Tudo o que você precisa saber sobre administração de condomínios - Blog da Robotton

Robotton Responde - Quero colocar coleta seletiva no meu condomínio, como faço?

Escrito por Marianna Santos | 04/06/2021 20:36:27

O conceito de coleta seletiva não é mais uma novidade, não é mesmo? Porém, muitas pessoas ainda encontram dificuldades para mudar os hábitos e adotar o procedimento.  

A coleta seletiva já é realizada em muitos condomínios, o que colabora com o meio ambiente e contribui para o bem-estar e qualidade de vida de todos.  

Com uma grande produção de resíduos — reaproveitáveis ou não — os condomínios passaram a ter maior responsabilidade quanto à destinação de todo o descarte e têm dado início a projetos consistentes de reciclagem. Os resíduos coletados incluem materiais recicláveis, como metal, papel, papelão, plástico, caixa de leite e outros, que devem ser separados do lixo comum na hora do descarte. 

Para facilitar a implantação da coleta seletiva no seu condomínio, separamos alguns passos. Confira.  

Conscientize os moradores e colaboradores 

Realize uma campanha para conscientizar os condôminos e colaboradores sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos. Utilize os canais de comunicação do condomínio para comunicar os principais benefícios da prática. 

Avalie a quantidade de coletores necessários 

Verifique a quantidade de materiais gerados pelo seu condomínio. Assim, você conseguirá avaliar a quantidade de coletores necessários e o espaço adequado para acomodar os resíduos.  

Treine moradores e colaboradores 

Os colaboradores envolvidos na limpeza devem ser treinados a não misturar os sacos de diferentes tipos de resíduos. Assim como os condôminos devem ser orientados sobre como fazer o descarte de resíduos corretamente.  

Cuide da limpeza do ambiente 

O local de coleta deve estar sempre limpo e fechado. Dessa forma, você conseguirá evitar o mau cheiro e a entrada de animais que gostam de rondar o lixo. 

Dê uma destinação correta aos resíduos coletados 

A destinação final de cada tipo de resíduo precisa ser apropriada e o condomínio deve contar com um parceiro sério e responsável que tenha compromisso com as datas de retirada, segregação do material coletado e destinação correta, evitando qualquer tipo de problema. 

Você pode saber mais sobre esse tema nos conteúdos: 

Reciclagem em condomínio: 7 passos para implantá-la agora mesmo! 

Conheça as novas regras para condomínios mistos e comerciais geradores de resíduos sólidos