Robotton Responde – Vazamento entre apartamentos. Quem deverá pagar o conserto?

Saiba de quem é a responsabilidade de arcar com as despesas causadas por vazamentos ou infiltrações entre apartamentos

Publicado em 28 de Maio de 2021
Tempo de leitura:

Problemas de infiltrações ou vazamentos são problemas recorrentes em condomínios que podem gerar bastante conflitos. Normalmente, quando um apartamento apresenta problemas no encanamento, os impactos são sentidos na unidade do andar de baixo. E, claro, os problemas acontecem na hora de providenciar os reparos, e arcar com as despesas.  

Mas, afinal, quem deve pagar essa conta?  

Para definir quem irá assumir os encargos, é necessário descobrir de onde o vazamento está vindo. Em um primeiro olhar, parece óbvio, mas, existem dois tipos de redes de água em condomínios, a rede horizontal e a vertical.  

Rede Horizontal 

A rede horizontal distribui os canos para as unidades. Então, caso o vazamento seja proveniente dessa rede, ele é de responsabilidade do condômino. Ou seja, o responsável pelo imóvel deverá arcar com as despesas dos reparos na sua unidade e nas demais atingidas.  

Rede Vertical 

A rede vertical, que também podem ser chamadas de colunas centrais ou prumada, transporta água para cada unidade. Assim, caso haja um vazamento vindo dessa rede, o condomínio deverá se responsabilizar pelos danos causados utilizando o fundo de reserva ou o através do rateio de despesas.  

Imóveis Alugados 

Se a infiltração ocorrer em um imóvel alugado, o responsável por arcar com as despesas varia de acordo com a causa do mesmo. Se, o vazamento ou a infiltração surgiu devido alguma reforma feita pelo inquilino, ele é o responsável pelos custos. Caso contrário, a responsabilidade é do proprietário. 

Para evitar que transtornos futuros aconteçam ou que voltem a aparecer, é conveniente fazer vistorias e manutenções periodicamente. De preferência, a cada seis meses, e o técnico deve estar sempre acompanhado de algum funcionário do condomínio. 

E todo consumo de água deve também ser medido de forma precisa. 

Também é necessário orientar os moradores a respeito de perfurações nas paredes. A falta de cuidado pode furar um cano e inundar um apartamento. Até em uma simples instalação de armários. Toda água de um cano perfurado acidentalmente escorrerá pela tubulação e entrará na alvenaria. Várias unidades poderão sofrer graves consequências. 

Você já passou por esse tipo de situação?

Nova call to action 

Comentários