O glossário do condomínio

Conheça as expressões mais utilizadas na rotina condominial

Publicado em 14 de Julho de 2020
Tempo de leitura:

Morar em condomínios se tornou um grande atrativo para as mais diversas famílias, isso porque, esses empreendimentos oferecem diversas facilidades, como segurança, privacidade, área de lazer e conforto. Porém, quem nunca morou em um condomínio, ou não tem familiaridade com o tema, pode sentir alguma dificuldade na hora de compreender os termos utilizados pelo síndico nas Assembleias Gerais, e nas atas de registro enviadas pelas administradoras de condomínio. Pensando nisso, preparamos um glossário, com os principais termos empregados, para você não ficar por fora de nada. Confira abaixo:

AGO

Termo para Assembleia Geral Ordinária, que é uma reunião com síndico e condôminos que deve acontecer, obrigatoriamente, uma vez ao ano.

AGE

Termo para Assembleia Geral Extraordinária, diferentemente das AGOs, são reuniões que podem acontecer com condôminos e o síndico assim que necessária.

AGI

Termo para Assembleia Geral de Instalação, é o primeiro passo para o início da vida condominial. Nela a construtora entrega o empreendimento para os condôminos, são eleitos os representantes legais e aprova-se uma previsão orçamentária para rateio das despesas do condomínio.

Edital de Convocação

Documento enviado aos condôminos, para que fiquem cientes da assembleia que será realizada, que indica a data, horário, local e os assuntos que serão discutidos.

Ata de reunião

Documento que descreve tudo que ocorreu e foi decidido, durante a assembleia.

Quórum

Número indispensável de pessoas para aprovar/votar determinado tema.

1ª Convocação

Síndico necessita da presença de mais de 50% das unidades, para aprovar algum item no primeiro horário.

2ª Convocação

Para deliberação, maioria dos votos presentes, exceto quando for necessário um quórum específico.

2/3 do todo

Dois terços de todas as unidades, considerando as frações ideais. É o quórum aplicado para aprovação de obras voluptuárias e alterações de convenções ou regimento interno.

Quórum livre

Caso não haja especificação sobre o quórum, ou seja, a maioria presente pode decidir sobre o item em votação.

Condômino

Proprietário do imóvel, mesmo que este não more na unidade.

Maioria Absoluta

Quando usado, este termo mostra que todos os condôminos aprovaram, ou não, determinado item da votação. É necessário para aprovação de obras úteis, como individualização do gás e da água, reformas de segurança, entre outras.

Maioria simples

50% mais um dos presentes em assembleia. Esse quórum elege ou destitui síndico, e aprova orçamento e contas.

Presidente da mesa

Escolhido no início da assembleia, é o responsável por conduzir a reunião e nomear o secretário que redigirá a ata.

Obras úteis

Aquelas que facilitam ou aumentam o uso, como individualização de gás e reforma de guarita.

Obras voluptuárias

Aquelas que baseiam-se na diversão ou gozo do condômino, como construção de playground, academia de ginástica e áreas de churrasqueiras.

Obras necessárias ou obras preventivas

Aquelas destinadas a conservação ou que impedem a deterioração do condomínio, como impermeabilização de uma área, manutenção de fachada e esquadrias.

Obras corretivas

Ao contrário da necessária ou preventiva, a obra corretiva, como o nome já diz, serva para corrigir falhas e desgastes no condomínio. Por aguardar a falha ocorrer para acionar a manutenção, geralmente, têm custos maiores.  

Tem algum outro termo que te traz dúvidas? Compartilhe conosco. Acesse o site da Robotton e saiba tudo que acontece no mundo dos condomínios.

Comentários