Cotidiano, Administração, condominios

Robotton Responde – Quais cuidados ter com o grupo do WhatsApp do condomínio?

Confira como evitar problemas no grupo de WhatsApp do condomínio

Publicado em 8 de Abril de 2022
Tempo de leitura:

Que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação importante todos sabem, entretanto, é preciso ter muito cuidado quanto aos grupos de WhatsApp em condomínio. Assim como a ferramenta é utilizada de forma coletiva por empresas, escolas e universidades, por exemplo, as quais criam grupos com regras pré-determinadas, o WhatsApp do condomínio deve ser criado com propósitos definidos e limitar os assuntos para evitar futuros problemas.  

Confira!  

  • Antes de tudo é preciso entender que a gestão do condomínio não deve ser feita pelo aplicativo, ele deve ser usado apenas para auxiliar a gestão; 
  • O WhatsApp não deve ser o canal oficial de comunicação do condomínio, o síndico pode optar por trabalhar o aplicativo apenas para passar informações rápidas e emergenciais, lembretes e realizar alertas; 
  • Incluir os moradores do Condomínio apenas com permissão; 
  • Criar regras claras e específicas para o uso do aplicativo; 
  • O administrador do grupo deve ser rigoroso, visando evitar conflitos no condomínio; 
  • Diálogos particulares devem ser feitos através de mensagens privadas. 

Quais as consequências do mau uso do WhatsApp? 

Brigas, discussões e acusações no WhatsApp podem gerar provas que configuram calúnia e difamação. 

Além das ofensas poderem ser vistas por todos os participantes dos grupos, elas ainda são passíveis de propagação, caso haja o compartilhamento a terceiros. Portanto podem demonstrar danos morais que, consequentemente, geram indenizações que podem chegar a valores altos dependendo da ação. 

O mais indicado para os condomínios é utilizar os aplicativos próprios para a comunicação em condomínio, para garantir a organização e a transmissão das mensagens de maneira democrática e segura.  

Saiba mais

 

Comentários