Os últimos dias do ano, tradicionalmente no mundo todo, são marcados por grandes comemorações para celebrar o encerramento de um ciclo e o início de uma nova fase cheia de planos para o futuro. Em condomínios, isso não é diferente! Por isso, para evitar conflitos que podem acontecer, mais do que nunca é necessário resiliência por parte dos condôminos e síndico e organização.
Afinal, esse período é marcado pela renovação de energias, e ninguém que iniciar o novo ano com problemas. Separamos algumas dicas que poderão facilitar a convivência na época mais festiva do ano.
Oriente previamente sobre as regras do condomínio
É importante orientar os moradores sobre o que é permitido agora e o que deixou de ser indicado. Essa comunicação é válida para relembrar a todos sobre seus direitos e deveres minimizando conflitos por falta de informação.
As áreas comuns dos condomínios são espaços bastante procurados neste período de final de ano. Por essa razão, atente-se ao que a convenção determina sobre quem tem prioridade de uso. Os moradores devem lembrar que é necessário fazer a reserva com antecedência para garantir a disponibilidade do salão.
Durante a época de festas o número de pessoas circulando dentro do condomínio aumenta. Por isso, é indicado reforçar a segurança e treinar os colaboradores do condomínio para que ninguém sem autorização entre e que todas as regras sejam respeitadas.
O síndico trabalha em prol da coletividade. É necessário ter jogo de cintura e experiência em relações interpessoais. No período de festas é necessário um pouco mais de empatia para se colocar no lugar do outro, o que não significa ser permissivo. As regras da convenção devem ser seguidas, mas é preciso um pouco de bom senso para avaliar as situações.
Cadastre seus visitantes
O controle de quem entra e sai do condomínio é fundamental para a organização do síndico e segurança de todos. Isso evita que pessoas estranhas adentrem o condomínio e o tornem vulnerável a golpes.
Uma dica, é cadastrar os visitantes com antecedência, assim, você evita que a visita fique esperando na portaria, e contribui com a rotina dos colaboradores do condomínio.
Oriente suas visitas
Caso a visita não se restrinja a sua unidade, ou seja, ela será recebida nas áreas comuns do condomínio como espaços gourmet, salão de festas, churrasqueira etc. Informe aos visitantes quais são as normas de conduta que o condomínio possui. Isso ajuda evitar que algo que não é permitido aconteça e que você seja punido com advertências ou multas pelo seu condomínio. Lembre-se, o condômino é responsável pelos atos de terceiros dentro do empreendimento.
É totalmente aceitável receber sua família e amigos em casa para comemorar as festas de fim de ano. Mas, atente-se ao barulho para que sua festa não se torne um transtorno para os demais moradores. Lembre-se que mesmo em períodos como esse, a lei do silêncio continua valendo, mas cabe o bom senso.
Se você não é de festas, e prefere celebrar as datas comemorativas de maneira mais intimista, lembre-se que é apenas uma vez no ano. Por isso, seja paciente aos ruídos causados pelos demais condôminos.
Se o barulho estiver em excesso, o condômino incomodado deve interfonar para a portaria e solicitar que eles entrem em contato com a unidade responsável para que ele diminua o volume. Caso, não surta efeito, o morador deverá registrar a reclamação no aplicativo do condomínio ou no livro de ocorrências para que o síndico tome as providências cabíveis. Em nenhuma hipótese deve-se ir ao local para resolver pessoalmente o incômodo, esta é a única maneira de evitar brigas.
As comemorações de fim de ano devem ser um momento prazeroso para a maioria. Por isso, a colaboração de todos é fundamental para evitar problemas no condomínio.