condominios, são paulo

Como lidar com as crianças em condomínio em período de férias escolares?

As férias chegaram, mais infelizmente a pandemia ainda não acabou, o que fazer com as crianças em condomínios

Publicado em 14 de Julho de 2021
Tempo de leitura:

Julho é mês de férias escolares e isso significa que crianças e adolescentes vão ter mais tempo para brincar. Apesar do aumento no número de brasileiros vacinados, e a diminuição dos casos de Covid em alguns estados, ainda estamos vivendo uma pandemia, e muitos condomínios mantém suas áreas comuns fechadas como medida preventiva para a disseminação do vírus.   

Além disso, vale lembrar que muitas pessoas ainda estão trabalhando remotamente, o que demanda certos cuidados para que o barulho não incomode aqueles que estão exercendo suas funções em casa. Por isso, separamos algumas dicas de como entreter as crianças durante o recesso de maneira segura e sem causar conflitos entre os vizinhos.  

Converse com as crianças 

O diálogo nesse momento é fundamental para que tudo corra da maneira mais tranquila possível. Por isso, converse com as crianças, e explique o momento atípico que estamos vivendo, e que ele demanda cuidados especiais. Por isso, é necessário que elas não se exponham tanto aos riscos de contaminação do novo coronavírus.  

Fale com clareza de acordo com a capacidade de entendimento dos seus filhos, isso varia conforme a idade da criança. Explique para eles a importância de não exagerarem no barulho para que os vizinhos possam trabalhar e estudar em casa. Além disso, proponha alternativas as atividades “mais barulhentas”. 

 

Planeje as brincadeiras 

Na hora das brincadeiras, é importante que as crianças tenham um tipo de atividade para estimular cada uma de suas áreas de desenvolvimento. Por isso é importante incluir atividades que despertem a curiosidade, aumentam a concentração, a coordenação motora, e claro que as movimentem. Crianças paradas é sinônimo de acúmulo de energia, o que pode acabar em conflitos e desobediência. Confira algumas atividades para fazer em casa: 

Concentração – quebra-cabeças, jogos dos sete erros, adivinhação, jogos de memória, escrever cartas para os avós, desenhar, teatro (peça para seu filho montar uma peça teatral para apresentar para a família no fim do dia). 

Coordenação motora – atividades manuais como montar brinquedos com recicláveis, ligue os pontos com barbantes, massinhas, exercícios como polichinelos (você estimula a coordenação motora, e de quebra ainda gera o gasto de energia). 

Para gastar energia – patinação de meia, gincanas, dança, imagem e ação, pula-pula no colchão (no chão para evitar acidentes). 

Aposte na tecnologia 

Streaming – os streamings como Netflix, Now, possuem conteúdos apropriados de acordo com a idade das crianças. O brasileiro GloboPlay liberou todos os conteúdos infantis durante a quarentena, com diversas opções de filmes e desenhos infantis. 

Sites infantis – canais e sites infantis possuem inúmeras atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento das crianças. O site da Discovery Kids disponibiliza gratuitamente diversos jogos para as crianças. E o canal Youtube Kids atividades para serem realizadas em família. 

Leitura – canais nas mais diversas plataformas oferecem dicas de leitura, e até contadores de histórias para os pequenos. O Espaço da Leitura vai além das histórias e disponibiliza conteúdos para estimular o aprendizado das crianças. No Instagram contadores de histórias, encantam as crianças com fábulas e contos, como o perfil da atriz Flávia Scherner, o @fafaconta. 

Pintura e desenho – é possível encontrar uma gama infinita de sites para as crianças desenharem e pintarem desenhos online. Como o caso do Quick Draw do Google, que permite testar as habilidades das crianças. E o Colorir Online, que disponibiliza um leque de opções para os pequenos colorirem. 

Aplicativos – utilizado com bom senso, os aplicativos podem ser grandes aliados para o desenvolvimento das crianças. Como o ABC Bita, que auxilia na alfabetização e estimula o raciocínio lógico. 

Comentários