Cotidiano

5 dicas para uma bela decoração do hall de entrada do prédio

5 dicas para uma bela decoração do hall de entrada do prédio

Publicado em 5 de Setembro de 2018
Tempo de leitura:

Quando uma construtora planeja um novo empreendimento, seus profissionais de engenharia imediatamente começam a confeccionar a planta, idealizando a estrutura, a colocação de vigas de sustentação, e todos os aspectos que o tornarão alvo de cobiça dos futuros moradores.

Depois de construído — sob tijolos e concretos —, é a hora de ganhar contornos mais delicados com a criação de uma identidade visual condizente com o público que se espera atingir.

Partindo desse princípio, é preciso encantar à primeira vista, e nenhum espaço tem o poder de melhor proporcionar esse sentimento como o hall de entrada do condomínio, onde a finalidade é de gerar uma receptividade positiva e agradável.

Neste post, vamos ajudar a você, síndico, em uma difícil missão — a decoração do hall de entrada do prédio — com 5 dicas valiosas sobre o processo de possibilitar que, já no primeiro olhar, o futuro morador vivencie um sentimento de pertencimento ao lugar.

Continue a leitura e tenha ideias fantásticas para decoração e ambientação do hall de entrada do seu prédio!

Qual é a importância da decoração no hall de entrada?

Imagine chegar a um local e instantaneamente perceber uma atmosfera de bom gosto e sutilezas no ar! Essa primeira impressão, normalmente é causada por elementos que se destacam no ambiente e despertam um sentimento de bem-estar.

O hall de um prédio diz muito sobre o conceito do empreendimento, causando uma valorização impactante. A partir daquele ambiente decorado, com cuidado e elegância, é possível imaginar o que se segue nas demais dependências.

Lembre-se que esse é o ambiente de primeiro contato, seja para aqueles que estão em primeira visita, como também para os que já passaram pelo espaço mais vezes. Por isso, é fundamental desencadear diariamente o prazer de tramitar por ali.

A partir de agora, apresentaremos as dicas para decoração do hall de entrada de um prédio. Prossiga com a leitura! 

1. Escolha um estilo de decoração compatível com o visual do edifício

Ao pensar na decoração do hall de entrada de um prédio, leve em consideração alguns fatores, dentre eles, a compatibilidade com a arquitetura geral, o padrão financeiro e as opiniões dos moradores relatadas em assembleias.

O que se estabelece para a decoração no hall de entrada pode despertar no imaginário dos condôminos as mais variadas possibilidades, que servem de inspiração para suas próprias decorações.

Pense em poucos móveis, dispostos de forma harmônica com aproveitamento de toda a metragem disponibilizada. Não é necessário nada suntuoso! Escolha plantas médias, espelhos e quadros sem custos muito elevados para não demonstrar um ar de superioridade ou chamar a atenção para ações de pessoas mal-intencionadas.

2. Invista em boa iluminação

Há duas formas de pensar na iluminação da decoração do hall de entrada do empreendimento: a que norteia e dá acesso às demais dependências e a decorativa. A primeira requer um cuidado com a segurança e visibilidade, já a segunda produz um realce em todas as outras peças instaladas, como espelhos e bancadas, por exemplo.

Pensando nisso, instale fachos de luz em pontos estratégicos de modo a causar efeitos cintilantes e cheios de vida. Lembre-se que a iluminação dá ao espaço um clima de sofisticação e modernidade, oferecendo uma visão clean e intimista.

3. Tenha cuidado com os excessos

Há um ditado que diz que “menos é mais” e, nessa situação, faz todo o sentido. Uma boa decoração pode ter um projeto minimalista e ainda assim demonstrar uma grandiosidade ímpar.

Entenda que é um local de passagem, o qual precisa despertar a atenção, mas que não tem objetivo de deter as pessoas prolongadamente, até mesmo por uma questão de segurança.

Deve haver uma preocupação genuína com a sintonia experimentada por quem usufrui do espaço e a sensação de acolhimento que ele produz. Por isso, não é necessário criar um cenário exagerado, bastando adequar móveis e objetos de decoração.

Para isso, dê preferência a móveis tradicionais, como os famosos aparadores e as mesas de centro, e um bom conjunto de cadeiras macias ou estofados confortáveis. Muitas pessoas, embora geralmente não fiquem nesse espaço por muito tempo, usufruem do local, como nos casos de espera para um evento externo.

4. Acompanhe as tendências

Acompanhar a tendência não é necessariamente adotar os modismos, mas identificar em outros empreendimentos, algo similar ao seu condomínio, alinhando a decoração para não ser destoante dos prédios equivalentes.

Você pode pensar, por exemplo, nos tipos de pisos mais adequados, levando em consideração o número de crianças e idosos no seu prédio. Um piso antiderrapante é o mais indicado para esse público, pois pode evitar quedas e outros transtornos para a administração.

5. Conte com uma ajuda profissional e especializada

Quando assume a administração condominial, o síndico se compromete com tudo que diz respeito ao empreendimento, mas isso não quer dizer que tenha que fazer todos os processos sozinho!

Nesse momento, é importante poder contar com profissionais experientes, que podem auxiliar na decoração, e também no equilíbrio dos gastos, trazendo sugestões econômicas e eficientes. Um bom diálogo entre o síndico, o arquiteto e um design de interiores pode contribuir com um ambiente agradável e sofisticado. Esse trabalho conjunto permite a captação da essência desejada, sem gastar muito ou superlotar o espaço.

Isso porque um profissional especializado em decoração de ambientes tem expertise para o aproveitamento de todo o espaço, sem poluir o visual, além de saber usar as cores e materiais, de forma a transformar as combinações em algo bastante especial. É um trabalho de arte que merece um investimento adequado, com foco em um resultado único.

Muitas são as possibilidades para decoração do hall de entrada do condomínio. Basta estudar com critério o que se deseja oferecer em termos de um visual requintado e com estilo próprio. Os móveis, as plantas e a iluminação formarão um conjunto harmonioso e interessante.

O que você achou deste texto? Gostou das dicas sobre uma bela decoração do hall de entrada de um prédio? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Após concluir a assinatura, você receberá todas as nossas atualizações na sua caixa de entrada. Até mais!

Comentários