Tudo o que você precisa saber sobre administração de condomínios - Blog da Robotton

8 dicas para facilitar a gestão do seu condomínio

Escrito por Marianna Santos | 24/09/2021 17:52:39

Ser síndico não é uma tarefa muito simples. O seu estilo de gestão impacta toda a rotina condominial e, diretamente, a vida de várias pessoas.  

Por isso, o síndico precisa ter algumas habilidades como empatia, confiança, senso de organização, resiliência e humildade. Caso contrário, encontrará muitas dificuldades para exercer as diversas tarefas essenciais na gestão condominial. Mas, algumas dicas podem deixar o dia a dia da sua gestão menos complicado. Confira algumas delas!  

Invista na redução de inadimplência 

Para minimizar os riscos de inadimplência, divulgue a lei sobre o tema, faça acordos da melhor forma possível, realize uma previsão orçamentária assertiva, acompanhe e organize rigorosamente as contas e conscientize os moradores sobre a importância de manter o condomínio em dia.  

Otimize os recursos financeiros 

Isso não significa apostar apenas em fornecedores com os menores preços, mas sim, analisar qual o melhor custo benefício de cada um deles.  

Por exemplo, não adianta escolher uma administradora que oferece os melhores preços, sendo que no dia a dia ela não faz entrega qualificadas e não está disposta a te ajudar. Por isso, é fundamental acompanhar de perto a vida financeira do seu condomínio.  

Atente-se as manutenções 

Pensar em um plano de manutenção preventiva envolve a consideração de reparos necessários por meio de ações práticas. Manter tudo funcionando corretamente possibilita a realização de orçamentos e pesquisas de mercado, dessa maneira é possível identificar a melhor proposta e os melhores fornecedores.  

A falta de manutenção pode gerar problemas emergenciais que dependerão de investimento imediato para a reparação. 

Conte com o suporte de uma administradora 

Gerenciar um condomínio não é uma tarefa fácil, reformas, limpeza, manutenção de instalações, conservação das áreas comuns, gestão de conflitos, além de todas as funções burocráticas, como gestão de folha de pagamentos, contabilidade, elaboração da pasta de prestação de contas, dentre muitas outras funções. Essa é uma missão complexa e repleta de responsabilidades para um síndico. Uma opção para tornar esse encargo mais simples, é investir em uma administradora de condomínios, confiável, experiente e que esteja disposta a facilitar a gestão da sua rotina.  

Aposte na comunicação 

Comunicar-se de maneira saudável é fundamental em um condomínio. É extremamente importante que condôminos, síndico e administradora estejam bem alinhados com todos os assuntos. Ter um diálogo de qualidade faz com que o processo aconteça da melhor maneira. Por isso, é importante abrir e utilizar os canais de comunicação.  

Mantenha o patrimônio valorizado 

Empreendimento valorizado é sinônimo de condôminos satisfeitos. Para isso, é importante ficar atento as condições do condomínio. Ou seja, manter em dia a pintura e limpeza do empreendimento, aparência de jardins, estado dos equipamentos e decoração, sistema de segurança, tudo para que o patrimônio dos condôminos e do condomínio estejam sempre valorizados.  

Esteja sempre atualizado 

Um síndico de sucesso é aquele que não se contenta em saber somente o básico sobre a gestão condominial. É, portanto, um profissional atualizado em diversos assuntos como legislações, novidades do mercado, administração, contabilidade, direito, recursos humanos e sustentabilidade. Manter-se atualizado facilitará sua gestão e evitará que você ou o condomínio sejam pegos desprevenidos.  

Oriente os colaboradores 

A orientação dos colaboradores é essencial para a boa convivência e segurança do condomínio. Eles devem estar sempre atualizados sobre as normas e regras do empreendimento. Por estarem sempre em contato direto com os condôminos, é imprescindível que eles estejam cientes do que está acontecendo. Além disso, eles podem ajudar a reforçar as boas práticas adotadas, bem como ressaltar ações que devem ser realizadas caso a segurança do local seja comprometida.