robotton, condominios, são paulo

Robotton Responde – O síndico deve estar à disposição 24h por dia?

Saiba se o síndico do seu condomínio precisa atender 24 horas

Publicado em 20 de Maio de 2022
Tempo de leitura:

Não existe qualquer legislação que obrigue o síndico a ficar disponível initerruptamente. Apesar de atender emergências, não é dever do síndico se dispor da função 24 horas. O mais indicado é o síndico definir, em assembleia, o horário que estará disponível para tratar assuntos do condomínio.  

Ele não precisa estar à disposição 24 horas por dia, mas é necessário que crie mecanismos de acesso regular aos moradores, assim o gestor zela pela sua vida pessoal e de sua família sem deixar a desejar em sua função. 

Quando o síndico também mora do prédio, é importante ter jogo de cintura para que os relacionamentos com os outros condôminos não se tornem conflituosos. Dessa forma, é preciso ter paciência ao estabelecer um horário fixo para fazer o atendimento aos moradores. 

Fora esse período estipulado, ele deve orientar os colaboradores, principalmente o zelador, para que eles mediarem as solicitações dos condôminos, acionando-o em casos urgentes.  

Algumas medidas de comunicação podem também podem ser adotadas para facilitar o trabalho do síndico como acesso ao livro de reclamações 24h por dia e horários de atendimento. Uma medida eficaz, é contar com a tecnologia para auxiliar na gestão, através do aplicativo do condomínio, os moradores poderão enviar mensagens com suas solicitações.  

Mas é importante ter consciência que algumas emergências não podem esperar, e ele deve deixar claro aos condôminos que nesses casos deve ser informado imediatamente. 

Vale frisar que um bom síndico, além de saber ouvir e ter um pouco de flexibilidade de horários, deve estar disposto a atender os condôminos e mediar bem os conflitos entre vizinhos. Procure agir com bom senso para não ter desgastes e evitar conflitos com pessoas com quem você sempre se deu bem. 

E então, como tem sido a sua experiência como síndico em seu prédio? Você tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores? Deixe seu comentário, assine a nossa Newsletter para receber as novidades e continue acompanhando o nosso blog! 

 

Guia completo para redução de custos no seu condomínio  Clique aqui e faça o download do material

Comentários