Cotidiano, condominios

6 dicas para não perder a produtividade no home office

O trabalho remoto pode e deve ser tão produtivo quanto o alocado. Confira seis dicas para enfrenta-lo sem problemas.

Publicado em 9 de Abril de 2020
Tempo de leitura:

Como forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, e proteger seus colaboradores, muitas empresas adotaram o Home Office. A Robotton, foi uma das empresas a aderir a nova modalidade de trabalho, com o intuito de dar continuidade aos serviços prestados aos condomínios, com a mesma qualidade de sempre.

O trabalho remoto, nem sempre foi a realidade da maioria das pessoas. Por isso, para evitar o estresse e garantir um bom desenvolvimento das tarefas, diante deste novo cenário, separamos algumas dicas que podem ajudar na sua produtividade.

Componha um ambiente de trabalho

Estabelecer um local adequado para realizar suas tarefas é fundamental para iniciar essa nova jornada. Procure um ambiente tranquilo e silencioso, com pouca distração. Evite locais com distrações como televisão, janelas para o playground do condomínio etc. Recrie um escritório em sua casa, sempre opte por trabalhar em uma mesa, sentado adequadamente, pelo bem da sua coluna. Deixe em mãos tudo o que você precisa para desempenhar sua função apropriadamente.  E se achar que te ajuda, coloque elementos em sua mesa que remetam a sua mesa da empresa.

Respeite sua jornada de trabalho

Não é porque você está trabalhando de casa que pode descuidar de seus horários. Isto é, não trabalhe menos horas do que é acordado e nem exagere nas horas extras. Isso ajuda para não gerar um desgaste mental excessivo diante de um cenário conturbado por si só. Siga seus horários como se estivesse na empresa, com pausas para o almoço ou jantar e pequenos intervalos durante o dia para o café.

Crie sua rotina

Quando falamos de home office a primeira imagem que temos em mente é trabalhar de pijama. Mas, você sabia que isso pode atrapalhar seu rendimento? É importante seguir uma rotina de atividades, como se estivesse saindo de casa para trabalhar. Se está acostumado a acordar, tomar café, banho e se arrumar para trabalhar fora, continue assim dentro de casa. Essa medida simples pode ser fundamental para seu bom desempenho e tirar toda a preguiça do corpo após levantar da cama.

Evite distrações

Essa pode ser a tarefa mais árdua do home office, principalmente para quem tem filhos e pets em casa. A comunicação é fundamental nestes momentos. Converse com sua família e diga que embora esteja trabalhando de casa, aquele é seu horário é dedicado a empresa, e não as tarefas do lar. Explique as crianças que é como se você estivesse fora, então aqueles problemas do dia-a-dia terão que esperar você finalizar seu trabalho para serem resolvidos.

Resolver pequenos problemas pessoais ou assistir aquele filme que está passando na televisão estão fora de questão. Não apenas seus familiares devem ter em mente que você está trabalhando, mas você também tem que estar ciente disto, e evitar ao máximo a procrastinação. Sua produtividade agradecerá essa dica.

Mantenha contato com sua equipe

É importante não deixar as relações com sua equipe esfriarem. Caso contrário, correm o risco de se tornarem desconhecidos atrás dos computadores, que trocam e-mails. Até para o bom desempenho de todas as tarefas, é fundamental manter um diálogo com todos. Escolha um canal para a comunicação, seja WhatsApp, Slack, Skype, Zoom, Hangout ou qualquer outra ferramenta. E mantenha as conversas diárias, desde o bom dia, até as atualizações sobre o andamento das tarefas. Um do revés do isolamento social, é que com menos interações podemos nos sentir excluídos, como se não fizéssemos parte de algo.  Por isso, lembre seu patrão de que você existe, e mantenha o contato frequente com ele. E no caso dos líderes, façam com que seus colaboradores sintam-se acolhidos pela empresa.

Organize suas tarefas

Organização e disciplina são as palavras-chave para o bom desempenho do home office. Uma dica é criar uma lista de tarefas a serem realizadas durante o dia e comprometa-se a cumpri-la. As distrações em casa são inúmeras, essa é uma boa maneira de se manter produtivo. Além disso, isso fará com que você não sinta que o home office seja um fardo, por se sentir frustrado pelo não cumprimento das atividades ou por cair na tentação da procrastinação. Quando visualizamos que todas as metas estabelecidas foram alcançadas, sentimos a sensação de dever cumprido e de realização pessoal.

Durante esse período de quarentena, é importante lembrar que essa é uma situação emergencial e temporária. Mas o home office vem sendo adotado cada vez mais pelas empresas. Isso devido a seus inúmeros benefícios, como melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, redução de estresse causados pelo trânsito, redução de custos para a empresa, maior liberdade profissional etc.  Isso significa que os profissionais que conseguirem enfrentar essa fase imposta pelo isolamento social, será considerado peças fundamentais para as empresas.

Comentários