Cotidiano, condominios, são paulo

Como entreter as crianças durante a quarentena?

A Robotton separou algumas dicas de como entreter as crianças durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus.

Publicado em 27 de Março de 2020
Tempo de leitura:

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) provocou bruscas mudanças na rotina, não apenas dos brasileiros, mas de pessoas de todo mundo. Aulas foram suspensas, comércio fechado, empresas liberando os funcionários para fazer home-office etc. Este novo cenário trouxe uma preocupação a mais as famílias com crianças em casa: o que fazer para entretê-las durante este período?

Com todos em casa, é preciso jogo de cintura e criatividade para adequar as rotinas. Essa é a única maneira de fazer com o que o resultado desta equação não atrapalhe o trabalho dos pais e o desenvolvimento e educação dos pequenos.

Pensando nisso, a Robotton junto com a psicopedagoga Ana Carlota Niero separou algumas dicas de como entreter as crianças, neste momento em que a utilização das áreas comuns não é recomendada.

Organize a rotina

A rotina pode ser vista por muitos como algo chato e maçante. Mas a verdade é que ela é essencial para não transformarmos nossas vidas em um caos. Com todos em casa, é preciso jogo de cintura e criatividade para adequar as rotinas. Manter as atividades diárias no mesmo horário, como hora de comer, dormir, brincar, tomar banho, fazer tarefas etc., é importante para que elas não confundam este período com o de férias. E entendam que este é um momento conturbado, no qual é necessário a colaboração de todos para que a casa funcione o mais normal possível.

Para essa organização da rotina, especialistas recomendam que os pais montem um calendário, bastante visual, com desenho e cores, junto com as crianças. Assim, as atividades diárias ficarão estabelecidas e os pequenos se sentirão parte da construção das atividades. O sentimento de pertencimento faz com que eles se engajem mais na hora de realizar as atividades.

Inclua tarefas domésticas

As tarefas domésticas são boas opções para entreter as crianças. Preencher o tempo que seria ocioso com atividades do lar proporciona um maior entendimento de coletividade. Esse grupo de práticas auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, estimula a capacidade de colaboração, promove a autoconfiança, potencializa o senso de organização, entre outros benefícios. Organize as tarefas de acordo com a idade dos seus filhos. Veja algumas tarefas de acordo com a faixa etária das crianças:

2-3 anos – organizar os brinquedos, regar plantas, levar as roupas para o quarto, jogar as coisas no lixo.

4-5 anos – lavar as mãos sozinhos, arrumar a mesa, lavar os pratos com supervisão, vestir-se sozinho, alimentar os pets.

6-7 anos – arrumar a cama, organizar a mesa, tirar pó dos móveis.

8-9 anos -  limpar o chão, preparar o café da manhã com a ajuda dos pais, enxugar e guardar a louça.

A partir de 10 anos – limpar o quarto, ajudar com os irmãos menores, guardar as próprias roupas, varrer a casa, passar pano na casa, tirar o lixo.

Planeje as brincadeiras

Na hora das brincadeiras, é importante que as crianças tenham um tipo de atividade para estimular cada uma de suas áreas de desenvolvimento. Por isso é importante incluir atividades que despertem a curiosidade, aumentam a concentração, a coordenação motora, e claro que as movimentem. Crianças paradas é sinônimo de acúmulo de energia, o que pode acabar em conflitos e desobediência. Confira algumas atividades para fazer em casa:

Concentração – quebra-cabeças, jogos dos sete erros, adivinhação, jogos de memória, escrever cartas para os avós, desenhar, teatro (peça para seu filho montar uma peça teatral para apresentar para a família no fim do dia).

Coordenação motora – atividades manuais como montar brinquedos com recicláveis, ligue os pontos com barbantes, massinhas, exercícios como polichinelos (você estimula a coordenação motora, e de quebra ainda gera o gasto de energia).

Para gastar energia – patinação de meia, gincanas, dança, imagem e ação, pula-pula no colchão (no chão para evitar acidentes).

Aposte na tecnologia

Streaming – os streamings como Netflix, Now, possuem conteúdos apropriados de acordo com a idade das crianças. O brasileiro GloboPlay liberou todos os conteúdos infantis durante a quarentena, com diversas opções de filmes e desenhos infantis.

Sites infantis – canais e sites infantis possuem inúmeras atividades lúdicas para estimular o desenvolvimento das crianças. O site da Discovery Kids disponibiliza gratuitamente diversos jogos para as crianças. E o canal Youtube Kids atividades para serem realizadas em família.

Leitura – canais nas mais diversas plataformas oferecem dicas de leitura, e até contadores de histórias para os pequenos. O Espaço da Leitura vai além das histórias e disponibiliza conteúdos para estimular o aprendizado das crianças. No Instagram contadores de histórias, encantam as crianças com fábulas e contos, como o perfil da atriz Flávia Scherner, o @fafaconta.

Pintura e desenho – é possível encontrar uma gama infinita de sites para as crianças desenharem e pintarem desenhos online. Como o caso do Quick Draw do Google, que permite testar as habilidades das crianças. E o Colorir Online, que disponibiliza um leque de opções para os pequenos colorirem.

Aplicativos – utilizado com bom senso, os aplicativos podem ser grandes aliados para o desenvolvimento das crianças. Como o ABC Bita, que auxilia na alfabetização e estimula o raciocínio lógico.

Separe um tempo para o estudo

As aulas presenciais estão suspensas, mas a educação e os estudos não podem parar. Por isso, para que seus filhos se entusiasmem em seguir a rotina escolar, mesmo estando em casa, sua participação é fundamental. “Separe um tempo do seu dia para realizar com os pequenos as atividades escolares”, sugere a pedagoga. De modo geral, as escolas estão encaminhando propostas de atividades para os estudantes neste período, mas nada impede que você prepare exercícios de acordo com a série do seu filho. Isso favorece que ele não perca o ritmo de aprendizagem e permite que vocês passem um tempo a mais juntos. Isso faz com que a criança sinta a importância de seguir estudando e cria o laço de cumplicidade entre pais e filhos.

Sabemos que a pandemia causada pelo coronavírus traz incertezas e inseguranças, mas neste momento é importante que a família esteja unida e forte, até mesmo para acalmar e esclarecer as dúvidas das crianças. Por isso, recomendamos aproveitar o período da quarentena para reforçar os laços familiares. E reforçamos as recomendações dos órgãos responsáveis, se possível, fique em casa.

 

leia-o-material-coronavirus

Comentários