Os temporais típicos de verão começaram e, como todo ano, muitas cidades sofrem com as enchentes, queda de árvores, desabamentos, tempestade de raios, que comprometem a rede elétrica, entre outros transtornos comuns aos noticiários nesta época. Nos condomínios, a situação não é tão diferente. Estragos à estrutura dos prédios, danos nos equipamentos, infiltração em telhados, alagamento de garagens subterrâneas são algumas das principais adversidades.
A segurança dos condôminos é a prioridade neste momento, cuidados com o empreendimento também são necessários para minimizar os riscos iminentes nesta época. Por isso, separamos algumas dicas de como agir nos dias de temporais para evitar que os transtornos sejam mais graves e até mesmo fatais.
Esta é a hora de contabilizar os prejuízos, minimizar os transtornos e se prevenir para as próximas chuvas. A primeira recomendação ao síndico é verificar se todos os condôminos estão bem e seguros, a integridade física de todos vem em primeiro lugar nestas situações. Em situações em que a tempestade causa uma enchente que atinja totalmente o condomínio, é necessário acionar o Corpo de Bombeiros e o seguro condominial o mais breve possível. Contratar uma empresa especializada em perícia é uma boa saída para entender os prejuízos e estimar os custos.
Após essa primeira etapa, será necessário realizar uma grande limpeza no condomínio para tirar os resquícios do temporal. Confira algumas dicas para voltar a rotina do condomínio:
Não é recomendado a execução de obras e reparos em dias de chuva, por mais que tempestade tenha passado, seja paciente aguarde o período de estiagem. Em caso de obras emergenciais, contrate profissionais especializados.
Cadastre seu CEP e receba alertas da Defesa Civil. É fácil, basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. Após a confirmação você irá receber alertas sobre a sua região.
Confira no site da defesa civil mais informações! Link