O cenário criado pela pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe diversos impactos para a nossa vida cotidiana. De um dia para o outro fomos forçados a nos adaptar à uma nova realidade, e em um curto e urgente espaço de tempo, tivemos que aprender a conviver de forma diferente. Nem nos pensamentos mais pessimistas imaginávamos que, após mais de um ano, do registro do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, ainda estaríamos vivendo em quarentena. E, o que aprendemos no ano passado, que podemos (e devemos) replicar esse ano?
A empatia pode transformar
O tempo de isolamento social, adotados por muitos para minimizar os riscos de contágio, alterou bastante a rotina dos condomínios. Com mais gente em casa, fomos obrigados a adquirir novos hábitos, e os benefícios e os problemas da vida condominial foram maximizados. Mas, em contrapartida, aprendemos duas lições valiosas, sobre o poder da empatia e da união.
Vimos, e vemos muitas movimentações para ajudar o próximo, seja por meio de arrecadação financeira em lives de grandes artistas, aos festivais de música nas sacadas e condôminos mais jovens ajudando os mais velhos com questões do dia a dia. Percebemos que juntos conseguimos ir além na superação dos obstáculos.
É preciso estar preparado para as mudanças
Vivemos em um mundo dinâmico, em evolução constante. E, apesar da conveniência de estarmos em nossa zona de conforto, é preciso estarmos preparados para a mudança. Os condomínios se viram com quase 100% dos condôminos em casa ao mesmo tempo. E, com crianças sem aulas, áreas comuns fechadas, moradores trabalhando de casa, e tiveram que se adaptar para que os condôminos pudessem usufruir de forma segura estes espaços.
O trabalho em equipe se mostrou mais importante do que nunca
Síndicos, administradoras, corpo diretivo e colaboradores do condomínio viram suas demandas crescem de maneira exorbitante. Com o aumento do número de pessoas em casa, a demanda cresceu na mesma (ou maior) proporção. Reclamações de barulho, de obras, das áreas comuns fechadas intensificaram. A limpeza intensificada para minimizar os riscos de contágio. Com isso, o trabalho em equipe se mostrou fundamental para que a vida condominial não parasse.
A organização e comunicação são essenciais
Manter o dia a dia do condomínio organizado durante o isolamento social se transformou na chave para que os síndicos pudessem gerir o condomínio de maneira eficiente e segura. Administrar a vida em comunidade não é tarefa fácil. Os síndicos tiveram que adotar condutas que visam o respeito ao espaço comum, priorizando o bem-estar de todos. Eles obedeceram aos decretos municipais e estaduais sobre fechamento e abertura de salões de festa, academia, piscinas, academias, quadras etc.
E, visando a saúde, sossego e tranquilidade de todos os condôminos, a comunicação foi intensificada, as medidas preventivas ao contágio foram divulgadas amplamente nos condomínios, para que todos tivessem conhecimento de como seria o andamento do condomínio.
Infelizmente, ainda não podemos tratar a pandemia como uma coisa do passado. Por isso, condomínios precisam manter e intensificar as medidas de combate, reiterar procedimentos e ajustar práticas e condutas, de forma a proteger moradores e funcionários, e contribuir para conter a disseminação. Preparamos este check-list com algumas medidas que visam combater a disseminação do coronavírus dentro das estruturas condominiais. E, para facilitar o seu dia a dia e agilizar a comunicação do seu condomínio, preparamos uma página especial para você acessar e baixar todos os materiais de prevenção ao coronavírus.
Você aprendeu alguma outra lição durante a pandemia que não listamos aqui? Divida seu aprendizado com a gente!