Ser o síndico do condomínio é uma função para poucos. Com tanta importância e responsabilidade, somente quem estiver realmente preparado consegue dar conta de todas as tarefas envolvidas.
Caso você tenha se tornado síndico — ou se já ocupa essa posição há algum tempo —, existem algumas ações que podem ajudá-lo a conquistar resultados melhores.
Além de garantir o total cumprimento da legislação correspondente, empregá-las é uma forma de maximizar a qualidade de vida, o bem-estar e a satisfação dos condôminos.
Tudo isso é possível ao unir uma gestão preparada a uma comunicação aberta e transparente. E para te ajudar separamos algumas dicas e materiais.
Engana-se que acredita que o cargo de síndico dá poderes para se agir com total liberdade. O síndico é o representante legal do condomínio. De acordo com a Lei do Condomínio (Lei 4.591, de 16 dezembro de 1964), compete ao síndico representar ativa e passivamente, o condomínio, em juízo ou fora dele e praticar os atos de defesa dos interesses comuns, nos limites das atribuições conferidas pela Lei acima citada, ou pela Convenção. Por isso, separamos nesse material quais as principais responsabilidades civis do síndico.
Quem nunca atuou como síndico, e começa a se familiarizar agora com o tema, pode sentir alguma dificuldade na hora de compreender os termos utilizados nas Assembleias Gerais, e nas atas de registro enviadas pelas administradoras de condomínio. Pensando nisso, preparamos um glossário, com os principais termos empregados, para você não ficar por fora de nada.
Entre todos os problemas enfrentados na gestão condominial, a inadimplência é com certeza um dos maiores. A taxa média de inadimplência condominial no Brasil, por exemplo, gira em torno de 15%. Entender como a inadimplência afeta seu condomínio, e como fazer para minimizar os riscos, é fundamental para uma boa gestão.
A segurança é uma preocupação muito presente no cotidiano das grandes cidades em todo o mundo. Com a crescente onda de golpes em condomínios, essa realidade também passa a afligir os condôminos, e deve ser prioridade na gestão dos síndicos. Por isso, confira como manter seu condomínio mais seguro.
O uso de tecnologias está cada vez mais presente na vida condominial, sendo incluídas na rotina de moradores e síndicos para facilitar a gestão do empreendimento, aumentar a produtividade, ajudar na organização e trazer mais comodidade e segurança. Por isso, os condomínios têm investido cada vez mais em inovação. Saber como as tecnologias podem otimizar a sua gestão, é um bom passo para iniciar sua jornada.
Uma das principais obrigações de todo síndico é realizar a adequada prestação de contas. Todos os condôminos têm o direito de saber o que foi feito com o dinheiro, de modo a garantir integridade fiscal. De acordo com o Artigo 1.350 do Código Civil, é obrigatório que o síndico realize uma convocação de assembleia anualmente, prevista em Convenção, para aprovar as despesas e o orçamento do próximo exercício.
Tornar-se síndico é uma tarefa de grande responsabilidade e precisa ser executada de acordo com a lei. Por isso, manter-se atualizado é fundamental. No blog da Robotton você encontra dicas, tendências, novidades e tudo sobre a vida condominial.