4 dicas de como economizar água em época de estiagem

Como contribuir para o meio ambiente e tornar seu condomínio mais sustentável

Publicado em 30 de Junho de 2021
Tempo de leitura:

Segundo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), o déficit de chuvas atual já é considerado severo, e cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, enfrentam o que já é considerada a pior seca em 91 anos. Essa situação levou o comitê de órgãos do governo federal emitir pela primeira vez na história um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro. 

Esse não é o primeiro ano que você ouve falar sobre a época de seca e a necessidade de mudanças diárias na rotina para economizar água, mas, a situação crítica causada pela estiagem demanda ações mais contundentes. E como seu condomínio pode ajudar na economia de água e se tornar mais sustentável? Separamos 4 dicas para você aplicar agora mesmo, e ajudar que esse insumo tão importante não falte no seu empreendimento. 

Utilize água de reuso  

Utilizar água de reuso é uma excelente opção para economizar o recurso em seu condomínio. Além da água da chuva, é possível reaproveitar a água cinza, ou seja, aquela proveniente de banhos, máquinas de lavar roupa e lavatórios de banheiro. Os benefícios da reutilização de água são muitos: além de uma solução sustentável para preservar os recursos do meio ambiente, também traz economia na conta de água no fim do mês e uma segurança para os moradores em caso de crise hídrica. Com a utilização da água de reuso, é possível economizar até 50% na conta de água de acordo com a capacidade do sistema. 

A água de reuso pode conter sujeiras, oleosidade, químicos de sabão, por isso, pode ser necessário fazer o tratamento dessa água, e seu uso deve ser restrito a atividades que não exijam água potável como lavagem de calçadas e áreas comuns, irrigação de jardins, espelhos d’água, descargas de vaso sanitário, por exemplo.   

Em edifícios mais novos já estão sendo implantados sistemas para captação e reuso da água da chuva. Nas construções mais antigas é necessário avaliar a viabilidade de instalação, mas normalmente é possível.   

Um sistema de captação eficiente consiste na utilização de cisternas para armazenagem da água que é captada através de tubulação própria para seu reuso, e separada da água potável e das provenientes de banheiros e cozinhas. 

Identifique os vazamentos  

Como economizar água em condomínio se não há uma fiscalização em relação aos vazamentos? Eles podem ser responsáveis pela maior parte do desperdício de água, principalmente se não puderem ser identificados à primeira vista.  

O síndico ou o zelador podem se encarregar de fazer inspeções periódicas para a checagem de vazamentos. No entanto, contar com suporte técnico pode facilitar ainda mais esse trabalho. Esse procedimento de inspeção pode reduzir em até 20% as contas de água do condomínio. 

Substitua a mangueira 

Apesar de ser um equipamento tradicional e popular, a mangueira não ajuda muito a economizar água. A água sai da mangueira de forma praticamente aleatória e, para ser eficiente em sua função de lavagem, com longo alcance, o volume de água geralmente precisa ser elevado. 

Uma sugestão é “aposentar” a mangueira (pelo menos, para a maior parte das atividades) e usar outro utensílio muito popular: o regador. Ele é ideal para controlar o volume de água gasta e pode ser usado em jardins com muita eficácia. Outro equipamento que pode ajudar a mangueira a ser mais sustentável é o esguicho revólver.  

Trata-se de um dispositivo confeccionado em plástico-ABS que deve ser engatado na mangueira. Ele é provido de gatilho e tem injetor regulador para a saída de água. Existem modelos que oferecem três formas de irrigação: jato forte (deve ser usado esporadicamente), pulverização cônica e pulverização na forma de “névoa”. 

Conscientize os moradores 

Um fator primordial para economizar água no condomínio é a conscientização de seus condôminos e funcionários. A mudança de atitude interfere diretamente na economia desse recurso hídrico. Para mobilizar os moradores a respeito do controle de gasto de água, algumas ações podem ser tomadas.  

Espalhe nas áreas comuns do prédio, lembretes sobre dicas simples que, quando adotadas em conjunto, diminuem o consumo de água e as contas.  

Por exemplo, não demorar no banho, usar a máquina de lavar roupas somente na capacidade total e fechar a torneira quando ensaboa as louças da cozinha e ao escovar os dentes. As campanhas de conscientização farão com que as pessoas entendam que também são parte da natureza e que dependem dela para sobreviver. 

Essas medidas além de ajudar o meio ambiente, trarão resultados positivos nas contas do final de mês.  

Seu condomínio já tem uma gestão sustentável?   

Comentários