Administração, robotton, condominios, são paulo

Guia de sobrevivência para as festas de final de ano em condomínios

Confira algumas dicas para evitar conflitos na época mais festiva do ano

Publicado em 22 de Dezembro de 2021
Tempo de leitura:

Os últimos dias do ano, tradicionalmente no mundo todo, são marcados por grandes comemorações para celebrar o encerramento de um ciclo e o início de uma nova fase cheia de planos para o futuro. Em condomínios, isso não é diferente! Por isso, para evitar conflitos que podem acontecer, mais do que nunca é necessário resiliência por parte dos condôminos e síndico e organização.  

Afinal, esse período é marcado pela renovação de energias, e ninguém que iniciar o novo ano com problemas. Separamos algumas dicas que poderão facilitar a convivência na época mais festiva do ano.  

Síndico 

Oriente previamente sobre as regras do condomínio  

É importante orientar os moradores sobre o que é permitido agora e o que deixou de ser indicado. Essa comunicação é válida para relembrar a todos sobre seus direitos e deveres minimizando conflitos por falta de informação.   

Atenção a reserva das áreas comuns  

As áreas comuns dos condomínios são espaços bastante procurados neste período de final de ano. Por essa razão, atente-se ao que a convenção determina sobre quem tem prioridade de uso. Os moradores devem lembrar que é necessário fazer a reserva com antecedência para garantir a disponibilidade do salão. 

 

Gestão eficiente das reservas dos espaços para festas do seu condomínio

Reforce a segurança  

Durante a época de festas o número de pessoas circulando dentro do condomínio aumenta. Por isso, é indicado reforçar a segurança e treinar os colaboradores do condomínio para que ninguém sem autorização entre e que todas as regras sejam respeitadas.  

Bom senso para lidar com pessoas  

O síndico trabalha em prol da coletividade. É necessário ter jogo de cintura e experiência em relações interpessoais. No período de festas é necessário um pouco mais de empatia para se colocar no lugar do outro, o que não significa ser permissivo. As regras da convenção devem ser seguidas, mas é preciso um pouco de bom senso para avaliar as situações.  

Condôminos 

Cadastre seus visitantes   

O controle de quem entra e sai do condomínio é fundamental para a organização do síndico e segurança de todos. Isso evita que pessoas estranhas adentrem o condomínio e o tornem vulnerável a golpes.   

Uma dica, é cadastrar os visitantes com antecedência, assim, você evita que a visita fique esperando na portaria, e contribui com a rotina dos colaboradores do condomínio.   

Oriente suas visitas  

Caso a visita não se restrinja a sua unidade, ou seja, ela será recebida nas áreas comuns do condomínio como espaços gourmet, salão de festas, churrasqueira etc. Informe aos visitantes quais são as normas de conduta que o condomínio possui. Isso ajuda evitar que algo que não é permitido aconteça e que você seja punido com advertências ou multas pelo seu condomínio. Lembre-se, o condômino é responsável pelos atos de terceiros dentro do empreendimento. 

Atenção ao barulho 

É totalmente aceitável receber sua família e amigos em casa para comemorar as festas de fim de ano. Mas, atente-se ao barulho para que sua festa não se torne um transtorno para os demais moradores. Lembre-se que mesmo em períodos como esse, a lei do silêncio continua valendo, mas cabe o bom senso. 

Seja maleável 

Se você não é de festas, e prefere celebrar as datas comemorativas de maneira mais intimista, lembre-se que é apenas uma vez no ano. Por isso, seja paciente aos ruídos causados pelos demais condôminos.  

Em caso de problemas, notifique a portaria  

Se o barulho estiver em excesso, o condômino incomodado deve interfonar para a portaria e solicitar que eles entrem em contato com a unidade responsável para que ele diminua o volume. Caso, não surta efeito, o morador deverá registrar a reclamação no aplicativo do condomínio ou no livro de ocorrências para que o síndico tome as providências cabíveis. Em nenhuma hipótese deve-se ir ao local para resolver pessoalmente o incômodo, esta é a única maneira de evitar brigas. 

As comemorações de fim de ano devem ser um momento prazeroso para a maioria. Por isso, a colaboração de todos é fundamental para evitar problemas no condomínio. 

Comentários