Cotidiano, condominios

Condomínio: como melhorar a convivência com outros moradores?

Aprenda dicas de como melhorar a convivência com outros moradores de condomínios.

Publicado em 13 de Fevereiro de 2023
Tempo de leitura:

Viver em condomínio exige que algumas regras sejam cumpridas para que a convivência seja harmônica entre os vizinhos. Essa necessidade é evidente devido à expansão deste tipo de moradia. Para ter uma ideia, dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), revelam que mais de 68 milhões de pessoas moram em condomínios no Brasil.

São muitas pessoas morando em uma mesma área, sendo necessário prezar pela boa convivência. 

Os condomínios movimentam mais de R$165 bilhões de reais por ano no Brasil. Portanto, os contribuintes precisam estabelecer e cumprir regras básicas para o valor da administração do imóvel e para o dia a dia ser sempre agradável e sem problemas. 

Continue a leitura e saiba mais sobre como melhorar a convivência entre os moradores!

Importância da boa convivência em condomínio

Viver em conflito não é uma situação agradável. Melhorar a convivência e construí-la de forma saudável, seja com o vizinho de porta ou até aquele que está mais longe, é importante para manter a boa relação e evitar problemas. 

Ao viver ou frequentar um condomínio é necessário pensar na coletividade, para assim tornar seu dia a dia agradável e, quem sabe, poder até contar com o coleguismo em momentos difíceis. 

Se você preza pela estimulação da boa convivência dentro do seu condomínio, seja ele residencial ou comercial, este texto é para você. Lembre-se: o respeito é o melhor caminho para contornar as dificuldades de convívio!

7 dicas de como melhorar a convivência no seu condomínio

Apresente-se aos vizinhos

Caso esteja se mudando ou soube de um novo vizinho em seu condomínio, tente se apresentar de forma simples e se colocar à disposição para ajudá-lo caso tenha alguma dúvida sobre o novo imóvel. 

O fato de apresentar-se e oferecer ajuda é ideal para criar uma boa impressão com outros condôminos.

Participe das reuniões de condomínio

Você tem preguiça de participar de assembleias e não sabe nada sobre o imóvel em que mora ou frequenta? Você está errado. É importante ficar bem informado, porque estas reuniões são essenciais para mostrar aos condôminos seu interesse pelos problemas da vida em comunidade. 

Além disso, você tem a oportunidade de conhecer as decisões tomadas e contribuir com discussões e opiniões para aperfeiçoamento das regras de convivência, por exemplo. Não adianta reivindicar seus direitos, mas nunca estar presente quando é necessário a tomada de decisões. 

As reuniões também servem para resolver conflitos com a ajuda de todos, evitando constrangimentos públicos, como os famosos bilhetes em elevadores.

Respeite as regras

Para respeitá-las é necessário conhecê-las. Então, antes de tudo, conheça todas as normas do seu imóvel para melhorar a convivência. Lembre-se que a conversa amigável é sempre a melhor saída para resolver qualquer conflito. 

Há algumas regras gerais e universais para melhorar a convivência com outros moradores, como:

  • Descarte o lixo em locais e horários corretos;
  • Não estacione na vaga de garagem de outro morador;
  • Evite mudanças e obras fora dos horários autorizados;
  • Não segure o elevador em um andar;
  • Respeite os horários de festa estipulados pelo condomínio;
  • Respeite o volume autorizado de aparelhos de som e televisores;
  • Evite sapatos e outros barulhos no piso tarde da noite.

Ou seja, informe-se, tenha bom senso e respeito ao próximo. Há regras de barulho, para garagem, áreas comuns (piscina, academia, elevador, salão de festas, churrasqueira, etc.), obras, lixo e até o passeio dos animais domésticos.

Os pets, por exemplo, não podem ultrapassar os limites aceitáveis. Caso suje alguma parte da área comum, por exemplo, limpe imediatamente. 

Estabeleça limites para as crianças

É importante estabelecer limites com as crianças, principalmente nas áreas comuns, orientando-as também a respeitar o espaço do vizinho e evitar que brinquem em áreas não apropriadas.

Mesmo que o condomínio seja sua casa, é importante que as crianças não fiquem desacompanhadas pelos ambientes, porque pode ser perigoso.

Não esqueça de pagar o condomínio

A dívida com a cota condominial pode trazer intrigas para quem deseja melhorar a convivência em um condomínio. Como este valor é destinado à quitação das despesas coletivas, se um condômino deixa de arcar com esse compromisso, a responsabilidade pode chegar aos outros moradores. 

Caso você esqueça ou precise de ajuda para o pagamento, peça ajuda a administradora do condomínio. Eles poderão buscar soluções para possíveis inadimplências. 

Trate os funcionários como gostaria de ser tratado

Não somente os condôminos precisam ser tratados com respeito, mas também os funcionários do local.  Sendo assim, espalhe gentilezas e não grosserias. 

Exercite a gentileza 

Tenha paciência e procure sempre manter um diálogo saudável, porque a relação com vizinhos não pode ser baseada somente em regras. O bom convívio torna a morada de ambos mais tranquila e é ótimo poder contar com pessoas ao seu redor para o que for preciso. 

Em momentos complicados, tente manter a calma e não deixar a raiva prevalecer. Afinal, brigar com alguém que é parte do seu dia a dia pode criar um clima desagradável, e muitas vezes tornar-se insustentável. 

Tente sempre resolver a situação de forma civilizada, porque ninguém gosta de ser desrespeitado. Dessa forma, todo mundo sai ganhando.

Saiba lidar com críticas

É importante também saber lidar com críticas e reconhecer seus erros. Elas podem ser construtivas e, sabendo ouvir, é possível utilizá-las para mudar seu comportamento. 

Assim, para melhorar a convivência em um condomínio é preciso ter atitudes e cuidados ao lidar com as outras pessoas. Coloque-se sempre no lugar do outro para entender seus problemas e dores. 

Conheça a Robotton

A Robotton é a primeira administradora de condomínios do Brasil a conquistar a certificação ISO 37001, atestada pela RINA - Empresa Global Detentora do Credenciamento, que garante que o condomínio tenha uma gestão pautada por padrões e normas internacionais anticorrupção. 

Há mais de 50 anos no mercado de administração de imóveis, a empresa tem sólida experiência na gestão de empreendimentos e na conexão entre proprietários e locatários. 

A empresa tem como lema o termo “Trustparency”, que significa Trust (Confiança) + Transparency (Transparência). Com o propósito de disseminar a transparência e ética em todas as relações, para deixar como legado um mundo sustentável e melhor.


Conheça mais sobre os serviços da Robotton em nosso site.

Comentários