Como as tecnologias têm mudado a vida condominial

Confira como os condomínios tem se transformado cada vez mais com as tecnologias

Publicado em 16 de Junho de 2021
Tempo de leitura:

O cargo de síndico exige, entre inúmeras outras competências, a capacidade de ser multidisciplinar. São muitas responsabilidades que acabam transformando a rotina em um grande desafio. Para facilitar o dia-a-dia, aumentar a produtividade, ajudar na organização e trazer mais comodidade e segurança, os condomínios têm investido cada vez mais em inovação.  

O uso de tecnologias está cada vez mais presente na vida condominial, sendo incluídas na rotina de moradores e síndicos para facilitar a gestão do empreendimento. A pandemia, também foi responsável por proporcionar uma aceleração e antecipação do uso das tecnologias nos condomínios e ajudou na quebra de alguns paradigmas.  

Assembleia Virtual  

A organização de uma assembleia presencial, quase sempre é bastante complexa. Definição de local, equipamentos, horário conveniente para todos, entre outras coisas, dificultam todo o processo. A assembleia virtual detém a mesma estrutura que uma presencial, ultrapassando as barreiras físicas, que geram problemas como falta de quórum, objetividade e organização.   

Com ela você aumenta a participação dos condôminos, que poderão acessá-la em qualquer lugar, a qualquer hora. Economiza tempo, por trazer um resumo das discussões realizadas, os condôminos gastam menos tempo na tomada de decisão. Garante mais segurança, por registrar todos as informações, votos e discussões em uma única plataforma, sem possibilidade de alteração. 

Aplicativos que facilitam a gestão 

Uma alternativa bastante conhecida e funcional, são os aplicativos de celular que auxiliam na rotina dos moradores e a gestão dos síndicos nas tarefas cotidianas.  

Existem muitas funcionalidades que podem ser feitas com o uso do aplicativo, tudo em segurança, de qualquer lugar. A Robotton oferece aos seus clientes o Aplicativo RobottonLine, que integra condôminos, portaria e administração em uma única solução.   

Envio de avisos, controle de documentos, reserva de área comum, gestão de ocorrências, controle de acesso, visualização de boletos, e várias outras funcionalidades que transformarão a maneira de gerir o seu condomínio. 

Portaria e Segurança Eletrônica  

A segurança eletrônica já faz parte da realidade de diversos condomínios espalhados pelo Brasil. O fortalecimento da defesa local é uma das principais promessas dessa solução junto à redução de custos. A ideia é esta: trocar a presença de porteiros presenciais por agentes que abrem e fecham portões e garagens remotamente.   

Para trazer mais proteção e conforto para os condôminos, a segurança eletrônica predial combina várias tecnologias para manter o controle sobre o condomínio 24 horas por dia.  

Economia Compartilhada  

economia compartilhada tem sido vista como a revolução do consumo mundial. Os negócios de compartilhamento se baseiam nos três pilares sustentáveis: ambiental, econômico e social. Suas práticas reduzem o uso de recursos naturais, economizam dinheiro e geram vantagens repartidas entre toda a sociedade. Essa ideia já está sendo procurada pelos condomínios, seja pela necessidade das pessoas em economizar de tempo, pela interatividade, comunicação, praticidade, segurança ou conforto.  

Internet das Coisas (Iot)  

De maneira resumida, a Internet das Coisas é a maneira como o físico está conectado e se comunicando com os usuários. Isso, é feito através de sensores inteligentes, softwares que transmitem dados para uma rede. Nos condomínios podemos citar os exemplos das tags utilizadas em veículos para ter acesso ao condomínio, ou dos sensores de elevadores que evitam acidentes. Tudo isso envolve a Internet das Coisas. 

As possibilidades de uso das tecnologias para condomínio são inúmeras. A digitalização ainda entregará frutos como: a integração dos dados e serviços do condomínio, através de APPs que possam centralizar todas as informações, bem como recorrência de serviços como compras de itens corriqueiros e recepção de notas fiscais e boletos dos fornecedores, itens que estão em constante evolução administrativa e reduzirá o esforço de síndicos e gestores prediais. 

Comentários