Administração, Imóveis

Tem um imóvel vago? Confira seis dicas para alugá-lo com facilidade

Saiba como alugar seu imóvel de maneira simples, rápida e segura

Publicado em 13 de Agosto de 2020
Tempo de leitura:

Ter uma fonte de renda extra sempre faz a diferença no orçamento no final do mês. Principalmente, em épocas de instabilidade econômica como a que estamos enfrentando. Alugar um imóvel desocupado, pode ser tornar uma opção rentável para proprietários que buscam melhorar sua vida financeira. Mas, como atrair inquilinos confiáveis? Quais gastos como proprietário terei com esse aluguel? Como formalizar um contrato? Para quem não tem experiência na área, esses e muitos outros questionamentos surgem ao dar os primeiros passos nessa jornada. Por isso, preparamos esse conteúdo para te auxiliar nessa empreitada.

Quem vai cuidar da administração do seu imóvel?

A primeira decisão a ser tomada é quem cuidará da administração do seu imóvel. Você tem duas opções, você mesmo cuidar de todos os trâmites legais e acompanhar de perto sua locação ou contratar uma administradora de imóveis. Para ambas, você deve considerar alguns pontos.

Se você deseja cuidar sozinho, é importante que busque amparo na lei e conheça seus direitos e deveres como locador. Isso minimiza as chances de ter dores de cabeça no futuro com cobranças, irregularidades e até possíveis prejuízos. Faça um estudo de mercado para definir os valores a serem cobrados no aluguel, para que eles sejam compatíveis ao estado do imóvel e sua localização.

Caso opte pela segunda alternativa, busque empresas que possuem experiência no segmento, especializadas em locação e administração de imóveis, de confiança e que possuem um histórico seguro. Outra indicação é que dê preferência para as empresas que já atuam há um tempo na região que seu imóvel está localizado. A administradora, irá conhecer o seu imóvel, e fará uma pesquisa sobre as características do bairro, a localização, as condições do imóvel e determinará o preço mais justo a ser cobrado. Lembre-se que é extremamente importante ter um profissional que lhe escute e ofereça sua experiência para que você faça os melhores negócios.

Boa apresentação

Para alugar um imóvel, é claro que, ele precisa estar em bom estado de conservação. Não apenas pela primeira impressão que ele causará no candidato a inquilino, mas também porque essa é uma determinação legal: o proprietário é obrigado a comercializar um imóvel que tenha boas condições de habitualidade, ou seja, para quem irá viver no local.

Evite deixar pinturas manchadas, vidros quebrados, infiltrações, pisos arranhados, rodapés danificados, ou qualquer outro item que possa ser analisado como negativo para os visitantes. Além de criar uma boa impressão, por parte dos interessados, fazer esse investimento auxilia na valorização do imóvel e na velocidade que você conseguirá alugá-lo.

Cative interessados

Atrair candidatos a inquilino é uma tarefa extremamente importante na hora de alugar seu imóvel. Em um mundo tecnológico como o que vivemos, a melhor maneira de chamar a atenção do público é a divulgação na internet, seja em sites ou nas redes sociais. A administradora garante que seu imóvel seja notado em suas redes sociais e site, pois ela já possui um engajamento com interessados no ramo imobiliário.

Normalmente, as administradoras possuem um fotógrafo especializado para a elaboração de imagens que aproveitem os ângulos e a luz que favoreçam o ambiente para tirar fotos e gravar vídeos de boa qualidade, mostrando como o local realmente é. Caso tenha melhorias no imóvel como armários, luminárias, box, espelhos, ela também irá ressaltá-los, para tornar o imóvel mais atrativo.

Além das imagens, é importante que o texto do anúncio seja verdadeiro, possua informações corretas e detalhamentos que valorizem o imóvel. Assim, ambas as partes interessadas (você e o interessado) não perdem tempo com visitas desnecessárias.

Agende as visitas

Sem visita, não há locação. Esse é o momento ideal de convencer o possível inquilino que o imóvel é o perfeito para ele.

As visitas são fundamentais para que o inquilino conheça o imóvel, mas elas demandam tempo, atenção e flexibilidade no horário, uma vez que a maioria das pessoas possuem suas tarefas diárias a serem realizadas no horário comercial. Uma administradora -fará todo o serviço de agendamento e acompanhamento das visitas, e com profissionais dedicados dará todo suporte necessário para o candidato a inquilino e a você proprietário. O corretor da administradora ficará responsável por agendar diversos horários para visita, e ficará responsável por toda apresentação, ressaltando todos os benefícios do seu imóvel.

Como quesito de segurança, uma chave fica disponível com a administradora para visitas agendadas. Se o imóvel fica localizado em um condomínio com portaria, outra alternativa é deixar uma cópia no local. Neste caso é imprescindível manter um contato com a portaria para avisar quando possíveis inquilinos irão ao local.

Conheça o inquilino

Antes de fechar o contrato, é importante saber quais são as dúvidas e expectativas dos possíveis inquilinos. É fundamental saber sobre as condições financeiras do candidato, para saber se ele tem possibilidade de cumprir com os pagamentos exigidos no contrato (aluguel, condomínio, seguro incêndio etc.).

A administradora irá realizar pesquisas que comprovem que ele não tem nenhum problema com a justiça ou com dívidas, documentos que atestam a renda familiar mensal, e tudo que possa ajudar na hora de estabelecer que tipo de garantia o contrato terá – fiador, seguro fiança, depósito caução ou título de capitalização. Ela fará todo o diagnóstico do potencial inquilino para que você evite essas burocracias e tenha garantias necessárias. Isso permite que se crie uma rede de segurança para te proteger em caso de inadimplência durante a vigência do contrato. A Robotton possui o aluguel garantido, ou seja, ela garante que você receberá seu aluguel na data combinada, independente se o inquilino atrasar o pagamento.

Seja flexível

Quanto mais rigoroso e limitante, mais difícil será alugar o imóvel. Sempre que receber uma boa proposta por parte de um candidato a inquilino, esteja aberto à negociação. Sejam elas financeiras, ou de alguma cláusula no contrato, lembre-se que cada pessoa é diferente da outra, com necessidades diferentes. Isso pode incluir uma mudança na data do pagamento, reembolsos no caso de benfeitorias, garantias etc.

A administradora auxilia na realização de uma boa negociação, assim, você poderá conseguir condições que valorizem seu imóvel, por exemplo, caso o inquilino deseje colocar box no banheiro, é possível ratear os custos ou descontar do aluguel, essa melhoria ficará no seu imóvel no caso de encerramento do contrato. Ela irá intermediar as negociações, poupando seu tempo e encontrando acordos que sejam benéficos para ambas as partes.

O contrato

Finalmente chegou o momento de fechar o contrato! Na locação de imóveis, a regra é uma só: toda negociação deve estar documentada e assinada no contrato. Isso é a principal garantia de toda a negociação realizada durante esse período.

Para garantir que o contrato está correto, ele deve conter o preço do aluguel, tempo de vigência, garantia, penalidades em caso de inadimplência ou conflitos de interesse e a rescisão. Uma administradora pode ser fundamental nesse momento, por tratar exclusivamente de aluguel e venda de imóveis, ela já está apta a redigir um contrato que garante sua comodidade, conforto e segurança e obrigações que o inquilino deverá cumprir durante o período de vigência. O contrato deve ser assinado por todas as partes. A Robotton oferece aos seus clientes a facilidade do contrato digital*, uma solução simples, rápida e segura para otimizar os processos e poupar seu tempo.

É importante lembrar que a manutenção do imóvel é contínua, para mantê-lo valorizado e garantir suas boas condições de uso para futuros moradores. Uma administradora pode lhe auxiliar nesse momento para verificar se os reparos necessários são de responsabilidade do inquilino ou do proprietário. A Robotton possui uma área de negócios totalmente dedicada a locação e venda de imóveis, com cerca de 50 anos de experiência, que pode facilitar a sua jornada no mercado imobiliário. E então, o que acha de alugar aquele imóvel desocupado e garantir uma fonte de renda extra?

* Verificar condições de contratação

Comentários