Como economizar água no seu condomínio?

Medidas simples que podem impactar a vida financeira do seu condomínio e torná-lo sustentável

Publicado em 22 de Março de 2021
Tempo de leitura:

 

De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) feito em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. O brasileiro consome em média pouco mais de 163 litros de água por dia, 53 litros acima do que a ONU afirma ser o suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Por isso, torna-se cada vez mais urgente a necessidade de medidas conscientes para diminuir o consumo de água.  

Em condomínios, existem inúmeras medidas simples que se tornam aliadas a racionalização dos recursos hídricos, campanhas de conscientização, controle de vazamentos, instalação de temporizadores, água de reuso, entre tantas outras. A cultura de conscientização do consumo de água deve ser amplamente divulgada, assim como, atualmente, são as campanhas de reciclagemListamos aqui quatro iniciativas para você transformar seu condomínio, economizar água e torná-lo mais sustentável. Confira!  

Água de Reuso 

Utilizar água de reuso é uma excelente opção para economizar o recurso em seu condomínio. Além da água da chuva, é possível reaproveitar a água cinza, ou seja, aquela proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. Os benefícios da reutilização de água são muitos: além de uma solução sustentável para preservar os recursos do meio ambiente, também traz economia na conta de água no fim do mês e uma segurança para os moradores em caso de crise hídrica. Com a utilização da água de reuso, é possível economizar até 50% na conta de água de acordo com a capacidade do sistema. 

A água de reuso pode conter sujeiras, oleosidade, químicos de sabão, por isso, pode ser necessário fazer o tratamento dessa água, e seu uso deve ser restrito a atividades que não exijam água potável como lavagem de calçadas e áreas comuns, irrigação de jardins, espelhos d’água, descargas de vaso sanitário, por exemplo.  

Em edifícios mais novos já estão sendo implantados sistemas para captação e reuso da água da chuva. Nas construções mais antigas é necessário avaliar a viabilidade de instalação, mas normalmente é possível.  

Um sistema de captação eficiente consiste na utilização de cisternas para armazenagem da água que é captada através de tubulação própria para seu reuso, e separada da água potável e das provenientes de banheiros e cozinhas. 

Vazamentos 

Como economizar água em condomínio se não há uma fiscalização em relação aos vazamentos? Eles podem ser responsáveis pela maior parte do desperdício de água, principalmente se não puderem ser identificados à primeira vista. 

O síndico ou o zelador podem se encarregar de fazer inspeções periódicas para a checagem de vazamentos. No entanto, contar com suporte técnico pode facilitar ainda mais esse trabalho. Esse procedimento de inspeção pode reduzir em até 20% as contas de água do condomínio. 

Tecnologia 

Use a tecnologia a seu favor. Atualmente existem aparatos que ajudam a evitar o desperdício. Redutores de pressão e temporizadores podem ser instalados nas torneiras e chuveiros visando reduzir o consumo de água, tanto nas unidades quanto nas áreas comuns.  

A tecnologia também permite que os veículos sejam lavados a seco, se tornando uma alternativa sustentável para evitar desperdício de água com veículos. Dessa maneira, é possível realizar uma lavagem gastando muito pouca ou até mesmo nenhuma água.   

Busque ferramentas inteligentes que contribuam com a diminuição de gastos e de consumo de água no condomínio, como torneiras inteligentes, irrigadores temporizados, vasos sanitários mais modernos etc.  

Conscientização 

Um fator primordial para economizar água no condomínio é a conscientização de seus condôminos e funcionários. A mudança de atitude interfere diretamente na economia desse recurso hídrico. Para mobilizar os moradores a respeito do controle de gasto de água, algumas ações podem ser tomadas. 

Espalhe nas áreas comuns do prédio, lembretes sobre dicas simples que, quando adotadas em conjunto, diminuem o consumo de água e as contas. 

Por exemplo, não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira quando ensaboa as louças da cozinha e ao escovar os dentes. As campanhas de conscientização farão com que as pessoas entendam que também são parte da natureza e que dependem dela para sobreviver. 

Essas medidas além de ajudar o meio ambiente, no final do mês o resultado trará resultados positivos nas contas do final de mês. 

Seu condomínio já tem uma gestão sustentável?  

Comentários