Cotidiano, robotton, aluguel

8 dicas para alugar um imóvel tranquilamente

Separamos oito conselhos para você não passar aperto na hora de alugar um imóvel.

Publicado em 10 de Março de 2020
Tempo de leitura:

Seja por opção ou por falta de condições para comprar a tão sonhada casa própria, morar de aluguel ainda é a realidade de muitos brasileiros. Mas, alugar um imóvel não é tão simples quanto parece. E vai muito além de escolher a localização, o tamanho e a decoração da nova moradia.

Para garantir os direitos e deveres de inquilinos e proprietários, em 1991 foi regida a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91). É necessário estar muito bem informado para que nenhuma das partes saia prejudicada com a locação. Pensando nisso, separamos 8 dicas do que fazer e não fazer na hora de alugar um imóvel.

1. Determine qual a região que gostaria de morar

Pode parecer uma dica óbvia, porém mais do que escolher os bairros atraentes da cidade, é imprescindível escolher uma área que os custos sejam adequados ao seu estilo de vida. Faça uma pesquisa sobre os valores cobrados na região desejada e sobre as opções de lazer, serviços e localização, para ver se encaixam as suas preferências. 

2. Verifique o tamanho do imóvel

É importante avaliar as dimensões do imóvel e se elas se adequam a sua necessidade. Calcule de acordo com a quantidade de pessoas que vão morar no local, carros, animais de estimação, quantas horas cada membro da família passa dentro de casa. Ou seja, avalie se realmente aquele imóvel é o mais adequado, afinal nosso lar é o local para relaxarmos e recarregarmos as energias, não de passar apuros.

3. Calcule qual o valor que você pode gastar

Se planejar para não passar aperto é essencial. Uma análise que deve ser feita, é se o custo do imóvel caberá no orçamento familiar, pois além do aluguel, normalmente existem gastos com o condomínio, IPTU, seguro incêndio etc. Para calcular o quanto pode gastar, considere que o valor do aluguel não deve ultrapassar 30% da renda mensal da família. É importante manter uma sobra do orçamento para despesas como alimentação, transporte, lazer e vestuário.

4. Pesquise com paciência

Ansiedade nesse momento de escolha só atrapalha. Pesquise, ande na vizinhança desejada, procure uma empresa especializada em locação de imóveis e analise todas as opções disponíveis. Não tenha pressa para escolher seu imóvel, só assim, você conseguirá analisar as melhores condições e a opção que mais se adapta a sua realidade.

5. Analise as condições do imóvel

Neste momento é importante verificar as condições do imóvel. A lei do inquilinato é clara em relação ao estado de conservação da propriedade. Isto é, não podem existir infiltrações, vazamentos, mofos que tragam risco ao inquilino. Faça também, uma pesquisa sobre a Lei do Inquilinato.

6. Exija uma vistoria documentada

A vistoria documentada é uma maneira de proteger tanto o inquilino, quanto o proprietário do imóvel. Isso porque ela atesta as reais condições que o imóvel foi entregue para a locação. Ela deve ser realizada em todos os cômodos, e conter todos os detalhes por escrito e, preferencialmente com fotos. 

7. Confira os dados do contrato

Finalmente você escolheu o imóvel sonhado. O próximo passo é a assinatura do contrato. Verifique quais as condições para alugar. Qual tipo de segurança o proprietário aceita, se é por fiador, seguro fiança ou depósito. No contrato deve conter o prazo mínimo e máximo do aluguel, comumente de 30 meses, o valor do aluguel, as regras de desistência antes do prazo estipulado, as taxas de reajuste, entre outros itens.

8. Fique atento à entrega das chaves

No momento em que for entregar as chaves, ou seja, sair do imóvel, avise o proprietário e/ou a empresa responsável pela locação, por escrito e com 30 dias de antecedência. Verifique se há multa contratual para sair antes do prazo negociado no contrato. As contas referentes ao período de moradia devem estar quitadas. E o imóvel deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue.

Agora que já sabe como alugar seu imóvel, entre e confira as oportunidades disponíveis em nosso site.

Comentários