Cotidiano, condominios

Sete dicas para manter a rotina de atividades físicas durante a quarentena

Ficar em casa não significa parar com a prática de exercícios físicos. Confira algumas dicas que preparamos, em parceria com a Fit Anywhere para você manter os treinos, mesmo fora da academia

Publicado em 2 de Abril de 2020
Tempo de leitura:

A pandemia causada pelo coronavírus alterou a rotina dos brasileiros, obrigando-nos a ficar em casa. Com todas as medidas para prevenir a disseminação do vírus e com o leque de notícias a que somos submetidos a todo tempo, cuidar do corpo e da mente tornou-se essencial para encarar este cenário tão delicado.

A prática de exercícios físicos é fundamental para uma vida saudável, produtiva e longeva. Neste momento em que as academias estão fechadas, conversamos com Pedro Kauffman, presidente e fundador da Fit Anywhere, startup de treinos sob medida conforme os equipamentos disponíveis, para entender quais os benefícios da prática de atividades físicas no enfrentamento da quarentena.

De acordo com Kauffman, a rotina da quarentena pode tornar as pessoas mais sedentárias, o que não é positivo, uma vez que mantendo o corpo em movimento, diversos benefícios passam a ser observados, como o fortalecimento do sistema imunológico, redução de estresse e sentimentos de ansiedade causados pela incerteza dos próximos dias, além de tranquilizar a mente.

Inúmeros estudos comprovaram que as pessoas que mantêm atitudes positivas e radiantes produzem um maior número de anticorpos contra a gripe e anticorpos em resposta à vacinação. Mesmo sem muita clareza ainda por parte dos pesquisados, que não sabem, claramente qual a relação entre essa melhora, o que se posse afirmar é que o cérebro se comunica com o sistema imunológico e vice-versa.

O presidente da Fit Anywhere, explica que a atividade física libera endorfina, substância produzida pelo cérebro com potente ação analgésica, e quando liberada, estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhora do humor e alegria. “Claro que a saúde mental depende de outros fatores, mas o hábito de praticar exercícios físicos é um grande passo para uma vida equilibrada e para ter a mente mais tranquila para enfrentar tempos difíceis,” complementa.

Kauffman separou algumas dicas de como praticar exercícios em uma época que a recomendação é ficar em casa e evitar aglomerações. “É possível manter uma rotina saudável em casa, principalmente nos condomínios, onde você pode utilizar espaços como as escadas para praticar atividades, ” explica. Confira abaixo algumas sugestões para não perder o ritmo:

Encontre um espaço livre

Como o espaço dentro de casa é limitado, principalmente em apartamentos, é necessário que você encontre um local com menos fluxo de pessoas, e que tenha uma área suficiente para você se exercitar. Para medi-la é recomendado que você consiga esticar os braços tranquilamente, e tenha espaço para no mínimo três passos largos.

Crie uma rotina

Assim como ir à academia é um hábito incorporado a sua rotina, é fundamental que você se organize para sua prática de exercícios em casa. Reserve um horário do seu dia apenas para isso. E mantenha-se assíduo com sua agenda.

Use a criatividade

Caso não possua em casa equipamentos como colchonetes, pesos, anilhas etc. Use sua criatividade para utilizar os objetos domésticos para sua atividade. Itens como garrafas, sacos de alimentos, podem se tornar ótimas ferramentas para quem quer levantar peso. Cadeiras, sofás, banquetas se transformam em equipamentos para o fortalecimento das pernas. Uma dica é lembre-se dos materiais que utiliza na academia e veja quais são similares em casa.

Busque treinos compatíveis a seu condicionamento físico

O ideal para a prática de atividades em casa, é buscar treinos moderados. Para os exercícios com um maior grau de dificuldade sempre é recomendado que tenha um acompanhamento profissional para evitar lesões.

Use seu corpo

“Quando utilizamos o corpo como peso para fazermos exercícios, aprimoramos a flexibilidade, aumentamos a força física, melhoramos o equilíbrio, entre outros inúmeros benefícios, apostar nesta ideia, é um bom caminho,” explica Kauffman.

Utilize a tecnologia a seu favor

Existem inúmeros aplicativos disponíveis para quem quer fazer exercícios em casa, assim como o Fit Anywhere, busque as recomendações, veja se são aplicativos sérios e os sigas nas redes sociais para acompanhar mais treinos, além dos disponíveis nas plataformas.

Divirta-se em família

Aproveite o tempo com sua família, convide seu cônjuge, filhos, irmãos para praticar os exercícios com você. A atividade se tornará mais prazerosa e divertida se estiver na companhia dos seus familiares.

Kauffman alerta para uma medida importante e ressalta o principal propósito neste momento. “Lembre-se de respeitar o limite do seu corpo, se você estava parado a muito tempo comece com série mais leves, e vá aumentando gradativamente. O maior propósito neste momento é cuidar da sua mente. Com o isolamento, as pessoas tendem a ficar mais paradas e dão mais atenção às notícias. E hoje temos muitas notícias falsas, as conhecidas fakenews, o que pode gerar um desespero, o que não é recomendado para o momento,” finaliza.

Para ajudar as pessoas durante este conturbado período, a plataforma realizou mudanças no aplicativo para oferecer treinos gratuitos para serem feitos em casa, além de disponibilizar treino no IGTV do instagram @fit_anywhere_brasil. Além disso, a empresa desenvolveu e-books de atividades esportivas para crianças e outro com receitas fits e lowcarb disponibilizados gratuitamente.

Comentários