Cotidiano, Administração, condominios

Bandeira verde na conta de luz volta a partir de 16 de abril

Apesar da redução, é aconselhável continuar evitando desperdícios

Publicado em 18 de Abril de 2022
Tempo de leitura:

O Governo Federal anunciou que a partir do dia 16 de abril chega ao fim a cobrança da bandeira Escassez Hídrica na conta de energia elétrica. Com isso, a bandeira tarifária verde passa a valer para todos os consumidores, o que significa que não haverá mais acréscimo para além do que é consumido. Dessa forma, a conta de luz terá redução de cerca de 20% no próximo mês e a expectativa é que essa redução permaneça até o final do ano, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

A entidade é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e atua sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a ocorrência de chuvas e as ações tomadas pelo Governo Federal permitiram a redução das termelétricas ligadas. Além disso, o aumento da produção das hidrelétricas e das fontes eólica e solar favorecem custos menores durante o próximo período de seca, que vai de maio a novembro. Isso vai contribuir para menores tarifas para os consumidores de energia residencial até o fim de 2022. 

Porém, apesar do retorno a bandeira verde da cobrança de luz, é aconselhável que as medidas de economia sigam em vigor nos condomínios, pois além de reduzir os gastos as medidas contribuem com a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Separamos algumas medidas que podem ajudar a diminuir ainda mais a conta de luz do condomínio. 

Promover a conscientização dos condôminos 

Distribua informações essenciais sobre boas práticas para economizar energia e envolva todos na campanha. Estabelecer uma comunicação com os moradores é fundamental para que a conta de luz do condomínio diminua, assim como o consumo de energia de cada apartamento. Afinal, se os moradores se preocupam com a fatura de luz individual, com o condomínio não deve ser diferente. 

Instale sensores de presença 

Evite ter corredores e áreas comuns, como piscina, parques e garagem, com luzes acesas por 24h. Com sensores de presença para iluminação, o ambiente só será iluminado quando pessoas, animais ou veículos estiverem circulando pelo espaço. 

Ao contrário disso, as luzes permanecerão apagadas, ajudando a economizar a energia e aumentar a segurança, já que os moradores saberão quando alguém está no local. 

Adquira lâmpadas de baixo consumo e luzes de emergência 

As lâmpadas de LED são uma das melhores opções para adquirir nas áreas comuns do condomínio. Isso porque elas têm baixo consumo e mais tempo de vida, cerca de 25 mil horas. 

Além disso, esses tipos de lâmpada não queimam facilmente pelo acionamento e desligamento frequente causado pelos sensores de presença. 

A edição do último sábado (16) do telejornal SPTV da rede Globo abordou o assunto e contou com a participação do síndico e cliente da Robotton. Confira a matéria na íntegra.  

https://globoplay.globo.com/v/10490805/ 

Guia completo para redução de custos no seu condomínio  Clique aqui e faça o download do material

Comentários