Assembleia Digital já é uma realidade nos condomínios

Tire todas as suas dúvidas sobre Assembleia Digital

Publicado em 14 de Março de 2022
Tempo de leitura:

A era digital não é mais um tema do futuro, ela chegou e mudou nossa maneira como nos relacionar com o mundo. Ela ultrapassa fronteiras, conecta você às informações, otimiza tempo, aproxima pessoas e facilita seu dia a dia. E, já transformou a rotina dos condomínios. Um exemplo disso, é a Assembleia Digital, projetada para solucionar problemas do futuro, virou realidade durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus. 

A Assembleia Digital detém a mesma estrutura que uma presencial, ultrapassando as barreiras físicas, que geram problemas como falta de quórum, objetividade e organização. Mas, ainda existem muitos questionamentos quanto à legalidade, como realizar uma, entre outros. Por isso, preparamos esse conteúdo para explicar mais sobre essa solução, que, também é oferecida pela Robotton.

O que é Assembleia Digital?

Nada mais é que a assembleia condominial, realizada no âmbito virtual, ou seja, na internet. Assim, é possível fazer a deliberação de votos e tomadas de decisões, sem a necessidade das reuniões presenciais. 

Para que ela seja válida, ela deve obedecer alguns pré-requisitos como:

  • Não ser proibida em Convenção Condominial;
  • Seguir os mesmos critérios da assembleia presencial, dispostos no Código Civil (como edital de convocação, registro de atas etc);
  • Instruir todos os participantes de como participar e votar;
  • Utilizar plataformas virtuais confiáveis que sejam à prova de fraudes. 

A Assembleia Digital é legal?

Após sancionada a Lei 14.309, de 2022, que permite a realização de assembleias e votações em condomínios de forma eletrônica ou virtual, ela se tornou oficial.  

A lei muda o artigo do Código Civil (Lei 10.406, de 2002) que trata das pessoas jurídicas com administração coletiva. De acordo com o texto, assembleias e reuniões dos órgãos deliberativos agora podem ser feitas por meio eletrônico que assegure os mesmos direitos de voz e voto que os associados teriam em uma reunião presencial. 

No caso dos condomínios, as assembleias podem ocorrer de forma eletrônica, desde que isso não seja proibido pela convenção do prédio.

Ou seja, até esta data, as Assembleia Digitais e suas deliberações possuem validade legal. 

Quais os tipos de Assembleia Digital?

Existem alguns modelos de Assembleia Digital, que variam de acordo com a ferramenta utilizada, ou com a opção escolhida pelo condomínio. É necessário, no momento da escolha, pensar nas necessidades de todos os condôminos, para encontrar a versão que melhor atende às demandas do condomínio. 

  • Online: são realizadas por videoconferência ao vivo, as pessoas podem interagir digitando em um chat; 
  • Digital aberta: dura mais de um dia. O conceito é próximo com o da assembleia presencial aberta ou de sessão permanente. É realizada em um ambiente digital (site ou aplicativo) e as pessoas podem acessar dentro do prazo para debater e deliberar. Nela, ficam disponibilizados todos os conteúdos referentes àquela assembleia, como pauta, fotos, fórum de debates, enquetes etc.; 
  • Híbrida ao vivo: assembleia presencial acontece em paralelo à digital, e os debates são realizados ao vivo;
  • Híbrida aberta: nela, aplica-se o conceito da assembleia digital aberta, descrito acima, para discussão prévia da assembleia presencial. Os itens dispostos na ata são debatidos, votados e as procurações podem ser geradas para serem levadas à assembleia presencial. 

Como organizar uma Assembleia Digital?

Ela funciona a partir de uma plataforma online, ou de um sistema disponibilizado pelas administradoras de condomínios, que permite que os participantes tenham conhecimento sobre as questões do condomínio. 

Assim, a Assembleia Digital é feita de forma virtual, tal qual a contabilização e validação dos resultados de uma votação. 

Quais os benefícios da Assembleia Digital?

As Assembleias Digitais são uma versão online da reunião tradicional, aliado às vantagens que as tecnologias trazem a rotina de todos. Ela também é indicada para síndicos que enfrentam problemas comuns à essas reuniões. Listamos aqui alguns desses benefícios.

Maior participação de condôminos

A correria do dia a dia resulta na diminuição do quórum nas assembleias presenciais, normalmente não ultrapassando 40%. Com a Assembleia Digital, a participação pode chegar à 80%. 

Esse resultado se dá pelo modelo virtual trazer mais autonomia e flexibilidade ao condômino, que poderá participar de qualquer lugar, através do celular ou do computador. 

Economia de tempo

Por trazer um resumo das discussões realizadas, o que facilita a compreensão dos assuntos dispostos no edital de convocação, os condôminos gastam menos tempo na tomada de decisão. Além disso, as atas são confeccionadas com mais agilidade.

Mais segurança

Todas as informações, discussões e votos ficam registrados na plataforma sem possibilidade de alteração. O que traz mais confiabilidade nas decisões tomadas durante a assembleia. 

Mais objetividade

Um dos principais problemas das assembleias condominiais, é a falta de objetividade. Temas que poderiam ser resolvidos em minutos, acabam levando horas para serem solucionados. 

Com a Assembleia Digital, as tomadas de decisão são realizadas de forma objetiva por enquetes, o que ameniza as discussões, e as torna mais rápidas. 

A Robotton oferece aos seus clientes mais essa facilidade, com a Assembleia Digital, a vida condominial não para nunca. Ela traz além dos benefícios mencionados, a comodidade de um ambiente mais econômico, prático e intuitivo, que permite a participação de todos de qualquer lugar. Quer saber mais sobre esse assunto, acesse este conteúdo ou marque uma reunião conosco. 

Você acha que a assembleia digital é uma boa opção para o seu condomínio? Deixe sua opinião nos comentários.

Vantagens da Assembleia Digital da Robotton

 

Comentários