Administração

Como economizar água em condomínio? 8 dicas infalíveis. Aprenda!

Como economizar água em condomínio? 8 dicas infalíveis. Aprenda!

Publicado em 10 de Agosto de 2018
Tempo de leitura:

A economia de água e luz não é apenas uma forma de reduzir as contas no final do mês. Trata-se de uma atitude sustentável, ou seja, contribui para preservar o meio ambiente e para desenvolver a sustentabilidade econômica.

Atualmente, os governos procuram estimular racionamentos de água e, em alguns casos, o racionamento torna-se obrigatório. É uma forma de contornar dificuldades de abastecimento e evitar o consumo indiscriminado das fontes de água, que estão se esgotando com relativa rapidez.

Veja neste post 8 dicas infalíveis de como economizar água em condomínio!

1. Cubra a piscina do condomínio

As piscinas tendem a perder água naturalmente por meio da evaporação produzida pelo sol. Embora muitas pessoas julguem que a quantidade de água evaporada em piscinas seja irrelevante, a verdade é que esse volume pode ser bastante significativo.

Nesse caso, uma boa cobertura pode reduzir em até 90% a evaporação da água. Dessa forma, o condomínio pode economizar, durante o mês, um total de 378,5 litros de água. Percebe-se, assim, que a evaporação pode comprometer seriamente a gestão sustentável do condomínio.

Existem capas apropriadas para piscina, confeccionadas com essa finalidade. As capas térmicas, por exemplo, são um tipo de cobertura especial. Elas servem para as piscinas com água aquecida, evitando a queda de temperatura da água e a evaporação, que tende a ser maior devido ao aquecimento. Lonas também podem ser usadas.

2. Substitua a mangueira

Apesar de ser um equipamento tradicional e popular, a mangueira não ajuda muito a economizar água. A água sai da mangueira de forma praticamente aleatória e, para ser eficiente em sua função de lavagem, com longo alcance, o volume de água geralmente precisa ser elevado.

Uma sugestão é “aposentar” a mangueira (pelo menos, para a maior parte das atividades) e usar outro utensílio muito popular: o regador. Ele é ideal para controlar o volume de água gasta e pode ser usado em jardins com muita eficácia. Outro equipamento que pode ajudar a mangueira a ser mais sustentável é o esguicho revólver. 

Trata-se de um dispositivo confeccionado em plástico-ABS que deve ser engatado na mangueira. Ele é provido de gatilho e tem injetor regulador para a saída de água. Existem modelos que oferecem três formas de irrigação: jato forte (deve ser usado esporadicamente), pulverização cônica e pulverização na forma de “névoa”.

3. Inspecione periodicamente os vazamentos

Como economizar água em condomínio se não há uma fiscalização em relação aos vazamentos? Eles podem ser responsáveis pela maior parte do desperdício de água, principalmente se não puderem ser identificados à primeira vista.

Condomínios contam com instalação hidráulica complexa devido ao número de unidades e à área ocupada. Por isso, os vazamentos podem acontecer dentro das paredes ou sob o piso. Muitas vezes, a manutenção corretiva sai muito cara. O ideal é contar com manutenções preventivas e preditivas para evitar situações mais críticas.

O síndico ou o zelador podem se encarregar de fazer inspeções periódicas para a checagem de vazamentos. No entanto, contar com suporte técnico pode facilitar ainda mais esse trabalho. Esse procedimento de inspeção pode reduzir em até 20% as contas de água do condomínio.

4. Lave os carros a seco

A lavagem a seco vem se tornando uma alternativa sustentável para evitar desperdício de água com veículos. Caso exista espaço suficiente para a lavagem de carros, pode ser aplicado um spray com produto apropriado e usar panos de microfibra ou descartáveis para retirar a sujeira e dar brilho na lataria e na pintura.

Dessa maneira, é possível realizar uma lavagem gastando muito pouca ou até mesmo nenhuma água. Esse tipo de lavagem evita, inclusive, inconvenientes como o surgimento de mofo nos estofados devido à umidade.

5. Use os modelos mais modernos de vasos sanitários

Atualmente, já existem modelos mais econômicos de vasos sanitários. Em condomínios antigos, os modelos antigos podem representar gastos maiores de volumes de água.

Tanto nos apartamentos quanto nas áreas comuns, o ideal é usar o vaso sanitário com caixa acoplada. Dessa forma, será possível diminuir de 24 litros para 6 litros de água em cada descarga dada. Isso significa um consumo quatro vezes menor.

6. Individualize a água

Essa estratégia vem sendo adotada em alguns condomínios nas grandes cidades. Em vez do método tradicional de rateio, o condomínio pode contar com hidrômetros individuais, que registrarão o consumo de água por apartamento. Assim, cada família ou condômino pagará pelo que usar.

Essa estratégia tem a vantagem de incentivar a economia, já que ninguém desejará ficar gastando muita água para, ao final do mês, ter que arcar com uma conta de água elevada.

O problema é que o investimento inicial para instalar hidrômetro em cada apartamento costuma sair muito alto. No entanto, o custo-benefício certamente compensa e o retorno do investimento acontecerá em médio ou em longo prazo.

7. Desenvolva um sistema de captação de água

Para solucionar a questão de como economizar água em condomínio, a captação de água da chuva é um dos métodos mais eficazes e mais sustentáveis. Afinal, o síndico aproveitará a água do mundo (gratuita) para fins diversos.

O importante para desenvolver um sistema de coleta de água da chuva é ter um espaço disponível para construir reservatórios que sirvam para armazenar essa água. Existem alguns sistemas de captação prontos (reservatórios específicos para essa função) que podem ser comprados em lojas ou por meio da internet.

Essa água pode ser utilizada para lavar áreas comuns e regar jardins, por exemplo. A água da chuva é destilada, não contém nenhum tipo de impureza. Ela não é adequada para beber porque não tem sais minerais e não é tratada com cloro.

8. Considere a possibilidade de construir um poço artesiano

Os poços artesianos são usados há milênios como reservatórios para recolher e armazenar água. Eles aproveitam principalmente a água do lençol freático, que corre por baixo do solo (água subterrânea), acumulando-se entre os espaços das rochas.

Os custos para a construção costumam ser altos, mas talvez compense — já que o condomínio se tornará até certo ponto autônomo em relação à rede de abastecimento da cidade ou do bairro.

Por fim, o síndico e a administradora devem trabalhar no sentido de desenvolver uma boa gestão ambiental, orientando os moradores e os funcionários sobre a necessidade de economizar os recursos naturais para evitar contas muito altas e para diminuir a agressão ao meio ambiente.

As campanhas de conscientização farão com que as pessoas entendam que também são parte da natureza e que dependem dela para sobreviver. Você gostou de saber melhor como economizar água em condomínio?

Já efetua uma gestão ambiental eficiente? Entre em contato com a Robotton, empresa especializada na administração de condomínios e veja os serviços que ela oferece!

Comentários