradores, devendo estar na ativa e mostrar seu trabalho. Assim, os eventos periódicos no condomínio podem ajudar muito nisso.

Comunicados, anúncios, prestação de contas e apresentações formais de qualquer novidade devem ser feitas por meio de assembleias ou reuniões, sempre registradas em ata divulgada a todos os stakeholders. Essa iniciativa garante que as informações sejam repassadas de forma segura e registrada, principalmente aos ausentes da reunião, de modo a evitar conflitos e alegações de que algo não foi devidamente repassado.

Esses eventos, porém, também podem ter um cunho mais descontraído. A integração de todos os condôminos é essencial, bem como a importância de saber com quem você está convivendo. Promova dinâmicas, abra um espaço para opiniões e troca de ideias e deixe sempre um momento reservado para sugestões.

Não espere algo acontecer para realizar um evento, o qual deve ser um procedimento constante justamente para prevenir qualquer transtorno.

Tenha um bom canal de comunicação com as pessoas

Os eventos periódicos não devem ser o único canal de comunicação entre os moradores. Afinal, questões de segurança, reclamações e dúvidas surgem a todo o momento e algumas delas não podem esperar. Aproveite, então, os benefícios da tecnologia e crie mais oportunidades de comunicação entre síndico, moradores e funcionários.

Hoje é possível utilizar aplicativos de mensagens instantâneas, e-mails colaborativos e fóruns na internet para comunicar qualquer informação de maneira rápida e eficiente sempre que isso se fizer necessário. Não deixe de trabalhar também com meios mais clássicos, como os murais de recado e cadernos de registro. Em um condomínio, quanto mais multiplicada for a informação, mais fácil atingirá a todos os moradores.

Determine uma agenda e horários de atendimento

Em geral, o síndico precisa estar disponível para atendimento dentro das dependências do condomínio. Porém, como a maioria, ele também tem seus compromissos e afazeres pessoais e por vezes não consegue fornecer um auxílio imediato, ou ainda precisa de um tempo para avaliar a situação e retornar adequadamente.

Para não deixar os moradores na mão e ter as solicitações sempre gravadas, é interessante manter uma agenda de atendimento e escolher horários específicos para estar disponível durante os turnos da manhã, da tarde e da noite. Dessa forma, é possível atender quem só tem disponibilidade para conversar em algum momento do dia, sem deixar de conservar seus momentos particulares.

Essa também é uma questão de ordem, que delimita abertura suficiente para os condôminos. Não é difícil encontrar pessoas um pouco mais sistemáticas e insistentes, e isso é uma excelente alternativa para conter qualquer manifestação mais calorosa de quem tem essa personalidade.

Apresente os funcionários aos moradores

Imagine você como cliente em uma loja. Você fica mais seguro ao realizar uma compra se conhecer seu atendente ou a equipe com quem está conversando, certo? Em um condomínio, as coisas também são assim. Os moradores devem saber quem está ali realizando o serviço de rotina diária para se sentirem mais tranquilos em casa.

Procure sempre fazer reuniões de apresentação de funcionários assim que o quadro for atualizado. Durante os eventos periódicos, solicite também a presença da equipe, pois ela faz parte do cotidiano e sabe o que se passa no ambiente.

Estimule o respeito dos moradores aos funcionários para que o trabalho feito diariamente seja reconhecido e valorizado. É importante ressaltar que um condomínio é um espaço grande e que, sem a contribuição de todos, é impossível que a convivência e o dia transcorram bem.

Trabalhe a conscientização a respeito da convivência em condomínio

Muitos moradores têm a imagem do síndico como uma pessoa chata e rígida. Diante disso, por vezes, o trabalho diário pode ser cansativo e um pouco frustrante. Mas não desanime! Você é quem mantém todas as peças deste quebra-cabeça chamado condomínio juntas. Querendo ou não, todos se inspiram em você e sabem que devem ouvi-lo em primeiro lugar, até mesmo para terem as ideias e sugestões acatadas.

Aproveite essa oportunidade para conscientizar a convivência no condomínio. Seja sempre paciente, ouça todos os lados e atue como um verdadeiro conciliador. Ao perceberem os resultados, os moradores verão o quanto o respeito predomina no condomínio e estarão ainda mais dispostos a colaborar com você.

Se sentir dificuldades na tarefa, não hesite em procurar a intervenção de uma empresa especialista em administração de condomínios. Ela pode ser de grande ajuda na organização de suas funções e na escolha de uma equipe com um desempenho positivo para manter tudo em seu devido lugar, sempre com muito cuidado e atenção.

Melhorar a convivência em condomínio pode ser sim uma atividade prazerosa e repleta de bons frutos colhidos. Basta muita paciência e determinação para conseguir o feito. E com as dicas deste artigo, com certeza tudo ficará ainda mais simples!

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