robotton, condominios, são paulo

Robotton Responde – Atrasei o pagamento de algumas cotas condominiais durante a pandemia, a administradora pode não enviar ao jurídico para eu negociar o pagamento direto com o condomínio?

Entenda como funciona a cobrança em casos de atrasos no pagamento da cota condominial durante a pandemia

Publicado em 3 de Setembro de 2021
Tempo de leitura:

O pagamento da cota condominial é fundamental para o bom andamento do condomínio, que, apesar da pandemia, continuou funcionando normalmente e acaba tendo que arcar com as despesas dos inadimplentes.  

administradora só segue as diretrizes impostas no Regulamento Interno de cada condomínio, sendo assim, por se tratar de um procedimento de cobrança adotado pelo empreendimento, ela deverá continuar seguindo o padrão estabelecido.  

Caso o condomínio entenda que a cobrança, neste período atípico, deva ser realizada apenas em esfera administrativa ou aumentar o prazo para envio ao jurídico, é uma opção específica de cada condomínio, porém, é necessária a aprovação do síndico ou até de assembleia, para posteriormente ser comunicado as novas regras de cobrança para a administradora.  

O síndico é o representante legal do condomínio, sendo assim, a administradora não tem poderes de tomar decisões sem que essas sejam demandas pelo síndico. 

*Informações retiradas do Guia de Sobrevivência em Condomínios do Proad 

Comentários