Administração, robotton, são paulo

Benefícios da individualização de água e gás em condomínio

Individualização de água e gás: conheça todas as vantagens e benefícios que esse processo oferece para o seu condomínio!

Publicado em 8 de Setembro de 2021
Tempo de leitura:

cobrança individualizada de água e gás em condomínios é a mais justa e ecologicamente correta, uma vez que cada morador se torna responsável pelas despesas e uso desses insumos. Ela também pode ser considerada uma opção vantajosa para todos, uma vez que, permite a cada unidade acompanhar, mês a mês, o seu controle de gastos e de consumo.  

Como funciona a individualização de água e gás em condomínios?  

 A individualização de água e gás no condomínio ocorre quando cada unidade paga apenas o volume que é consumido por ela no mês. Normalmente, uma empresa é contratada para fazer a leitura dos registros e apontar a cobrança. No serviço tradicional, por outro lado, a concessionária responsável faz a leitura de apenas um registro na entrada principal do condomínio, que, posteriormente, é dividida entre todos os moradores e paga de uma só vez pelo condomínio.

 

Quando não há a individualização, todos os serviços de uso comum, independentemente do percentual de consumo, são rateados entre os condôminos e cobrados mensalmente. 

 

Quais os benefícios?  

Entre os principais benefícios da individualização de água e gás estão:

Economia de água e gás  

A individualização de água e gás em condomínios é uma grande aliada da economia, pois, se antes havia alguém fazendo mau uso dos recursos e não se importando muito com a quantidade consumida, agora com a individualização cada um será o responsável, e isso fará com que o bom senso impere, já que o reflexo do excesso pesará no próprio bolso do morador.  

Pagamento justo  

Continuando o pensamento de que economizar é sempre preciso, com a adoção da individualização, será possível o melhor gerenciamento das finanças para essas contas.

Ou seja, aquele morador com um perfil de viajante ou ausente de casa não precisará mais se preocupar com a análise do rateio e pagará somente o que realmente utilizar.

Além de terem certeza de que estão pagando de forma justa suas despesas, os condôminos terão maior conforto em receber sua conta em casa e poderão avaliar o consumo e o montante a ser pago.

 

 

Consciência ambiental  

Nada melhor que poder contribuir com o meio ambiente, não é mesmo? A água é um insumo precioso no mundo e sua utilização consciente deve fazer parte da rotina de todos. Quando um valor é embutido em um pacote, é normal não nos preocuparmos com desperdícios.   

Acontece que, com a individualização de água e gás em condomínios, é normal que se reutilize a água nas atividades diárias e se tenha a preocupação com a emissão do gás, já que as despesas serão exclusivamente daqueles que as geraram e pesarão em seus bolsos. 

De forma obrigatória ou não, é fato que a preocupação com os gastos e com a utilização dos recursos será muito maior que antes — e o meio ambiente agradece.

Redução da parcela mensal  

Já sabemos que, para serviços pagos, o comportamento do consumidor impacta diretamente no valor a ser cobrado. Em condomínios, há uma tendência generalizada em se gastar mais que o normal, já que o custo não será percebido como além do habitual, pois fará parte de um rateio mensal.  

Com a individualização, a parcela mensal de condomínio só englobará despesas que não podem ser separadas. Ao ter a cobrança de água e gás direcionada especificamente para a sua residência, o morador poderá administrar melhor o consumo e com isso pagar um valor menor.  

Reuniões mais saudáveis  

Se as reuniões de condomínio antes eram desgastantes para se chegar a um denominador comum sobre a cobrança das despesas, com a individualização de água e gás, esse assunto será um item a menos para discussão. Afinal, cada um será responsável pelo o seu próprio gasto.

Os debates sobre despesas e rateios poderão dar lugar a ideias de boas práticas de consumo consciente e até sobre assuntos relacionados à convivência no condomínio. 

A individualização de água e gás em edifícios já é tendência no mercado e em 2016, o presidente Michel Temer sancionou a lei 13.312 que tornou obrigatório que, a partir de 2021, todos os condomínios novos sejam entregues prontos para a medição individual da água.  

Para promover a individualização de água e gás no seu condomínio é preciso conhecer os tipos de serviços ofertados, as condições de instalação externa do sistema e a migração para dentro de cada residência. Não é uma solução barata de imediato, e os custos serão diluídos a médio e longo prazos. Então, faça um planejamento consistente e uma boa previsão orçamentária.


Saiba como administrar seu condomínio com a Robotton. Oferecemos um serviço completo e transparente 

Sistema de autogestão ou em parceria com a SABESP  

O sistema de autogestão com leitura visual é quando o condomínio opta por hidrômetros não digitais, sem a conveniência da medição remota, seja por pulsos eletrônicos ou rádio frequência.

Nesses casos, o encarregado operacional do condomínio realiza as leituras mensalmente e as encaminha através de planilha para a administradora processar a cobrança. Tal procedimento está exposto a riscos, pois não existe o acompanhamento de empresa especializada.  

sistema de autogestão com leitura remota apresenta maior transparência e confiabilidade no processo, se feito por companhia especializada e idônea. Mas é fundamental que os hidrômetros sejam certificados pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.  

O sistema em parceria com a SABESP também chamado de Sistema ProAcqua, tem por objetivo que a concessionária seja a emissora direta da conta na individualização da água e administração da eventual inadimplência, excluindo o condomínio da função de agente fiscalizador do não pagamento.  

 

O que é importante avaliar?  

Toda e qualquer mudança desperta desconfiança e insegurança, principalmente quando envolve a participação financeira de um grupo de pessoas com objetivos diferentes.

É preciso enxergar as despesas como um investimento de retorno futuro.
Sua missão é apontar soluções como esta, que dará um resultado positivo.  

A individualização de água e gás em condomínios é uma alternativa viável e econômica, criando a oportunidade para uma mudança de comportamento dos indivíduos, que de posse de suas despesas, poderão melhorar sua gestão sobre gastos e utilização dos recursos disponíveis. 

Nova call to action

Comentários