Administração

Qual é a importância da norma ISO 37001?

A transparência é um fator chave quando se busca contratar uma parceira para a administração de um condomínio. Entenda a diferença entre contratar uma administradora comum e uma administradora com a norma ISO 37001.

Publicado em 8 de Novembro de 2018
Tempo de leitura:

Qual a diferença em contratar uma administradora alinhada à norma 37001 antissuborno?

Ter uma administradora de condomínios confiável é fundamental para que moradores vivam tranquilamente e com a certeza de estarem recebendo os serviços contratados adequadamente.

Em um mercado que não está isento de práticas ilícitas, suborno ou corrupção, é preciso garantir que a empresa contratada tenha a conduta correta que todo cliente espera. Já explicamos que a ISO 37001 tem papel crucial nessa garantia aos clientes, mas você sabe por que essa norma é tão importante?

É disso que vamos falar neste artigo: a importância da ISO 37001 e o impacto de uma administradora com essa certificação no dia a dia de síndicos e condôminos.

Você vai entender, ainda, o diferencial que esse selo de qualidade representa para o mercado e o que é preciso para conquistar e manter essa certificação. Confira!

Qual o impacto de uma administradora de condomínios que possui a norma ISO 37001?

Obter essa certificação é de grande impacto positivo para os síndicos e condôminos. Isso porque a ISO 37001 é um documento legítimo, pautado em padrões internacionais rigorosos, que atesta a conduta ética e a política de qualidade adotada pela empresa.

Nesse sentido, os clientes, e demais parceiros de negócio, podem ter a certeza da qualidade e da integridade dos serviços contratados de uma empresa que conquistou a certificação ISO 37001. Ela comprova que a administradora, e consequentemente os seus colaboradores, concordam com os requisitos e políticas da norma e as aplicam no dia a dia, combatendo e mitigando qualquer ato de suborno  ou corrupção em seus negócios, estendendo e exigindo as mesmas práticas e postura por parte de seus fornecedores.

Qual a diferença em contar com uma administradora de condomínios com a certificação ISO 37001?

Sabe-se que o assunto sobre corrupção está muito em voga, o que demonstra a necessidade de criar formas efetivas de combater esse problema em nossa sociedade. E a ISO 37001 vem exatamente ao encontro dessa necessidade.

Nesse sentido, ter uma administradora de condomínios com essa certificação representa um grande diferencial no mercado, pois comprova que na empresa certificada não acontecem os atos de corrupção, e que têm sido recorrentes em muitas corporações do Brasil.

Além disso, a partir da conduta íntegra, a certificação mostra que a administradora está preocupada com esse tipo de situação e, mais que isso, que está comprometida e engajada no combate a atos de suborno.

Para além do âmbito interno da empresa certificada, a norma incentiva a conduta ética em todo o mercado. Com isso, gera-se um mercado honesto, justo e leal, com uma concorrência sempre pautada em valores éticos, transparentes e honestos.

Quais práticas a administradora deve seguir para conquistar e manter a certificação?

As empresas passam por um processo rigoroso para obter e manter a certificação ISO 37001. O responsável por expedir o certificado é o RINA Brasil, que tem acreditação internacional do ACCREDIA e, no Brasil, do INMETRO.

A cada dois anos, o órgão realiza auditorias nas empresas para avaliar os diversos requisitos para a obtenção do certificado ISO 37001. Dentre eles, é preciso, por exemplo:

  • Ter a documentação exigida sempre em dia;
  • Treinar os colaboradores conforme a política de gestão antissuborno;
  • Investigar constantemente a conduta de todos os parceiros (colaboradores, fornecedores e demais envolvidos com a empresa);
  • Criar o comitê de compliance (sem qualquer regalia ou benesse para os membros), com a função de receber todo tipo de denúncia e de analisá-la, comunicando os possíveis envolvidos;
  • Criar canais de comunicação para facilitar o contato das pessoas interessadas em realizar denúncias.

Como você viu, a norma ISO 37001 tem grande importância não apenas para a empresa, mas também os clientes, que têm a segurança de lidar com uma administradora correta e transparente. Com isso, esperamos gerar um mercado mais ético, honesto e livre de corrupção.

Comentários