robotton, condominios, Segurança

Robotton Responde – Como proteger o meu condomínio contra golpes?

Os golpes em condomínios são cada vez mais frequentes, saiba como se proteger

Publicado em 10 de Setembro de 2021
Tempo de leitura:

A segurança é uma preocupação muito presente no cotidiano, devido aos índices de crescimento da violência urbana. Isso, infelizmente tornou as tentativas de golpes em condomínios cada vez mais comuns à nossa rotina.  

Estar preparado é fundamental para proteger o seu condomínio, por isso separamos algumas dicas para você. 

  • Oriente os colaboradores do condomínio para não permitirem que nenhum prestador de serviços, entregador ou agentes de saúde acesse o condomínio sem comprovada autorização dos serviços, e consequente visita, do síndico, morador ou equipe da administradora; 
  • Fique atento às novas modalidades de golpes aplicados em condomínios; 
  • Informe à portaria para não autorizar entrada de visitantes através de ligações telefônicas, apenas pelo aplicativo do condomínio ou interfone; 
  • Oriente os condôminos para realizarem a retirada de encomendas diretamente na portaria; 
  • Siga todos os protocolos de segurança dispostos no Regulamento Interno; 
  • Treine os colaboradores para que fiquem atentos a quaisquer movimentações suspeitas; 
  • Atente-se sempre em checar se os moradores autorizaram a entrada de prestadores de serviços; 
  • Solicite aos condôminos manterem seus cadastros atualizados; 
  • Em caso de insistência por parte dos meliantes, ligue imediatamente para a polícia.  

Conheça os golpes mais comuns 

Os disfarces de entregador de encomenda e delivery, prestadores de serviços (telefonia, internet, corretor de imóveis etc.) e agentes de saúde, são alguns dos mais usados por assaltantes para enganar a portaria e moradores, garantindo livre acesso ao condomínio. Confira os golpes mais recentes. 

Prestador de serviços  

Infratores chegam com crachá, uniforme e veículo da concessionária falsos, alegando que houve um agendamento, feito pela administradora, para vistoria, ou reparos nas dependências do condomínio, ou unidades privativas.   

Entrega de grandes encomendas  

Criminosos chegam ao condomínio informando que são de alguma empresa conhecida, e informam que tem uma encomenda para um apartamento. E, informam que é um objeto grande, por exemplo, um freezer. O pacote sempre é maior que o “passa volumes”, quando o porteiro abre a clausura, ele é rendido pelo criminoso.   

Exames em casa  

Os infratores chegam ao condomínio vestidos de branco, se identificando como se fosse de um laboratório, informando que estão no local para fazer a coleta de sangue de um condômino. Eles citam nomes, de moradores e carregam instrumentos de laboratório. 

Corretor de Imóveis 

Os golpistas já se informaram sobre os apartamentos à venda ou disponíveis para locação, e dizem aos porteiros que ele está no local para realizar uma vistoria para um cliente. Eles se apresentam de forma cordial, para conseguirem a liberação da entrada.  

É importante estar atento para não cair em golpes como esses. A segurança do condomínio depende da colaboração, compreensão e responsabilidade de todos! 

Comentários